Physalis – 13 Benefícios, Como Comer, Efeitos e Contraindicações

Em razão dos seus benefícios, a physalis tem sido uma das frutas mais procuradas nos supermercados, feiras e demais estabelecimentos.

Também conhecida no Brasil como juá e sendo considerada de aparência e sabor exóticos, seu lado medicinal não deixa a desejar. Para saber por que esta fruta é tão benéfica para a saúde e conhecer um pouco mais sobre ela, confira nosso artigo.

 

Physalis-benefícios

 

13 Benefícios da Physalis

1 – Fortalece o sistema imunológico

Entre os benefícios dessa fruta, destaca-se o fato de ela ser riquíssima em antioxidantes, substâncias essenciais no combate aos radicais livres responsáveis por causar uma série de doenças no organismo, incluindo o câncer.

Esta fruta também apresenta excelentes resultados quanto à diminuição da rejeição a transplantes e auxilia no tratamento de alergias, fazendo com que as defesas imunológicas trabalhem de forma adequada.

Publicidade

2 – Reduz o colesterol ruim (LDL)

Graças à boa concentração de fibras nessa fruta, ela é tida como excelente aliada na redução do colesterol ruim, o perigoso LDL.

Isso faz com que sejam diminuídos os riscos de infarto e AVC – Acidente Vascular Cerebral.

3 – Controla o diabetes

Também em virtude das fibras e da baixa concentração de açúcar nessa fruta, ela pode (e deve) ser consumida por pessoas que sofrem de diabetes ou aquelas que apresentam altas taxas de glicose no sangue, prevenindo o aparecimento da doença.

4 – Alivia dores reumáticas

Devido às propriedades anti-inflamatórias dessa fruta, ela tornou-se muito útil no alívio aos principais sintomas do reumatismo: dor e inchaço.

O motivo disso é que a physalis atua na causa do problema: a inflamação nas articulações.

Publicidade

5 – Diminui dores de garganta

Também por atuar no combate às inflamações, essa fruta ajuda no tratamento de dores de garganta geralmente ocasionadas pela ação de bactérias.

6 – Ajuda a regular o intestino

Em virtude das fibras presentes nesta fruta, ela também contribui para regular o intestino evitando os desconfortos gerados pela constipação e prisão de ventre.

7 – Favorece o emagrecimento

Por ser um alimento com baixas calorias, rico em fibras e em água, essa fruta é considerada uma grande aliada ao emagrecimento, ajudando a eliminar o excesso de gordura e também equilibrando o apetite.

8 – Contribui para o funcionamento dos rins, bexiga e fígado

Os antioxidantes existentes nesta fruta contribuem para eliminar agentes perniciosos à saúde do organismo, geralmente acumulados nesses órgãos.

9 – Previne e combate o câncer de próstata

Graças à vitamina A e ao betacaroteno (que se transforma em vitamina A), essa fruta apresenta interessantes resultados quanto à prevenção e combate desse tipo de câncer que afeta os homens.

11 – Melhora a visão

Pelo fato de esta fruta ser rica em vitamina A, ela contribui para prevenir e tratar os danos causados na visão, seja por conta do processo de envelhecimento ou pelo esforço intenso como, por exemplo, passar horas diárias em frente ao computador.

11 – Diminui o ácido úrico

Não é novidade que o ácido úrico é um dos grandes vilões da saúde, sobretudo no que diz respeito ao coração, aos rins e às articulações.

O consumo regular dessa fruta ajuda a diminuir o nível desse ácido no organismo, limpando o sangue e regiões do corpo afetadas pelos cristais formados pelo excesso de ácido úrico.

12 – Combate a anemia

Graças à excelente quantidade de ferro e vitamina C contida nesta fruta, ela possui a combinação perfeita para prevenir e combater a anemia, uma doença ainda mais comum em crianças e idosos.

13 – Rejuvenesce a pele

Além dos muitos (e importantes) benefícios para a saúde, a physalis atua no rejuvenescimento da pele, deixando-a mais hidratada, com cor renovada e também auxilia na diminuição de manchas e cicatrizes.

Como Comer a Physalis?

Além de poder consumir a fruta in natura, ela é muito utilizada no preparo de sobremesas, drinks, geleias, compotas, sorvetes, bombons, em molhos de carnes e saladas, conservas e como tira-gosto para degustação de vinhos.

Curiosidades sobre a physalis

  • Embora seja mais comum no Norte e Nordeste do Brasil, essa fruta também já é cultivada na região sul do país;
  • Outros nomes dados a esta fruta são: camapum, mata-fome, joá-de-capote, bate-testa etc.;
  • Ela é pertencente à família das Solanáceas, a mesma do tomate, dos pimentões, das pimentas e das batatas;
  • Essa fruta tem suas origens na região Amazônia e no Andes, sendo atualmente cultivada na Europa, América e Ásia;
  • A cor da physalis varia entre os tons em amarelo, alaranjado e vermelho (dependendo da variedade);
  • O sabor dela é doce e suavemente ácido;
  • Na Colômbia, principal país produtor dessa fruta, ela é chamada de uchuva;
  • No Japão, ela é conhecida como Hosuki (onde possui coloração avermelhada);
  • Há séculos essa fruta é muito utilizada pela medicina ayurvédica (medicina indiana originada há cerca de 7.000 anos);
  • Essa fruta funciona como um corante natural;
  • A forma correta de pronunciar o nome dessa fruta é fisális;
  • Aqui no Brasil, um grupo na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, situada na cidade de Marechal Cândido Rondon, realiza cultivos e pesquisas sobre a fruta.

Efeitos colaterais e Contraindicações

Desde que consumida sem exagero, essa fruta não apresenta efeitos colaterais ou contraindicações, sendo recomendada para pessoas de todas as idades.

Dicas complementares de saúde

Obviamente o simples fato de consumir physalis não elimina a necessidade de:

Ter uma alimentação saudável

Isso significa ter um cardápio diário rico em frutas, verduras, legumes, fibras, cereais integrais etc.

Também é fundamental evitar alimentos embutidos como salsicha, linguiça, presunto, bacon, salame etc.; já que eles contêm alta concentração de sódio, conservantes e demais substâncias prejudiciais ao organismo.

Beber 2 litros de água

Ingerir água é fundamental para a saúde e a beleza, favorecendo a prevenção de doenças, hidratação do organismo, emagrecimento e na obtenção de pele, cabelos e unhas mais saudáveis.

Ao conhecer todos os benefícios que a physalis oferece para a saúde, fica fácil entender por que cada vez mais pessoas estão adotando o consumo dela no dia a dia, fazendo com que as pessoas obtenham muito mais saúde e qualidade de vida.

 

Publicidade

Fontes em inglês: 1, 2

 


Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


dezenove − 16 =