Vitamina B2 – Benefícios, Alimentos e Fontes Ricas

A Vitamina B2 é uma vitamina solúvel na água, de fácil absorção. A quantidade excretada depende das necessidades do organismo e pode ser acompanhada por perda de proteína.

Há uma forte probabilidade de você ter deficiência de vitamina B2 se faz uma dieta restrita e prolongada para úlcera ou diabetes (se você está sob tratamento médico para uma enfermidade específica, converse com seu médico antes de alterar seu regime alimentar atual ou de iniciar um regime diferente).

Tal como as outras vitaminas B, não é armazenada e deve ser reposta regularmente através de alimentos integrais ou suplementos. Também é conhecida como vitamina G.

Mede-se em miligramas (mg). Ao contrário da tiamina, a riboflavina não é destruída pelo calor, oxidação ou ácidos. Para adultos normais, a dose diária recomendada (DDR) é de 1,2 a 1,7 mg. Quantidades um pouco mais altas são sugeridas durante a gravidez e a amamentação.

Publicidade

A necessidade aumenta em situações de estafa. A deficiência vitamínica mais comum nos Estados Unidos é a de riboflavina.

vitamina-b2

Benefícios da Vitamina B2

  • Ajudar o crescimento e a reprodução.
  • Formar pele, unhas e cabelos saudáveis.
  • Ajudar a resolver o problema de boca, lábios e língua doloridos.
  • Beneficiar a visão e aliviar o cansaço dos olhos.
  • Funcionar com outras substâncias para metabolizar os carboidratos, as gorduras e as proteínas.

Doenças causadas pela deficiência:

A falta de Vitamina B12 pode causar Ariboflavinose (lesões na boca, lábios, pele e órgãos genitais).

Fontes naturais – Alimentos ricos em Vitamina B2

A vitamina B2 pode ser encontra em alguns alimentos que são consumidos de forma corriqueira entre os brasileiros, como o Leite e os Ovos. Além disso, podemos encontrar a Vitamina B2 em vários outros alimentos, como no fígado, rim, levedura, queijo, verduras, peixe…

alimentos-ricos-em-vitamina-b2

Dicas:

  • Se você está tomando pílula anticoncepcional, se está grávida ou amamentando, tem maior necessidade de vitamina.
  • Se come pouca quantidade de carne vermelha ou de laticínios, deve aumentar sua dosagem.
  • Todas as condições de estafa exigem dosagens adicionais de complexo B.
  • Esta vitamina é mais eficiente se ingerida junto com as vitaminas B6, C e a niacina.
  • Se você estiver tomando algum antineoplásico (anticâncer) com metotrexate, a vitamina B em excesso pode diminuir o efeito do medicamento.

Suplementos vitamínicos:

Encontrada em alta e baixa concentração, mais frequentemente de 100 mg (EUA). Como a maioria das vitaminas do complexo B, é mais eficaz quando está incluída em uma fórmula bem equilibrada com as outras vitaminas B.

As doses diárias mais frequentes são de 100 mg e 300 mg.

Toxicidade:

Não se conhecem os efeitos tóxicos. Possíveis sintomas de doses acima do normal incluem coceira, torpor, sensação de afogueamento ou de formigamento.

Inimigos:

Luz – especialmente ultravioleta – e álcalis são destrutivos para a riboflavina. Por exemplo: a luz destrói a riboflavina existente no leite acondicionado em garrafas transparentes; o mesmo não acontece no leite embalado em caixas opacas.

Outros inimigos naturais são a água (a vitamina B2 se dissolve nos líquidos de cozimento), medicamentos que contêm sulfa, estrógeno e álcool.

Publicidade

TABELA COMPLETA DE VITAMINAS

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também: