Vitamina A – Benefícios e Doenças Causadas pela Falta

A vitamina A é lipossolúvel e, portanto, necessita de gorduras e minerais para ser adequadamente absorvida pelo aparelho digestivo. Como pode ser armazenada no organismo, não precisa ser fornecida diariamente.

A vitamina A é mais eficiente junto com o complexo B, vitaminas D e E, cálcio, fósforo e zinco. É de zinco que o fígado precisa para retirar vitamina A de seu depósito de reserva. Se sua dieta semanal inclui grandes quantidades de fígado, cenoura, espinafre, batata-doce ou melão, é pouco provável que precise de um suplemento dessa vitamina.

Ocorre de duas maneiras: vitamina A pré-formada, ou retinol (encontrada apenas nos alimentos de origem animal), e provitamina A, conhecida como caroteno (encontrada em alimentos de origem animal e vegetal).

  vitamina-a


O que ela pode fazer por você:

A vitamina A pode combater a cegueira noturna, a vista fraca e auxiliar no tratamento de diversos problemas visuais (permite a formação de púrpura visual no olho). Criar resistência às infecções respiratórias. Encurtar a duração das enfermidades.

Publicidade

Manter saudáveis as camadas externas de nossos tecidos e órgãos. Ajudar a remover as manchas da velhice. Propiciar o crescimento, ossos fortes e pele, cabelo, dentes e gengivas saudáveis.

Auxiliar no tratamento da acne, impetigo, furúnculos, carbúnculos e úlceras abertas, quando aplicada externamente.  Ajudar no tratamento do enfisema e do hipertireoidismo.

Principais Fontes de Vitamina A

Existem vários alimentos que apresentam quantidades interessantes da vitamina em questão. Podemos citar alguns deles, como: Batatas doces, Óleo de fígado de bacalhau, Bife de fígado, Páprica, Abóbora, Couve, Tomates, Pêssegos, Mamão.

Saiba mais sobre: Alimentos Ricos em Vitamina A

 

fontes-alimentos-ricos-vitamina-a

 

Doenças causadas pela deficiência da Vitamina A

As principais doenças causadas pela falta da Vitamina A são: Xeroftalmia e a cegueira noturna.

E os Suplementos Vitamínicos?

Normalmente encontrada em duas formas, uma proveniente do óleo natural de ligado de peixe e outra dispersível na água.

Os suplementos dispersíveis na água são acetatos ou palmitatos, recomendados para todos aqueles que apresentam intolerância ao óleo, particularmente as pessoas que sofrem de acne.

As vezes, o ácido da vitamina A (tretinoina A) é receitado no tratamento da acne, mas só pode ser adquirido com receita médica. As doses diárias mais comuns são de 10.000 a 25.000 Ul.

Publicidade

  

Toxicidade:

  • Mais de 100.000 Ul por dia – se tomados durante muitos meses – podem produzir efeitos tóxicos em adultos.
  • Mais de 18.500 Ul diários podem produzir efeitos tóxicos em crianças (uma xícara de cenouras cortadas e cozidas também contém 15.000 IJT de vitamina A).
  • Os sintomas de toxicidade incluem perda de cabelo, náusea, vômitos, diarreia, pele escamosa, visão turva, exantemas, dores ósseas, menstruação irregular, cansaço, dores de cabeça e aumento do volume do ligado.

Inimigos:

Os ácidos graxos polinsaturados agem com o caroteno contra a vitamina A, a não ser que existam antioxidantes presentes.

Dicas:

  • Se você toma pílula anticoncepcional, sua necessidade de vitamina A diminui.
  • Não tome essa vitamina com óleo mineral.
  • A vitamina A protege a vitamina C contra oxidação.
  • Não acrescente essa vitamina à dieta de seu cão ou gato, a não ser que um veterinário aconselhe expressamente.
  • Se estiver tomando algum remédio com colestiramina para reduzir o colesterol, sua absorção dessa vitamina ficará reduzida e você provavelmente precisará de um suplemento.
  • Para evitar acúmulo no organismo, tome suplemento apenas durante cinco dias da semana depois pare durante dois dias.

 

A vitamina A é medida em…

Unidades USP (United States Pharmacopea), UI (Unidades Internacionais) e, mais recentemente, ER (Equivalente em Retinol). Para evitar deficiência em homens adultos recomenda-se a dosagem diária de 1.000 ER (ou 5.000 UI).

Para mulheres, 800 ER (4.000 UI). Durante a gravidez são necessárias 200 ER (1.000 Ul) adicionais, e para mães que amamentam recomenda-se mais 400 ER (2.000 UI).

fontes: draxe, OSU

 

Vídeo: Nutricionista dá dicas sobre Vitamina A:

 

CONFIRA A TABELA DE VITAMINAS COMPLETA

Conheça outras Vitaminas: Vitamina DVitamina E | Vitamina C | Vitamina B12

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também: