Nogueira – 13 Benefícios, Como Consumir e Contraindicações

A nogueira consiste em uma árvore oriunda da Ásia e da Europa. Em virtude dos benefícios apresentados, ela tem sido cada vez mais conhecida pela população em geral. Para saber como ela pode auxiliar na saúde, fique de olho no nosso artigo.

 

benefícios-da-nogueira

 

13 benefícios da Nogueira para a saúde

1 – Ajuda a regular o intestino

Em virtude das propriedades laxativas da casca da raiz dessa planta, ela é bastante utilizada para regular o intestino, sendo indicada para pessoas que sofrem de constipação ou prisão de ventre.

2 – Limpa o organismo

Outra das propriedades medicinais com relação à casca da raiz dessa árvore consiste na limpeza do organismo, sobretudo, no que diz respeito aos rins e ao fígado.

Graças aos efeitos diuréticos, o chá dessa casca contribui para eliminar as toxinas acumuladas nesses dois importantes órgãos responsáveis pela atividade metabólica e por filtrar as impurezas do sangue.

Publicidade

3 – Auxilia no tratamento de feridas

Já com relação às folhas da nogueira, um dos principais benefícios oferecidos refere-se ao tratamento de feridas externas, já que ela atua tanto na higienização quanto no tratamento das inflamações.

4 – Combate a anemia

Em virtude das substâncias contidas nas folhas dessa árvore, o chá dela é muito eficaz na prevenção e tratamento da anemia, uma doença reconhecida pela baixa quantidade de ferro no organismo.

5 – Ajuda no tratamento de tumores

Devido às propriedades curativas das folhas, essa planta ajuda também no tratamento de tumores.

6 – Contribui para tratar infecção urinária

Graças às substâncias de limpeza e efeitos diuréticos, esta planta exerce um papel fundamental para o tratamento de infecções urinárias, já que ela age na causa do problema.

7 – Ajuda a controlar o diabetes

Em virtude também das propriedades diuréticas, as folhas da nogueira são capazes de ajudar na diminuição dos níveis de glicose na corrente sanguínea, fator crucial para manter o diabetes sob controle.

Publicidade

8 – Alivia dores reumáticas

Por se tratar de uma planta reconhecida pelo combate às inflamações no corpo, ela é tida como uma grande aliada ao alívio das dores causadas pelo reumatismo, uma doença que afeta milhões de pessoas pelo mundo.

9 – Combate a transpiração excessiva

Algumas pessoas sofrem horrores com os desconfortos da transpiração excessiva. Para combater isso, o chá das folhas dessa planta se apresenta como uma excelente alternativa, já que ele contribui para regular a função dos poros e também protege a pele.

10 – Diminui o colesterol ruim

Os frutos desta planta são ricos em óleos essenciais portadores do chamado colesterol bom (HDL). Desse modo, ao ingerir esses frutos, é possível gradativamente diminuir os níveis de colesterol ruim no organismo (LDL) e aumentar o bom.

11 – Combate infecções uterinas

A infusão das folhas desta árvore apresentam resultados bastante eficazes quanto ao tratamento de infecções uterinas que geralmente causam dores, coceira e/ou corrimento.

12 – Fortalece as defesas imunológicas

Além de todos os benefícios já apresentados, os frutos da nogueira auxiliam no aumento das defesas imunológicas, já que esta planta também é rica em vitamina C.

Isso faz com que as pessoas fiquem mais resistentes, evitando gripes, resfriados, infecções em geral e até mesmo a ocorrência do câncer.

13 – Combate a fadiga

Os frutos dessa árvore atuam no combate ao cansaço físico e mental, combatendo problemas como fadiga crônica e até mesmo depressão.

E como consumir a nogueira?

Para usufruir de todos os benefícios desta planta, basta prepará-la das seguintes maneiras:

Quanto à casca

  • Utilizar 2 pedaços médios da casca da raiz dessa árvore para 250ml de água;
  • Levar ao fogo até que a água comece a ferver. Desligar o fogo, abafar a mistura e deixá-la descansando por cerca de 5 minutos;
  • Coar, aguardar esfriar um pouco e ingerir logo em seguida.

Recomenda-se beber 3 xícaras desse chá todos os dias (até que os sintomas da doença a ser tratada desapareçam).

Quanto às folhas e ao talo

  • Colocar 2 colheres (sopa) de folhas secas ou talos de nogueira em 1 litro de água;
  • Deixar essa mistura no fogo por cerca de 10 minutos a contar do momento que a água iniciar a fervura;
  • Desligar o fogo, tampar o recipiente e deixar a mistura abafada por cerca de 10 minutos, fazendo com que a água absorva bem as propriedades da planta;
  • Coar e ingerir logo em seguida.

A quantidade indicada é ingerir de 2 a 3 xícaras deste chá diariamente, devendo ser interrompido o uso assim que os sintomas da doença tratada desaparecerem.

Tanto as cascas das raízes, quanto às folhas, talos e frutos desta árvore são facilmente encontrados em lojas de produtos naturais.

Obs.: Em caso de qualquer tipo de reação negativa do organismo, o consumo destes chás deve ser suspenso imediatamente.

Outras formas de consumo

Além dos chás, também é possível consumir os frutos desta planta em conserva, assá-los ou in natura, sendo muito acrescentados no preparo de doces, pães, tortas, bolos e sorvetes.

Vale ressaltar que esses frutos são popularmente conhecidos como nozes ou amêndoas.

Curiosidades e outros benefícios da nogueira

  • O tronco desta árvore é bastante utilizado pela indústria na confecção de móveis.
  • O uso desta planta tem bastante tempo, sendo que ela já era consumida pelos antigos romanos, que a associavam ao deus Júpiter em virtude do formato do fruto.
  • No período da Idade Média, o chá da casca da raiz dessa planta era bastante utilizado para o tratamento de sífilis.
  • Os frutos desta planta são muito utilizados para fabricação de óleos essenciais e até mesmo aromáticos.
  • As substâncias obtidas desta planta são usadas na fabricação de repelentes de insetos e também protetores solares.

Contraindicações desta planta

Pessoas de estômago sensível a taninos (substância adstringente) que podem provocar mal-estar, enjoo/vômito e reações alérgicas na pele ou nos olhos (sobretudo quando ingerida de forma incorreta).

Vale ressaltar que o consumo dessa planta jamais exclui a necessidade de acompanhamento médico conforme histórico clínico do paciente.

Por mais que a nogueira ofereça benefícios, as consultas regulares, exames médicos, assim como a adoção de melhores hábitos alimentares e da prática de atividade física são essenciais para obter muito mais saúde e qualidade de vida.

 

Publicidade

Fontes em Inglês: 1

 


Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


1 × quatro =