Condimentos Naturais e Temperos – Principais Tipos e seus Benefícios

Os condimentos são muito úteis na hora de prepararmos nossas refeições. Mas você sabe quais são os benefícios de cada um deles? Dentro da fitoterapia, o tratamento das ervas, há estudos muito interessante sobre várias plantas medicinais. Aqui apresentamos os principais tipos de condimentos em uma lista bem completa. Confira:

 

Lista de Condimentos Naturais (Temperos)

condimentos

• O alecrim:

Esse condimento é cheio de qualidades terapêuticas: revigorante, “ti-reumatismal, diurético, poderoso agente das digestões, da cicatrização, da sudação, do combate às infecções e aos distúrbios nervosos.

O alho:

Estimulante cardíaco, regulador da tensão arterial, o alho ativa a circulação do sangue, beneficia a digestão, impede a proliferação dos micróbios, faz baixar a febre e ajuda a expulsar os parasitas intestinais. Porém, há um inconveniente: seu odor. Para evitá-lo, deve-se mastigar um grão de café ou um galho de salsa.

O anis:

Auxilia a digestão. Há duas variedades: o cominho, para ser utilizado na cozinha, e a erva-doce, cuja essência perfuma os doces. Algumas gotas de anis com açúcar fazem passar o mal-estar.

Publicidade
Publicidade

A canela:

Esse afrodisíaco faz parar tosse e resfriado. Num líquido quente, funciona como sudorífero. E usada para fazer doces e vinho quente.

A cebola:

Elemento indispensável em qualquer cozinha requintada, esse estimulante diurético rico em vitaminas A, B e C, em ferro, cálcio, fósforo, potássio, sódio, enxofre, iodo, sílica, açúcar (assimilado diretamente, mesmo pelos diabéticos), deve ser consumido de preferência cru.

• O cerefólio:

esse amigo do figado e do estômago ataca a celulite e dá sabor às saladas, omeletes e sopas.

• O estragão:

Possui virtudes aperitivas e é de grande utilidade nos regimes sem sal, cuja ausência permite disfarçar. E servido também com verduras e legumes crus.

• O funcho:

O funcho é um regularizador do ciclo menstrual natural, é também diurético e combate eficazmente os vômitos.

• A hortelã:

Desconhecida na França, muito utilizada pelos orientais e pelos ingleses para aromatizar petiscos, sopas, molhos e chás, a hortelã, além disso, é um excelente antisséptico, eficaz contra as digestões difíceis, a aerofagia, as insuficiências hepáticas e os vômitos.

• O louro:

O louro facilita a digestão, ajuda no tratamento das bronquites crônicas. O louro é parte integrante de todos os molhos.

• O manjericão:

Cheiroso e saboroso, o manjericão alivia enxaquecas, flatulências, aerofagia e insônia. É utilizado em sopas, saladas ou pratos de legumes e verduras cruas.

Publicidade
Publicidade

• A mostarda:

Esse condimento para carnes e molhos estimula o funcionamento do pâncreas e dos rins; auxilia a digestão, salvo se for empregado em excesso, pois, nesse caso, age contra o estômago.

• A noz-moscada:

Ótimo para molhos e carnes brancas, ela tempera agradavelmente molhos e carne branca e presta um precioso auxílio à digestão desses pratos.

• A salsa:

Essa linda planta possui múltiplas virtudes: diurética, tônica, ela regulariza também as funções genitais femininas e combate as inchações do abdômen. Para conservá-la em bom estado, é preciso preservá-la o mais possível da luz.

• A segurelha:

Retarda o envelhecimento da pele, combate os distúrbios circulatórios e, segundo se diz, tem virtudes afrodisíacas.

• O timo:

Normalmente empregado numa cozinha, possui as mesmas qualidades que o serpão mas, além disso, auxilia nos distúrbios da circulação e nas alergias (asma, eczema).

leia também: Plantas Medicinais – O Guia Completo das Ervas Medicinais

Outros Condimentos naturais:

• A páprica: vedete culinária do leste europeu, é também um tônico da memória.

• A pimenta: não se deve exagerar o uso desse condimento-rei que permite combater a fadiga e a sonolência.

• A raiz-forte: excelente fortificante, poderoso diurético, é também um antigo das vias respiratórias.

• O serpão: é o antibiótico do pobre, eficaz contra as anginas, os resfriados e a artrite.

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


doze + três =