Vida Saudável – Dicas para aplicar na vida | Como ter saúde?

 

Indiscutivelmente, nosso bem-estar é patrimônio de valor incalculável. Muitos só reconhecem isso quando estão doentes. Maltratam sua saúde a ponto de perdê-la. Só então dão-lhe valor. As vezes é tarde. Buscamos uma vida saudável, muitas vezes, quando já estamos doentes. Mas nunca é tarde demais!

Imagine…

Imagine alguém que, tendo herdado grande fortuna, considera-se rico e seguro. Entretanto, faltando capacidade para administrar seus bens, sofre pouco a pouco perdas patrimoniais.

Esbanjamento, jogatinas, excesso de dívidas, maus negócios etc., levam-no à falência. Obrigado a encarar o desastre, o ex-rico mergulha em profundo desespero. Conclui ter jogado fora grandes oportunidades. Reconhece muitos de seus erros. Mas, infelizmente, não há como retroceder no tempo.

O mesmo pode acontecer com nossa saúde. Somos, em grande parte, os únicos culpados por nossas doenças. Alguns não sabem cuidar devidamente do seu corpo. Outros negligenciam estes cuidados. Sabem que estão prejudicando-se, mas continuam a se autodestruir. Exemplo disto é o hábito de fumar. Hoje, poucos ignoram que fumar é nocivo à saúde. E lamentavelmente há quem ignore isto.

Entretanto, a maioria dos fumantes, embora saiba o mal que o cigarro inflige ao organismo, negligencia reunir a necessária força de vontade para largar o vício.

vida-saudavel

 

Portanto, há duas posturas diferentes das pessoas em relação aos hábitos que afetam a saúde:
Muitos simplesmente não sabem que certos hábitos podem prejudicar sua saúde. Cometem, portanto, erros involuntários.

Outros, mesmo sabendo que certos hábitos lhes prejudicam a saúde, negligenciam esforçar-se o suficiente para deixá-los. Agridem voluntariamente sua saúde.

Por que ficamos doentes? Por que Fulano morreu de câncer, e Sicrano de enfarte? Por que fiquei gripado, ou por que o reumatismo? Por que o nenê nasceu com bronquite? Para muitos, é difícil compreender o porquê de tantas doenças que acarretam enorme sofrimento aos seres humanos. Apesar dos grandes avanços da Medicina os hospitais vivem superlotados em muitos países.

Doenças que nos amedrontam…

Doenças novas, ou doenças antigas dotadas de novo poder destrutivo, desafiam a Medicina.”E o destino, fatalidade da vida”, pensam muitos. Ficar doente seria, então, mera casualidade. Neste caso, alguns, mais sortudos, escapariam ilesos. Outros, entretanto, seriam vítimas do acaso.

Há doenças herdadas e congênitas. São também inúmeras as entidades médicas que surgem como resultado de acidentes. Embora muitos acidentes se possam evitar, ocorrem os imprevisíveis. Há problemas de saúde inesperados, de difícil controle e prevenção.

No entanto, gostaríamos, de esclarecer que se pode evitar a grande maioria dos problemas de saúde que suportamos como inevitáveis. Não somos impotentes vítimas de um tiro ao alvo das doenças. Embora não possamos abater a zero a possibilidade de contrair esta ou aquela enfermidade, podemos reduzir consideravelmente o perigo. Isto é, sem dúvida, muito animador.

 

Hábitos Saudáveis

Então, qual é a causa das doenças? Como podemos evitá-las? Se estudarmos profundamente as causas das doenças, com o auxílio de ciências como Medicina, Bioquímica, Genética e Patologia, chegaremos a muitas conclusões importantes, mas encontraremos poucas respostas definitivas.

Ao buscarmos explicações profundas, analíticas, sob esta visão, concluiremos que a maior parte das doenças é de causa obscura, insuficientemente conhecida.

Entretanto, há causas básicas para as doenças, e é para estas que queremos chamar a atenção dos leitores. Todos podem e devem conhecer e divulgar este conhecimento. Muitos sofrem e até morrem desnecessariamente por ignorar este assunto. As doenças são resultado da transgressão das leis da Natureza.

Se ficamos doentes porque nossos hábitos de vida contrariam as leis naturais, duas coisas práticas podemos tirar disso: é primordial cultivar hábitos sadios e é necessário abandonar hábitos nocivos. Hábitos sudáveis lhe darão uma vida saudável!

Leia também: Hábitos Saudáveis – Como seguir uma vida com mais saúde

Saúde é, então, questão de hábito. Ficamos doentes porque não cultivamos o hábito da saúde. Somos indisciplinados para comer, trabalhamos desregradamente, não praticamos exercícios físicos adequadamente etc. Alguns fumam, outros bebem, outros usam drogas etc. O homem maltrata seu corpo e, quando a doença aparece, em vez de corrigir hábitos errados, toma remédios para aliviar sintomas.

 

Trate as Causas e viva mais

Há profissionais de saúde responsáveis por esta atitude errada, pois, em vez de orientar seus pacientes na adoção de estilo de vida produtor de saúde, só sabem receitar remédios para amenizar sintomas.

Não tratam causas, só efeitos. A causa continua agindo e destruindo insidiosamente a saúde. O resultado é lamentável: o pobre doente passa cada vez mais a depender de remédios, que produzem novas doenças (efeitos colaterais), até a rendição completa das forças vitais.

A verdadeira Medicina, entretanto, age diferente. Se um paciente reclama de problema no estômago ou de prisão de ventre, por exemplo, estudam-se os hábitos causadores ou agravadores do problema e incentiva-se o paciente a mudá-los. Praticar exercícios físicos orientados, alterar os hábitos alimentares, entre outras coisas, são providências indispensáveis.

Há situações em que o uso de drogas e recursos mais enérgicos, como cirurgia, constituem o meio de salvar uma vida ou solucionar um problema de saúde. Contudo, estas providências mais agressivas e arriscadas devem ser a exceção, não a regra.

Devem ser a alternativa. Primeiro, é preciso apelar para a correção de hábitos e, como o leitor compreenderá mais tarde, para a desintoxicação do organismo para uma vida saudável.

Medicina Natural – O que é? Funciona? (Completo!)

 

 

Fatores fundamentais para uma Vida saudável

vitaminas-naturais-quem-somosVejamos os fatores que determinam nossas condições de saúde. Na maioria das vezes as pessoas ficam doentes por não dar a devida importância a estes fatores. Hoje, há farta documentação científica provando que a adoção desses cuidados é perfeitamente capaz de melhorar nosso padrão de saúde.

O cultivo de estilo de vida saudável promove o aumento da resistência do organismo contra as doenças. Também ajuda a afastar inúmeros riscos relacionados a doenças comuns e mortíferas, como câncer e enfarte do miocárdio. São fatores simples, que custam apenas algum esforço pessoal para ter uma vida mais saudável:

  • Boa alimentação;
  • Atitude mental correta;
  • Equilíbrio entre atividades físicas e mentais;
  • Equilíbrio entre trabalho, descanso e lazer;
  • Higiene;
  • Abstinência dos vícios;
  • Peso corporal adequado;
  • Postura correta;
  • Respiração correta;
  • Equilíbrio psicossocial.

Dica Extra: Alimentos que Curam Doenças


Enquanto muitas pessoas se entopem de remédios, multivitamínicos e realizam dietas mirabolantes, existem certos alimentos que podem evitar doenças ou até mesmo ajudar na cura de muitas delas. Descubra o real PODER na Natureza neste Vídeo Exclusivo - Clique Aqui


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *