Horta Caseira – Saiba Como Montá-la de um Jeito Simples

Tanto nas pequenas quanto nas grandes cidades, é cada vez mais comum a disponibilização de um espaço especial para a elaboração de uma horta caseira.

O motivo disso é que inúmeras pessoas têm buscado uma alimentação mais saudável, com alimentos e temperos bem fresquinhos.

Para saber como estruturar esta horta, usufruindo de uma alimentação saudável e deixando a casa muito mais bonita e aconchegante, confira nosso post.

 

horta caseira

O que considerar ao montar uma horta caseira?

Definir o espaço

O primeiro passo de como montar uma horta caseira envolve definir o espaço que ela ocupará, sobretudo no caso de quem mora em apartamentos.

É de vital importância que este ambiente seja bem fresco e arejado, ou seja, onde tenha corrente de ar e luminosidade solar.

Escolher o que será plantado

Após delimitar o espaço disponível para montagem da horta, é necessário verificar o que se deseja plantar. Isso envolve planejar se o local comporta apenas pequenos vasos de ervas ou plantas medicinais, se é possível cultivar hortaliças maiores, como alface, couve, almeirão etc.

Em paralelo a esta escolha, é preciso pesquisar as necessidades específicas de cada hortaliça, como por exemplo, tamanho de vasos nos quais elas serão plantadas etc.

Para quem mora em casa e conta com espaços maiores, é necessário delimitar o espaço exclusivo a ser utilizado para a horta, verificando também as condições do solo.

Fertilizar a terra

Tanto para as hortas feitas com a utilização de vasos quanto aquelas existentes diretamente no solo, antes de plantar as hortaliças e plantas medicinais ou aromáticas, é fundamental preparar a terra.

Isso envolve utilizar adubos e fertilizantes orgânicos, aproveitando ao máximo todos os recursos já disponíveis para manutenção da horta. Esse processo de preparo da terra deve ser feito por pelo menos 15 dias.

Fazer a plantação

Assim que todas as condições de ambiente e preparo da terra estiverem prontas, é o momento de comprar ou obter as mudas que serão plantadas.

De forma geral, essas mudas ou sementes podem ser encontradas em lojas especializadas em produtos agrícolas, em grandes redes de supermercados ou em feiras livres.

Cuidar da manutenção da horta

Assim que as sementes ou mudas estiverem plantadas, é indispensável zelar pela horta. Isso envolve regar as plantas e hortaliças regularmente, adubar a terra, fazer com que elas fiquem o tempo adequado expostas ao sol, estejam próximas a locais com boa circulação de ar etc.

Além disso, para evitar o risco de dengue e demais doenças ocasionadas pelo mosquito Aedes Aegypti, é imprescindível não deixar água acumulada nos vasos ou pratinhos.

Investir em ervas aromáticas

Sobretudo no caso de apartamentos, para que a pequena horta caseira confira uma atmosfera especial ao lar, é indispensável investir em ervas e plantas aromáticas, como o alecrim, hortelã e manjericão, por exemplo.

Para todas as pessoas que desejam montar uma horta caseira, é muito válido pesquisar ideias em revistas e até mesmo na internet, buscando soluções criativas sobretudo no que diz respeito a pequenos espaços.

Imagem: revista.zapimoveis.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Leia também:




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*