Vitamina B12 – Benefícios, Para que Serve (função), Excesso e Deficiência

A vitamina B12 é também chamada de cobalamina, é um componente hidrossolúvel que é armazenado pelo nosso organismo para atuar em diversos processos do corpo. A população mundial vive um colapso por deficiência dessa importante vitamina, alguns especialistas afirmam que é uma epidemia silenciosa.

Se você tem interesse em saber mais sobre a vitamina B12, continue lendo esse artigo e tenha informações relevantes sobre sua função, fontes de alimentos, benefícios e quais os prejuízos para o organismo a ausência dessa vitamina pode gerar.


vitamina-B12

6 BENEFÍCIOS DA VITAMINA B12

A vitamina B12 trata inúmeras disfunções metabólicas e oferece inúmeros benefícios para saúde, entre os principais estão:

1 –  Reduz os riscos de câncer

Já é base de estudos em alguns centros de pesquisas, pois o consumo adequado de vitamina B12 fortalece o sistema imunológico e previne câncer do cólon, cervical e próstata.

Publicidade

2 –  Previne doenças do coração

A vitamina B12 controla os níveis do aminoácido homocisteína, um grande causador de doenças cardíacas e derrames. Além disso, a vitamina já é apontada como grande aliada no controle de colesterol e pressão arterial.

3 – Evita perda de memória

A falta de vitamina B12 causa danos ao sistema nervoso e neurológico, podendo causar distúrbios psiquiátricos e prejudicar as funções cognitivas, além de ser um agravante para doenças como a demência e o Alzheimer.

4 – Previne a anemia

A vitamina B12 é responsável por produzir os glóbulos vermelhos que evitam a anemia megaloblástica que pode ocasionar formigamentos, dificuldades de andar e fadiga crônica.

5 – Melhora o aspecto da pele e dos cabelos

Como essa vitamina desempenha um papel importante na regeneração das células, ela é capaz de revigorar a pele, fortalecer os cabelos e unhas.

6 – Combate a ansiedade e depressão

A s vitaminas do complexo B, inclusive a B12 estão ligadas ao sistema nervoso contribuindo para evitar transtornos de depressão, ansiedade e pânico que incomodam muitas pessoas.

A vitamina B12 é essencial para melhorar o processo cognitivo, aprendizagem, concentração e memória.

 

Para que serve?

A vitamina B12 é pertencente ao grupo vitamínico do complexo B, ela é essencial para a saúde do sangue e de todo o sistema nervoso, pois ela produz os glóbulos vermelhos que são a síntese dos neurotransmissores que mantém o metabolismo das células e também toda a conduta neurológica.

 

Deficiência (falta): Doenças causadas

Geralmente, a falta de vitamina B12 é assintomática, pois podem ser confundida com outras condições de saúde. A deficiência dessa vitamina pode ser causada por alguns fatores como:

Publicidade

–  Carência de nutrientes ( é comum em pessoas vegetarianas que não fazem uma alimentação equilibrada). Mesmo em onívoros que possuem uma alimentação desregrada também podem ser acometidos por essa deficiência.

–  Problemas de absorção da vitamina também são preocupantes, isso é devido alguma cirurgia do estomago, crescimento anormal de bactérias no intestino delgado, entre outras condições como medicamentos para diabetes e doenças auto imunes que também podem colaborar para a não absorção correta da vitamina B12.

Alguns sintomas:

  • Falta de concentração
  • Diarréia
  • Língua inchada
  • Cansaço e fraqueza
  • Batimentos cardíacos acelerados
  • Pele muito pálida
  • Asma
  • Problemas de memória
  • Problemas digestivos
  • Falta de apetite
  • Formigamentos nas mãos e nos pés

A deficiência da doença causada pela falta de B12 é chamada anemia. É uma condição em que o corpo começa a fazer glóbulos vermelhos que são maiores em tamanho do que os normais e estas células não são capazes de transportar o oxigênio corretamente em todo o corpo.

 

O que pode causar deficiência dessa Vitamina?

Consumo excessivo de álcool: Beber um monte de bebidas alcoólicas é muitas vezes diretamente responsável por esse tipo de deficiência.

Os transtornos no sistema imunológico também podem levar a esse tipo de deficiências. Aumento da ingestão de drogas ingestão regular de drogas que são usadas para reduzir a acidez também são uma das causas da deficiência de vitamina B12.

Trabalho impróprio do Intestino Delgado: Qualquer condição que pode afetar o funcionamento normal do intestino delgado pode causar o paciente a desenvolver uma deficiência de B12. Estas condições incluem doença celíaca, parasitas que residem no intestino, doença de Crohn, etc


Alimentos: Principais Fontes de Vitamina B12

A vitamina B12 é encontrada naturalmente em uma ampla variedade de alimentos de origem animal  como na carne bovina e suína. Além disso também podemos encontra-la nos ovos, leite e queijo.

 

fontes vitamina b12
Alguns Alimentos Ricos em Vitamina B12

Alimentos de origem animal:

  • Frutos do mar ( peixes, mariscos, salmão, truta, arrenque, ostras, caranguejo, mexilhões);
  • Laticínios ( leite, queijos, iogurtes);
  • Frango, ovos;
  • Carne bovina magra, fígado,
  • Carne de javali, carne de coelho, cordeiro, vitela, porco;

Alimentos de origem vegetal:

  • Cereais matinais;
  • Alimentos à base de soja ( carne de soja, leite de soja, suco de soja);
  • Creme de amendoim;

Fontes de vegetais, frutas, algas  e levedura de cerveja possuem substâncias análogas ao B12 e que bloqueiam a absorção da verdadeira vitamina, por isso, vegetarianos e veganos devem consultar um nutricionista e fazer a suplementação dessa vitamina para suprir a deficiência.

 

O que pode acontecer se você não consumir vitamina B12?

A falta de Vitamina B12 pode causar Anemia perniciosa e lesão cerebral. A anemia perniciosa é uma doença autoimune que afeta a mucosa gástrica e resulta em atrofia gástrica. Os sintomas de pessoas que possuem anemia são: redução do paladar, diarreia, dormência e formigamento nos pés e mãos e fraqueza muscular.

Embora muitos dos sintomas melhoram com o tratamento, alguns problemas causados pela condição pode ser irreversível, se deixados sem tratamento.

 

Tratamento para deficiência da vitamina

O diagnóstico para detectar a falta de vitamina B12 no organismo é feita na dosagem de metilmalônico e homocisteína, que geralmente estão elevadas quando a pessoa está com a anemia por deficiência dessa vitamina.

Em casos mais leves, o tratamento é embasado em alterações na alimentação e suplementação, no entanto, em casos mais graves são orientadas injeções intramuscular. A dosagem deve ser recomendada por um médico, alguns pacientes precisam das injeções por um breve período, outros por toda a vida.

Se você suspeitar de deficiência de vitamina B12 no seu organismo, procure um médico para realizar o diagnóstico. O profissional que atende essa especialidade é o Clínico geral, Gastro ou o Imunologista.

 

Dosagem ideal diária recomendada

  • Adultos – após as 14 anos – 3 mcg
  • Mulheres gestantes – 3,5 mcg
  • Crianças de 1 a 4 anos – 1 mcg
  • Crianças de 4 a 7 anos – 1,5 mcg
  • Crianças de 7 a 10 anos – 1,8 mcg
  • Crianças dos 10 aos 13 anos – 2 mcg

A Vitamina B12 não é bem assimilada pelo estômago e é frequentemente utilizada em combinação com outras vitaminas B em vários produtos de vitamina do complexo B.

Uma dieta baixa em vitamina B12 e alta em ácido fólico (como a vegetariana) frequentemente mascara uma deficiência.

Uma glândula tireoide que funcione perfeitamente ajuda a boa absorção da vitamina B12. Os sintomas de deficiência em B12 podem levar mais de cinco anos para aparecer após esgotadas as reservas do organismo.

 

Dicas Rápidas:

Possui problemas no coração? Consulte o seu médico se tomar um suplemento de vitamina B12 pode ser interessante para sua dieta.

Associada ao ácido fólico, a vitamina B12 pode ser um revitalizador eficiente. Por estranho que pareça, grandes consumidores de proteínas podem precisar, também, de doses extras desta vitamina, que funciona sinergicamente com quase todas as outras vitaminas B, da mesma forma que com as vitaminas A, E e C.

Para mulheres, a vitamina B12 pode ser útil – como parte integrante do complexo B – um pouco antes e durante a menstruação.

Se você tem sido um comedor de carne típico para a maioria de sua vida, seu corpo pode ter guardado o suficiente de vitamina B12 para prevenir a deficiência ostensiva para os próximos anos.

 

Excesso e Contraindicações:

Estudos mostram que altas presenças de vitamina B12, encontradas em carnes e em produtos lácteos, pode causar o aparecimento de acnes.

Não há registro de casos de toxicidade da vitamina B12, mesmo em regimes de altas dosagens.

fontes: webmd, health, UMM

 

Vídeo com Dicas sobre Vitamina B12

 

Saiba mais sobre outras vitaminas: Vitamina D, Vitamina C, Vitamina E, Vitamina A

TABELA COMPLETA DE VITAMINAS

 

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também: