Vitamina A – Benefícios, Deficiência, Para que Serve (função)

A vitamina A consiste em uma das substâncias mais importantes para a saúde do organismo, oferecendo uma série de benefícios. Para saber quais são os benefícios ela oferece, os sintomas da deficiência dela, problemas com excesso e quais as fontes dessa vitamina, confira esse artigo exclusivo.

A vitamina A é lipossolúvel e, portanto, necessita de gorduras e minerais para ser adequadamente absorvida pelo aparelho digestivo. Como pode ser armazenada no organismo, não precisa ser fornecida diariamente.

vitamina-a

 

Maiores Benefícios da Vitamina A

1 – É antioxidante

Pelo fato de essa vitamina atuar como antioxidante, ela é capaz de combater os perigosos radicais livres responsáveis por causar uma série de doenças, entre elas o câncer.

2 – Previne e combate doenças

A vitamina em questão é primordial para o bom funcionamento do sistema imunológico, ou seja, as defesas naturais do organismo. Dessa forma, quando essa vitamina se apresenta no organismo em níveis equilibrados, ela inibe o aparecimento de infecções, viroses e demais doenças causadas por bactérias, fungos, vírus, protozoários etc.

Publicidade

Pode auxiliar no tratamento da acne, impetigo, furúnculos, carbúnculos e úlceras abertas, quando aplicada externamente.  Ajudar no tratamento do enfisema e do hipertireoidismo.

A vitamina A pode combater a cegueira noturna, a vista fraca e auxiliar no tratamento de diversos problemas visuais (permite a formação de púrpura visual no olho). Criar resistência às infecções respiratórias. Encurtar a duração das enfermidades.

3 – Melhora a saúde óssea

Outro dos benefícios dessa vitamina diz respeito ao favorecimento da densidade óssea, evitando o desgaste (no caso de idosos e adultos) e promovendo o crescimento saudável (no caso de crianças).

4 – Favorece o sistema nervoso

Essa vitamina é indispensável para o sistema nervoso. Em crianças, ela favorece o aprendizado, concentração e desenvolvimento das funções cognitivas.

Em adultos e principalmente idosos, além de favorecer a memória e concentração, ela diminui os riscos de desenvolver Alzheimer e Parkinson.

5 – Inibe os efeitos do envelhecimento

Graças aos antioxidantes presentes nesta vitamina, ela consiste em uma das grandes aliadas de uma aparência mais jovem, já que ela inibe os efeitos do envelhecimento, tais como rugas, sinais de expressão, dificuldade na visão etc.

6 – Potencializa o ganho de massa muscular

Pelo fato de a vitamina A favorecer a saúde óssea, ela contribui também para o ganho de massa muscular e evita fraturas durante a atividade física ou prática de esportes.

7 – Melhora a saúde dos olhos

Essa vitamina é de suma importância para a visão, sendo responsável por prevenir doenças oculares e por prevenir os processos degenerativos típicos da velhice.

Publicidade

8 – Facilita a síntese de hemoglobina

A hemoglobina possui a função de transportar oxigênio para as células, fator fundamental para manter a saúde do organismo e bom funcionamento dos órgãos.

9 – Previne doenças cardiovasculares

Graças ao efeito que essa vitamina exerce na redução do LDL, o chamado colesterol ruim, o consumo de alimentos ricos em vitamina A favorecem a saúde cardiovascular, diminuindo os riscos de infarto e até mesmo AVC – Acidente Vascular Cerebral.

10 – Ajuda o cabelo crescer rápido e a ter pele saudável

Além de propiciar ossos fortes, além de pele, cabelo, dentes e gengivas saudáveis. A vitamina A serve para fazer o cabelo crescer mais rápido e de forma mais saudável, quando ela é utilizada como alimento e não quando é adicionada em fórmulas de shampoo ou condicionadores.

 

beneficios-vitamina-a-excesso-doencas

Doenças e Problemas causados pela falta dessa vitamina

A carência dessa vitamina, assim como no caso da maioria dos nutrientes, pode gerar diversos sintomas desagradáveis e até mesmo problemas de saúde mais sérios. Entre esses sintomas e problemas, estão:

Danos na saúde ocular

Pessoas com carência de vitamina A podem apresentar problemas na visão que consistem na dificuldade para enxergar focos de luz, sobretudo durante à noite. Essa doença é conhecida como cegueira noturna. Além disso, a ausência dessa vitamina no organismo pode contribuir para o glaucoma (aumento da pressão ocular).

Aumento da frequência de infecções e inflamações

Pelo fato de a deficiência dessa vitamina impactar nas defesas imunológicas, o organismo se torna mais suscetível a episódios de inflamações, infecções, gripes, resfriados, viroses etc.

Diarreia

Também em virtude da diminuição da imunidade, é possível que as pessoas que sofrem com a deficiência dessa vitamina (principalmente crianças e idosos), apresentem episódios de diarreia.

Enfraquecimento dos ossos

A ausência dessa vitamina no organismo prejudica a saúde óssea, causando problemas de crescimento nas crianças e aumentando os riscos de osteoporose em adultos (sobretudo nas mulheres, que naturalmente perdem mais cálcio).

Aspecto envelhecido da pele

Não é por acaso que essa vitamina é essencial para a beleza. A falta dela causa um aspecto envelhecido na pele, principalmente do rosto e mãos.

Unhas quebradiças

As unhas também são prejudicadas pela falta de vitamina A, ficando fracas, quebradiças e com uma coloração opaca.

Insônia, fadiga e depressão

A falta dessa vitamina é altamente prejudicial ao sistema nervoso. Desse modo, além de as pessoas terem dificuldade de memória e concentração, é possível que ocorra dificuldade de dormir, cansaço e até mesmo sintomas de depressão.

É preciso atenção especial quando crianças e idosos apresentam cansaço além do normal, já que pode ser um forte indício de carência nutricional e quadros anêmicos. A insônia pode ser causada por diversos fatores, procure um médico.

 

 

Principais Fontes de Vitamina A

Existem vários alimentos que apresentam quantidades interessantes da vitamina em questão. Podemos citar alguns deles, como:

  • Bife de fígado de vaca;
  • Óleo de peixe;
  • Leite de vaca pasteurizado;
  • Queijos frescos;
  • Manteiga sem sal;
  • Ovo cozido;
  • Tomate;
  • Mamão formosa;
  • Espinafre;
  • Couve-manteiga;
  • Cenoura;
  • Manga;
  • Batata-doce assada.

Por esta razão, é indispensável incluir esses itens nas refeições diárias, principalmente no caso de idosos e crianças, que naturalmente precisam de maiores doses dessa vitamina.

Saiba mais sobre: Alimentos Ricos em Vitamina A

 

fontes-alimentos-ricos-vitamina-a

 

 

E os Suplementos Vitamínicos?

Embora as pessoas busquem corrigir deficiências nutricionais por meio da alimentação, nem sempre é possível obter resultados satisfatórios, já que muitas vezes a deficiência alcançou patamares significativos, sendo necessário resolver o problema de forma rápida.

Com o devido acompanhamento médico, é necessário fazer uso de suplementos com vitamina A quando o paciente apresenta um déficit muito grande no organismo ou já possui algum desconforto ou doença oriunda dessa carência.

É indispensável o acompanhamento médico com a finalidade de definir quais casos requerem suplementação e a dosagem de acordo com o histórico clínico.

Isso é importante pois, em excesso, a vitamina A pode prejudicar o organismo, causando:

  • Dor de cabeça;
  • Cansaço;
  • Visão turva;
  • Náuseas;
  • Sonolência;
  • Falta de apetite;
  • Queda de cabelo;
  • Coceira e descamação na pele.

 

Exames e Consultas Médicas

Além de mensurar os níveis dessa vitamina, recomenda-se fazer um check-up geral por meio de exames laboratoriais para análise de demais nutrientes.

Sobretudo no caso de pessoas com má alimentação, baixa imunidade, crianças e idosos, é comum que a carência de determinado nutriente seja acompanhada pela deficiência de outros.

Caberá ao médico identificar essa situação e prescrever o melhor tratamento com suplementos. Com todas essas informações, fica fácil entender como a vitamina A é primordial para a saúde do organismo, sendo um dos principais nutrientes para a saúde de crianças, adultos e idosos.

Normalmente encontrada em duas formas, uma proveniente do óleo natural de ligado de peixe e outra dispersível na água. Os suplementos dispersíveis na água são acetatos ou palmitatos, recomendados para todos aqueles que apresentam intolerância ao óleo, particularmente as pessoas que sofrem de acne.

  

Toxicidade:

  • Mais de 100.000 Ul por dia – se tomados durante muitos meses – podem produzir efeitos tóxicos em adultos.
  • Mais de 18.500 Ul diários podem produzir efeitos tóxicos em crianças (uma xícara de cenouras cortadas e cozidas também contém 15.000 IJT de vitamina A).
  • Os sintomas de toxicidade incluem perda de cabelo, náusea, vômitos, diarreia, pele escamosa, visão turva, exantemas, dores ósseas, menstruação irregular, cansaço, dores de cabeça e aumento do volume do ligado.

 

Dicas Rápidas:

  • Se você toma pílula anticoncepcional, sua necessidade de vitamina A diminui.
  • Não tome essa vitamina com óleo mineral.
  • A vitamina A protege a vitamina C contra oxidação.
  • Não acrescente essa vitamina à dieta de seu cão ou gato, a não ser que um veterinário aconselhe expressamente.
  • Se estiver tomando algum remédio com colestiramina para reduzir o colesterol, sua absorção dessa vitamina ficará reduzida e você provavelmente precisará de um suplemento.
  • Para evitar acúmulo no organismo, tome suplemento apenas durante cinco dias da semana depois pare durante dois dias.

 

fontes: draxe, OSU

 

 

CONFIRA A TABELA DE VITAMINAS COMPLETA

Conheça outras Vitaminas: Vitamina DVitamina E | Vitamina C | Vitamina B12

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também: