Truques Caseiros para Afastar Escorpião – Conheça Todos

Sobretudo no caso de pessoas que residem ou trabalham em regiões rurais ou litorâneas ou que possuem quintais e jardins, é fundamental conhecer um remédio caseiro para afastar escorpião e evitar todos os perigos que este animal causa para o ser humano e diversos tipos de animais.

Para saber quais são esses remédios e como prepará-los, fique de olho no nosso artigo.

 

Remédio Caseiro para Afastar Escorpião

 

Dicas de remédio caseiro para afastar escorpião

Repelente de laranja e cravo-da-índia

Esse simples remédio caseiro é capaz de afastar a presença de escorpiões dos cômodos da casa, evitando que esse animal chegue perto de pessoas ou animais domésticos.

Itens necessários

Publicidade

  • 5 cravos-da-índia;
  • 1 vela pequena (que caiba dentro de uma laranja. Obs. Pode ser vela de banheira);
  • 1 laranja.

Como preparar

  • Lavar bem a laranja, cortá-la ao meio e remover o bagaço de ambas as partes da fruta;
  • Na metade superior de cada parte da laranja, fazer um buraquinho no centro e depois fazer pequenos furos ao redor desse buraco. Nesses furos devem ser colocados os cravos-da-índia;
  • Depois disso, na metade inferior da laranja, encaixar a vela, acendê-la e colocar a outra metade da laranja (aquela que está com os cravos) por cima.

Além dessa técnica para afastar os escorpiões de forma 100% natural, ela contribui também para afastar outros insetos e deixar o ambiente mais agradável.

Dicas para evitar a entrada de escorpiões em casa

Além de saber sobre o remédio caseiro para afastar escorpião, é fundamental adotar medidas eficazes para evitar a entrada dele nos ambientes. Essas medidas são:

Fechar bem portas e janelas

De forma geral, os escorpiões aparecem mais durante à noite, quando eles saem dos ninhos em busca de alimento. Desse modo, é necessário sempre deixar portas e janelas bem fechadas, sem qualquer fresta que possibilite a entrada desses animais peçonhentos. É recomendável que as portas tenham proteção de borracha naquela pequena fresta que fica embaixo dela (quase encostando ao chão).

Não deixar restos de alimentos

Restos de alimentos presentes na cozinha, em bancadas, áreas de churrasqueira etc. são um verdadeiro chamariz para os escorpiões. Por isso, é necessário que todos esses locais estejam sempre impecáveis.

Publicidade

Recolher o lixo todos os dias

Até mesmo com relação às lixeiras que ficam na cozinha, quintais e até mesmo no banheiro, é indicado que o lixo delas seja retirado todos os dias, mantendo os sacos plásticos bem vedados até que os profissionais responsáveis pela coleta municipal os retirem.

Limpar e arejar a casa

Durante o dia, é indispensável manter a casa bem limpa, também removendo a poeira causadora de ácaros, mais propensa a ter tapetes, cortinas, bichos de pelúcia etc.

A casa também precisa receber luz solar, evitando que o ambiente fique úmido ou escuro.

Atenção especial com armários, cobertores e calçados

Esses três locais estão entre os preferidos dos escorpiões. Por isso, é necessário sempre manter os armários bem limpos e com portas.

Quanto aos calçados, recomenda-se não deixá-los espalhados pela casa, buscando guardá-los em caixas plásticas ou armários.

Os cobertores deverão ficar preferencialmente guardados em locais distantes do chão e em locais claros, evitando que esses animais se alojem no meio deles.

Manter quintais e jardins limpos

Tanto quintais quanto jardins devem estar sempre limpos, ou seja, com a grama bem aparada (sem mato), sem lixo acumulado ou folhas e também os moradores deverão estar atentos quanto à presença de ninhos de escorpião.

Cuidado redobrado com crianças

Principalmente em casas onde há crianças, é necessário instruí-las bem quanto aos perigos do escorpião, fazendo com que elas estejam atentas e jamais entrem em contato com esse animal.

O que fazer no caso de ver um escorpião?

Por mais que as pessoas adotem meios preventivos quanto à presença desse animal, seja por meio do remédio caseiro para afastar escorpião ou de outros métodos, por uma questão de segurança é preciso saber como agir ao se deparar com esse animal.

Usar objetos longos para matar o escorpião

Embora esse animal seja pequeno, para evitar qualquer risco é fundamental usar objetos longos para matá-lo, tais como vassouras ou rodos.

Ou seja, em hipótese alguma deverão ser utilizados objetos de curto alcance como sapatos, chinelos etc., já que isso coloca a pessoa em risco devido à proximidade com o escorpião.

Ter certeza que o animal morreu

Antes de se aproximar para retirar o escorpião do ambiente, é necessário ter absoluta certeza de que ele morreu, utilizando o rodo ou vassoura para removê-lo e depois queimá-lo em um local seguro.

O que fazer em casos mais graves quanto á infestação desse animal?

Caso sejam identificados ninhos com muitos escorpiões, principalmente no caso de quintais ou jardins, é necessário recorrer aos venenos específicos para matar escorpião. O veneno indicado é chamado de escorpionicidas.

Antes de aplicá-lo, é necessário saber todas as informações e prestar bem atenção ao rótulo, nunca se esquecendo de utilizar óculos protetor, luvas de borracha e uma máscara descartável, evitando qualquer risco de intoxicação.

A depender da situação, talvez seja interessante contar com o apoio de uma empresa especializada em dedetização, eliminando todos os focos desse animal da forma mais rápida possível.

O que fazer no caso de ser picado por um escorpião?

No caso de uma pessoa ser picada por escorpião, é fundamental manter a calma para realizar os procedimentos necessários e buscar socorro. Nesse caso, o mais recomendável é:

Ligar para o Samu (192) imediatamente ou ir ao local mais próximo de socorro médico (hospital ou posto de saúde).

Enquanto a equipe de atendimento não chega ou a caminho do hospital, realizar os seguintes procedimentos:

  • Lavar bem o local onde o escorpião picou com bastante água e sabão;
  • Manter o local onde o escorpião picou voltado para cima;
  • Jamais cortar, furar ou apertar o local onde foi picado;
  • Beber bastante água.
Publicidade

Além do remédio caseiro para afastar escorpião e demais formas de prevenir que esse animal entre em casa, todos esses cuidados ao matá-lo ou socorrer vítimas de picadas são cruciais para evitar as complicações causadas pelo veneno desse animal.


Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


12 + 2 =