Vitaminas – Todos Benefícios e Alimentos (Tabela Completa)

tabela-de-vitaminas

 

Será ainda necessário falar sobre a importância das vitaminas? Hoje, todos sabem que elas são indispensáveis para a vida, que o fato de não consumi-las pode provocar graves doenças, e que consumi-las em quantidade insuficiente é muito prejudicial para a boa forma física.

No entanto, o modo pelo qual as pessoas se alimentam, atualmente, quase sempre é pouco satisfatório do ponto de vista vitamínico. Por falta de tempo, por preguiça, não se compram mais, ao menos na quantidade necessária, frutas e legumes frescos cujo preparo pode ser longo e trabalhoso. Na sociedade de consumo, são bem poucos os que se utilizam dos cereais, outra fonte de vitaminas, os quais devem ser integrais, e não beneficiados, a fim de se conservar todas as suas qualidades.

A fartura atual gosta de conservas e de produtos “refinados”,de alimentos desvitalizados, mortos. É conveniente que as crianças e os adultos preocupados com sua saúde adaptem-se à uma alimentação diferente, que reserva um lugar de honra às frutas, aos legumes, aos cereais. Consumindo e variando esses produtos todos os dias, colocando diariamente sobre a mesa um prato de legumes crus, protegemo-nos também de muitos dissabores.

Um certo número dessas substâncias em doses infinitesimais essenciais à manutenção e ao bom funcionamento do organismo foi estabelecido e designado pelas letras A, B, C, D… Fora a vitamina C, todas as vitaminas resistem ao calor e conservam suas propriedades nos alimentos cozidos. A congelação preserva todas, sem exceção.

Publicidade

 

TABELA DE VITAMINAS

tabela-de-vitaminas-principais

Propriedades: crescimento das crianças, resistência às infecções, bom funcionamento dos olhos.
Fontes: a maioria das plantas, legumes verdes e frutas. Cenoura, alho, cebola, tomate, espinafre, lentilha, nabo, batata, cereais, groselha, framboesa, amora, damasco, limão, laranja. Óleos vegetais, germe de trigo, gema de ovo, leite integral, creme, manteiga, figado de peixe.

  • Vitamina B1

Propriedades: crescimento, digestão, assimilação, metabolismo dos açúcares, estimulação das secreções glandulares.
Fontes: cereais integrais, pão integral, nozes, amendoim, frutas, legumes, levedura.

  • Vitamina B2

Propriedades: fator decisivo no equilíbrio nutritivo, age sobre o metabolismo dos açúcares, das gorduras e das proteínas. Necessária à vida de certas células, indicada para apele e as mucosas.
Fontes: leveduras, germes de cereais, folhas de vegetais, damasco, leite, gema de ovo, figado, pólen.

  • Vitamina B3 ou PP

Propriedades: função importante no bom funcionamento do sistema
nervoso, da respiração tissular, da secreção do estômago e na proteção dos glóbulos sanguíneos.
Fontes: cereais integrais, germes de trigo, leveduras, pólen, legumes e frutas frescas, figado de animais.

  • Vitamina B6

Propriedades: protege a pele, estimula os músculos, favorece o crescimento e o metabolismo das gorduras e das proteínas, auxilia o fígado.
Fontes: vegetais verdes, batata, tegumento de certos grãos, levedura, gema de ovo, pólen.

Propriedades: combate as anemias, as nevralgias, os reumatismos, a fadiga, as alergias e as colites.
Fontes: legumes verdes, arroz integral, malte, algas, germe de trigo, levedura, leite, ovos, peixe, figado de animais.

Propriedades: poderoso antinfeccioso, influencia todo o funcionamento do organismo – ossos, dentes, olhos, capilares, rins, ovários – combate a tensão, auxilia a eliminação das toxinas e estimula a resistência às agressões externas.
Fontes: vegetais frescos e crus, repolho, salsa, tomate, cebola, hortaliças, rabanete, pimentão, frutas cítricas, frutas ácidas, castanha, pólen; legumes e frutas secas, cereais e grãos germinados.

Propriedades: Produzida no organismo através da exposição do sol, essencial para o metabolismo ósseo, saúde cardiovascular e sistema imunológico.
Fontes:  óleos de fígado de peixes e alimentos derivados do leite, como manteiga e queij

Publicidade

 

  • Vitamina O

Propriedades: vitamina capital para o crescimento harmonioso, intervém na formação dos ossos, dos dentes, pela assimilação do cálcio e sua fixação.
Fontes: germe de trigo, óleos vegetais, óleos de peixe (fígado de bacalhau), verduras frescas, leite integral, manteiga, gema de ovo, peixes de carne gorda. Observe-se que o ar, a luz e os raios ultravioleta do sol desempenham uma função importante no fornecimento necessário de vitamina D.

Propriedades: intervém no processo de reprodução, de fecundidade, no bom funcionamento nervoso e muscular.
Fontes: cereais, germe de trigo, óleos vegetais, hortaliças, espinafre, salsa, ervilha, pólen.

  • Vitamina F

Propriedades: necessária para a síntese das gorduras, exerce uma ação preventiva nas moléstias arteriais, cardíacas, hepáticas, nervosas e digestivas (intestinos).
Fontes: óleos vegetais, amendoim, milho, girassol.

  • Vitamina K

Propriedades: reforça o poder de coagulação do sangue.
Fontes: legumes verdes e frutas, Ligado de animais.

 

Dietas

O consumo de vitaminas deve ser adaptado ao seu organismo. Estilo de vida, doenças e idade podem influenciar em sua dieta. Portanto, consulte um nutricionista antes de preparar qualquer dieta.

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também: