Planta Violeta Genciana – Para que Serve, Onde Comprar e Aftas

Embora poucas pessoas saibam disso, a planta violeta genciana oferece uma série de benefícios para a saúde das pessoas, sendo tida como um dos tratamentos naturais disponíveis para proporcionar a cura ou alívio de muitas doenças.

Para saber do que se trata esta planta, quais são os benefícios que ela oferece e como consumi-la no dia a dia, confira nosso artigo!

 

Planta Violeta Genciana BENEFÍCIOS

 

No que consiste a planta violeta genciana?

Por mais que muitas pessoas não saibam disso, essa planta bastante comum na Europa é utilizada pela população há mais de 2.000 anos, sobretudo durante o período da Idade Média, quando a medicina tradicional era precária, para não dizer inexistente.

A genciana, que possui nome científico de Genciana lutea, é popularmente conhecida como violeta genciana em virtude da coloração de sua solução fabricada a partir das propriedades desta planta, que tem esta coloração violeta.

Publicidade

Para que serve – Bom para Aftas?

Ajuda no tratamento da candidíase

Por se tratar de uma solução muito eficaz no combate aos fungos, a violeta genciana é uma das grandes aliadas ao tratamento da candidíase, uma infecção que afeta sobretudo o aparelho genital feminino.

Combate aftas e estomatites

As aftas consistem em pequenos ferimentos existentes na boca enquanto as estomatites são inflamações de modo geral que afetam a boca e gengivas.

A violeta genciana age nesses dois casos, pois ela é de grande ajuda no combate às bactérias e fungos que geralmente causam esses problemas.

Auxilia no tratamento de infecções nos mamilos

Geralmente durante a fase em que as mulheres estão amamentando, é natural que os mamilos apresentem infecções provocadas pelo mesmo fungo que causa a candidíase.

A solução feita da planta violeta genciana é de grande ajuda também no tratamento dessa situação, fazendo com que os sintomas como coceira, vermelhidão e dor comecem a desaparecer gradativamente.

Publicidade

Ajuda a tratar feridas externas

Pelo fato de essa solução ser uma poderosa combatente natural das bactérias e fungos, tendo inclusive propriedades antissépticas, a genciana contribui para a higienização e tratamento de feridas na pele, evitando que as lesões se agravem.

Auxilia no tratamento de gota e artrite

Essas suas doenças são reconhecidas pelo processo inflamatório. Pelo fato de a violeta genciana atuar exatamente nessas circunstâncias, o uso dele contribui para aliviar os sintomas da gota e artrite, proporcionando muito mais qualidade de vida aos pacientes.

Aumenta o apetite

Outro dos excelentes benefícios dessa planta consiste no fato de ela aumentar o apetite das pessoas que apresentam alguma carência de nutriente ou até mesmo daquelas diagnosticadas com anemia.

Além disso, a solução feita à base dessa planta age como um eficiente tônico estomacal, favorecendo não somente o apetite, mas também as funções digestivas.

Elimina impurezas do sangue

Graças às propriedades capazes de eliminar bactérias, fungos e demais agentes nocivos ao organismo, o uso dessa solução também é muito recomendado para limpar o sangue, fazendo com que principalmente rins e fígado sejam altamente beneficiados.

Outros usos da planta violeta genciana

  • Ajuda tratar cólicas intestinais;
  • Contribui para diminuir a febre;
  • Equilibra a pressão arterial;
  • Auxilia no tratamento de problemas relacionados ao sistema nervoso central;
  • Fortalece as defesas imunológicas;
  • Ajuda na eliminação de lombrigas;
  • Estimula a produção dos sucos gástricos essenciais no processo digestivo;
  • Contribui para o crescimento dos cabelos.

Contraindicações

Por mais que a solução feita com essa planta proporcione benefícios, ela é contraindicada nos seguintes casos:

  • Gravidez suspeita ou confirmada;
  • Lactantes (mulheres que estão amamentando);
  • Pessoas alérgicas a algum dos componentes da fórmula;
  • Pessoas que sofrem de lesões ulcerativas.

Efeitos Colaterais

Quando esta solução é utilizada de forma inadequada, em exagero ou pelas pessoas que possuem uma das contraindicações acima, essa solução poderá causar:

  • Coceira intensa;
  • Úlceras na pele;
  • Irritação e pigmentação permanente na pele.

Como utilizar esta solução?

Uso externo (na pele)

Aplicar esta solução de forma moderada e cuidadosa sobre a área lesionada 2 ou 3 vezes ao dia por um período de 3 dias.

Uso interno

Neste caso é fundamental contar com orientação médica para a definição da quantidade adequada a ser utilizada conforme cada caso.

É preciso consultar um médico para utilizar essa solução?

Sem sombra de dúvidas. Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, seja ele natural ou não, é de suma importância consultar um médico que já conheça o histórico clínico do paciente.

Onde comprar e quanto custa a solução da planta violeta genciana?

Nas farmácias de todo Brasil. Inclusive, esse produto possui preço bastante acessível custando de R$5,00 a R$7,00 o frasco com 30ml.

Curiosidades sobre a violeta genciana

  • Essa solução também é muito utilizada para as pessoas que desejam tingir o cabelo com cores diferenciadas.

No entanto, vale ressaltar que a aplicação deve ser feita de forma bastante cuidadosa para não manchar os fios e sempre misturada com cremes hidratantes potentes, já que a solução de violeta genciana resseca bastante os cabelos;

  • Há cerca de 20 espécies dessa planta, sendo elas mais adaptáveis na Europa e na China;
  • Essa planta tem suas origens na região dos Alpes europeus.

Dicas extras de saúde

Além de fazer uso da planta violeta genciana, para obter muito mais saúde e qualidade de vida, fortalecendo as defesas imunológicas e tornando o organismo mais resistente às doenças, é indispensável:

Cuidar da alimentação

Um cardápio semanal rico em grãos integrais, cereais, frutas, verduras, legumes e fibras é sinônimo de saúde.

Alimentos mais gordurosos e ricos em açúcar devem ser consumidos com bastante moderação.

Beber 2 litros de água por dia

A água naturalmente limpa o organismo, contribuindo para a eliminação de toxinas, gorduras e açúcares acumulados na corrente sanguínea.

O simples fato de beber pelo menos 2 litros de água por dia é capaz de evitar uma série de doenças, tais como: diabetes, colesterol alto, hipertensão, infecções em geral, pedras nos rins etc.

Publicidade

Os cuidados com a saúde envolvem uma série de fatores. Portanto, além de saber tudo sobre a planta violeta genciana também é fundamental fazer consultas e exames médicos regularmente.

 

 

 


Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


14 + três =