Vitamina B12 – Os Benefícios e Doenças causadas pela Falta

A Vitamina B12 é uma importante vitamina para nossa vida e que, por algum motivo, não é muito procurada pelas pessoas. Ela é Solúvel na água e eficaz em doses muito reduzidas são comumente conhecidas como a “vitamina vermelha” e também como cianocobalamina.


Benefícios da Vitamina B12

Vitamina-B12

  • Formar e regenerar células vermelhas do sangue, prevenindo a anemia.
  • Promover o crescimento e estimular o apetite das crianças.
  • Aumentar a energia.
  • Manter o sistema nervoso saudável.
  • Utilizar adequadamente as gorduras, carboidratos e proteínas.
  • Amenizar a irritabilidade.
  • Aumentar a capacidade de concentração, memória e equilíbrio.


Principais Fontes de Vitamina B12

A vitamina B12 é encontrada naturalmente em uma ampla variedade de alimentos de origem animal  como na carne bovina e suína. Além disso também podemos encontra-la nos ovos, leite e queijo.

fontes-vitamina-b12

 

Deficiência de Vitamina B12

Uma ingestão regular de vitamina B12 é necessária para o bom funcionamento do corpo e quando o corpo não recebe o suficiente para seu bom funcionamento; É conhecida como deficiência de vitamina B12. O oxigênio no sangue é transportado ao redor do corpo pelos glóbulos vermelhos e para a produção adequada de glóbulos vermelhos no corpo, a vitamina B12 é necessária.

A deficiência da doença causada pela falta de B12 é chamada anemia. É uma condição em que o corpo começa a fazer glóbulos vermelhos que são maiores em tamanho do que os normais e estas células não são capazes de transportar o oxigênio corretamente em todo o corpo.

O que pode causar deficiência dessa Vitamina?

Consumo excessivo de álcool: Beber um monte de bebidas alcoólicas é muitas vezes diretamente responsável por esse tipo de deficiência.

Os transtornos no sistema imunológico também podem levar a esse tipo de deficiências. Aumento da ingestão de drogas ingestão regular de drogas que são usadas para reduzir a acidez também são uma das causas da deficiência de vitamina B12.

Trabalho impróprio do Intestino Delgado: Qualquer condição que pode afetar o funcionamento normal do intestino delgado pode causar o paciente a desenvolver uma deficiência de B12. Estas condições incluem doença celíaca, parasitas que residem no intestino, doença de Crohn, etc

Doenças causadas pela deficiência de Vitamina B12

A falta de Vitamina B12 pode causar Anemia perniciosa e lesão cerebral. A anemia perniciosa é uma doença autoimune que afeta a mucosa gástrica e resulta em atrofia gástrica. Os sintomas de pessoas que possuem anemia são: redução do paladar, diarreia, dormência e formigamento nos pés e mãos e fraqueza muscular.

Embora muitos dos sintomas melhoram com o tratamento, alguns problemas causados pela condição pode ser irreversível, se deixados sem tratamento.

Dicas Rápidas:

Se você for vegetariano e excluiu ovos e laticínios de sua dieta, precisa de suplementação de vitamina E.

Possui problemas no coração? Consulte o seu médico se tomar um suplemento de vitamina B12 pode ser interessante para sua dieta.

Associada ao ácido fólico, a vitamina B12 pode ser um revitalizador eficiente. Por estranho que pareça, grandes consumidores de proteínas podem precisar, também, de doses extras desta vitamina, que funciona sinergicamente com quase todas as outras vitaminas B, da mesma forma que com as vitaminas A, E e C.

Para mulheres, a vitamina B12 pode ser útil – como parte integrante do complexo B – um pouco antes e durante a menstruação.

Se você tem sido um comedor de carne típico para a maioria de sua vida, seu corpo pode ter guardado o suficiente de vitamina B12 para prevenir a deficiência ostensiva para os próximos anos.

E os Suplementos vitamínicos?

Como a vitamina 132 não é bem absorvida através do estômago, recomenda-se a  forma sublingual ou a de liberação gradual acompanhada de sorbitol, para que possa ser assimilada no intestino delgado (EUA).

Os suplementos de vitamina B12 podem ser encontrados em diversas doses, de 50 mcg a 2 mil mcg (EUA). Normalmente os médicos prescrevem injeções de vitamina B1.

Se existe indicação de deficiência grave ou de extremo cansaço, esse método poderá ser a suplementação mais indicada. As doses diárias mais usadas são de 5 mcg a 100 mcg.

Toxicidade:

Não há registro de casos de toxicidade da vitamina B12, mesmo em regimes de altas dosagens.

Ácidos A

Ácidos e álcalis, água, luz solar, álcool, estrógeno, comprimidos para dormir.

Medidas da Vitamina B12

É medida em microgramas (mcg). E a única vitamina que contêm elementos minerais essenciais. A Vitamina B12 não é bem assimilada pelo estômago. A vitamina B12 é frequentemente utilizada em combinação com outras vitaminas B em vários produtos de vitamina do complexo B.

Precisa ser associada ao cálcio durante a absorção para beneficiar adequadamente o organismo. A dose recomendada para adultos é de 3 mcg, sugerindo-se quantidades maiores para gestantes e lactantes. Uma dieta baixa em vitamina B12 e alta em ácido fólico (como a vegetariana) frequentemente mascara uma deficiência em vitamina B12.

Uma glândula tireoide que funcione perfeitamente ajuda a boa absorção da vitamina B12. Os sintomas de deficiência em B12 podem levar mais de cinco anos para aparecer após esgotadas as reservas do organismo.
fontes: webmd, health, UMM

 

Vídeo com Dicas sobre Vitamina B12

 

TABELA COMPLETA DE VITAMINAS

 

 


dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui