Quais os Alimentos Ricos em Vitamina A – Fontes em Frutas e Legumes

Para que nosso organismo se mantenha equilibrado e vendendo saúde, é indispensável que ele usufrua de todas as vitaminas necessárias para cada função específica do corpo.

Os alimentos ricos em vitamina A, por exemplo, atuam na reprodução celular, equilíbrio dos hormônios e fortalecimento do sistema imunológico.

Além disso, a vitamina A atua favorecendo a saúde dos ossos e dentes, proporciona o rejuvenescimento da pele e cabelo, entre outros benefícios.

 

Principais Alimentos Ricos em Vitamina A

alimentos-vitamina-a

Para que sua saúde se mantenha em dia, preparamos uma lista toda especial considerando os alimentos ricos em vitamina A. Confira!

Publicidade

Cenoura

A cenoura é considerada um alimento riquíssimo em betacaroteno, substância esta que se converte em vitamina A no organismo. No entanto, para que seja possível uma melhor absorção dos nutrientes, ela deve ser consumida crua. Ótimo alimento para a saúde dos olhos!

Manga

A cor amarela já denota os alimentos ricos em vitamina A. Este é o caso da manga que da mesma forma que a cenoura, também é rica em betacaroteno.

Abóbora

A abóbora também é riquíssima em betacaroteno, sendo facilmente absorvida pelo organismo que transforma esta substância em vitamina A.

Mamão

O mamão, esta deliciosa opção para alimentar-se no café da manhã, possui alto nível de betacaroteno e por esta razão consiste numa excelente fonte de vitamina A.

Tomate

O tomate faz parte dos alimentos que estão no grupo dos recomendados quanto à ingestão adequada de vitamina A.

Couve

A couve, seja consumida crua, em sucos ou saladas e até mesmo refogada com um fio de azeite, integra o grupo dos alimentos ricos em vitamina A, além de possuir uma grande quantidade de ferro.

Ovos de galinha

Os ovos também são potentes fontes de vitamina A, sobretudo as claras, podendo ser preparadas com outros ingredientes como tomates, espinafre etc, que potencializem a absorção do nutriente. Ótima fonte de proteína para quem quer ganhar massa muscular, mas tome cuidado com o consumo excessivo das gemas pois possuem gordura.

Espinafre

E por falar em espinafre, além de possuir uma grande quantidade de ferro, ele é muito rico em vitamina A.

Publicidade

Os nutricionistas recomendam consumi-lo cru ou no vapor, mantendo a correta absorção dos nutrientes.

Pimentão vermelho

O pimentão vermelho também não poderia deixar de estar na lista dos alimentos ricos em vitamina A.

Para potencializar a absorção deste alimento, é interessante misturá-lo a outros alimentos como tomate ou cenouras.

Damasco

Esta pequena e saborosa fruta condensa uma grande quantidade de vitamina A, podendo ser consumido em saladas ou também misturado com iogurtes. Fica uma delícia!

Batata doce

A batata doce, desde que cozida com casca e sem sal, além de conter uma grande quantidade de potássio, também é riquíssima em vitamina A, proporcionando um bem imenso ao organismo. Ótimo alimento para quem está de dieta para ganho de massa muscular e necessita de carboidratos de qualidade.

Fígado bovino

O fígado bovino se destaca condensando uma enorme quantidade deste nutriente. Para diminuir a quantidade de gordura ingerida, os nutricionistas recomendam o preparo cozido ou assado ao invés de fritá-lo.

Agrião

Uma deliciosa salada de agrião também é grande fonte de betacaroteno, sendo rapidamente absorvido pelo organismo e transformado em vitamina A.

Conclusão – Vitamina A

Como você já deve ter percebido, os alimentos ricos em vitamina A são muito acessíveis e fáceis de preparar. Ótimos para quem é vegetariano também, pois há muitas opções em verduras.

algumas informações: font

 

 

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também: