Vitamina B1 (Viamina) – Benefícios, Alimentos e Fontes Ricas

A vitamina B1 (conhecida como Viamina)  é Solúvel na água. Como todas as vitaminas do complexo B, qualquer excesso é excretado e não armazenado no organismo. Deve ser reposta diariamente. A medida deve ser feita em miligramas (mg).

As vitaminas B1 são sinérgicas, isto é, são mais potentes juntas do que quando usadas separadamente. A B, a B2 e a B6 devem ter equilíbrio equitativo (ou seja, 50 mg de B,, 50 mg de Bz e 50 mg de B6) para que funcionem eficazmente.

A dose média diária recomendada para os adultos é de 1,0 a 1,5 mg. Durante a gravidez e o aleitamento, recomendam-se doses de 1,4 a 1,6 mg.

A necessidade aumenta durante as enfermidades, a estafa e em cirurgias. E conhecida como a “vitamina da disposição” devido aos efeitos benéficos sobre o sistema nervoso e disposição mental. Tem um leve efeito diurético.

Publicidade

vitamina-b

Benefícios da Vitamina B1

Estimular o crescimento. Ajudar a digestão, particularmente de carboidratos. Melhorar sua atitude mental. Manter o funcionamento normal do sistema nervoso, dos músculos e do coração. Ajudar a combater o enjoo. Aliviar as dores dentárias pós-operatórias. Auxiliar no tratamento da herpes-zoster.

Doenças causadas pela deficiência:

Beribéri

Fontes naturais – Alimentos Ricos em Vitamina B1 (viamina):

Existem diferentes tipos de alimentos que apresentam a Vitamina B. Não importa se você é vegetariano ou se você gosta de saborear uma carne, as opções são inúmeras! Podemos citar alguns alimentos:

Levedura seca, farelo de arroz, trigo integral, cereais, amendoim, carne de porco, a maioria dos vegetais, farelo de trigo, leite.

cereais-alimentos-ricos-em-vitamina-b

Suplementos vitamínicos:

Normalmente encontrada em dosagem de baixa e alta concentração – em geral de 50 mg, 100 mg e 500 mg. Sua eficácia é maior nas fórmulas de complexo B, balanceadas com B e B6. E ainda mais efetiva quando a fórmula contém o antiestafa ácido pantotênico, ácido fólico e vitamina B12. As doses diárias mais comuns são de 100 mg e 300 mg.

Dicas Rápidas

Se você é fumante, gosta de bebidas alcoólicas ou consome muito açúcar, precisa de uma quantidade maior de vitamina B.

Toxicidade:

Não há toxicidade conhecida para essa vitamina B1 solúvel na água. Qualquer excesso é excretado pela urina; não é armazenada de forma alguma em tecidos ou órgãos. Sintomas raros de dosagens excessivas incluem tremores, herpes, edema, nervosismo, batimento cardíaco rápido e alergias.

Inimigos:

Publicidade

O calor do fogo destrói facilmente esta vitamina B. Outros inimigos da Vitamina B1 são a cafeína, o álcool, os métodos de processamento de alimentos, ar, água, estrógeno, antiácidos e medicamentos com sulfa.

TABELA COMPLETA DE VITAMINAS

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também: