Dieta Natural – Qual a melhor para seu estilo de vida?

O tratamento natural está baseado principalmente na alimentação e hábitos saudáveis. Para se obter bom resultado em qualquer doença é preciso mudar hábitos, especialmente alimentares. Uma dieta natural é fundamental para ter um estilo de vida mais saudável.

O que são Dietas Naturais?

“E preciso dar repouso ao estômago”, costumam dizer os naturistas. E urgente dar descanso ao metabolismo, a todo o corpo. O organismo vem sendo agredido por maus alimentos, ingeridos às refeições ou entre elas.

E necessário, portanto, “limpar” o sistema digestivo e o sangue, dar chance às células para que se remova o “lixo” acumulado, Isto se consegue, em grande parte, através de repouso dietético – programa adequado de alimentação leve e desintoxicante.

Estas dietas têm sido experimentadas com muito êxito em clínicas espalhadas por todo o mundo. Os naturistas chamam este tratamento de trofoterapia.

vitaminas

Dicas rápidas para uma Dieta Natural:

As “dietas naturais”, recomendadas por clínicas naturistas, apresentam o objetivo comum da “desintoxicação” através do estímulo às eliminações, o que se consegue por meio de algumas características fundamentais:

  • alto teor de água;
  • alto teor de fibra;
  • menos calorias (só durante a desintoxicação);
  • menos macronutrientes (gorduras, proteínas animais e açúcares, durante a desintoxicação);
  • pouco ou nenhum amido de produtos beneficiados; • nenhum açúcar refinado;
  • nenhuma gordura sólida de adição.
    Isto se consegue, na prática, com a seguinte dieta, em linhas gerais:
  • muita fruta, muito suco de fruta e outros líquidos; • muita verdura e legume;
  • cereais, só integrais;
  • poucos produtos de origem animal (esporadicamente um pouco de iogurte natural, queijo magro e ovo caipira);
  • um pouco de mel, se não houver contra-indicação (na obesidade e no diabetes o mel é contra-indicado).

Leia também: Hábitos Saudáveis – Como seguir uma vida com mais saúde

Qual dieta natural é melhor para você?

O programa adequado de “dietas naturais” leva em conta vários fatores individuais:
Momento fisiológico (gestação, amamentação etc.); idade; clima; atividade física; condição de saúde.

O profissional de saúde: naturista levará em conta cada um destes fatores.

Entretanto, quando não há problema grave, pode-se adotar “período de descanso” para a digestão e o corpo. Basta substituir algumas refeições exclusivamente por frutas, por alguns dias, ou pela bebida alcalinizante. Geralmente, a fruta mais indicada é a maçã.

 

suco-remedios-caseiros-tratamento-natural

 

Quando há prisão de ventre pode-se usar mamão ou misturar maçã com mamão em partes iguais. Não usar, juntamente com essas frutas, açúcar nem leite. Nas refeições de frutas, usá-las com exclusividade.

Muitas pessoas se sentirão bem melhor com este simples procedimento. Em um dia, por exemplo, em vez do desjejum (ou jantar), usa-se apenas maçã. Conforme a necessidade, dali a três ou quatro dias repete-se o procedimento, que pode prolongar-se por um ou vários meses. As demais refeições devem ser saudáveis, naturais, conforme orientação ministrada ao longo desta obra.

Os que sofrem de distúrbios digestivos serão especialmente beneficiados por esta providência.Todavia, casos mais melindrosos requererão a orientação de um profissional entendido no assunto.

Citamos neste site várias dietas naturais expectorantes, demos dicas de Remédios Caseiros e Tratamento Natural, ao referir-nos a doenças em que há produção de muco, como bronquite, gripe etc.

 

Aqui repetimos algumas das receitas principais:

Abacaxi

Pôr para cozinhar algumas fatias de abacaxi com um pouco de mel puro de eucalipto, até que se forme xarope. Pôr num vidro e tampar bem. Tomar, durante o dia, várias colheres, das de sopa, do líquido xaroposo que se forma.

Alho

Esmagar uns sete dentes de alho, grandes, e espremer o suco. Misturar o bagaço com 15 ml de água e espremer outra vez. Repetir o procedimento até obter 5O g de suco. Acrescentar 50 ml de álcool etílico a 96% (comprar em farmácia de manipulação). Deixar repousar por quatro dias. Filtrar. Tomar uma colher, das de café, de suco de alho com uma colher, das de sopa, de mel três vezes ao dia.

Feno-grego

Preparar chá com feno-grego, alecrim, tanchagem, funcho, malva e alfavaca. Uma colher, das de sopa, para meio litro de água. Ferver e filtrar. Tomar de três a cinco xícaras por dia, juntamente com dez gotas de solução de própolis a 30% e suco de limão.

Inalação de eucalipto

São úteis na dispersão do muco inalações à base de eucalipto, hortelã-pimenta, zimbro, gautéria e cravo-da-índia, misturados com mentol. Na Suíça, essa associação de plantas antimuco é chamada “óleo de Olbas”.

Colocar algumas gotas desse produto no vaporizador. Onde esse produto não é disponível, podem-se fazer inalações de água com sal (um pouco mais concentradas que o soro fisiológico). Durante a inalação bater com a mão em concha nas costas. Após a inalação, tomar bastante líquido.

Procure um nutricionista para montar sua dieta natural.

Imagem- bostonmagazine

Confira as: VITAMINAS fundamentais para o corpo.


dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui


 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*