VITAMINA C – 10 Benefícios para Combater Doenças: Carência e Excesso

A maioria das pessoas buscam aumentar o consumo de Vitamina C somente quando estão gripadas ou resfriadas. Porém, é muito importante manter o consumo dessa substância, que também é chamada de ácido ascórbico, de forma regular.

Neste artigo iremos apresentar os principais benefícios e as doenças e problemas que podem ser causadas com a falta desta vitamina. Além disso também iremos apresentar alguns alimentos ricos em vitamina C.

 

vitamina-c

 

Benefícios da Vitamina C – Para que Serve?

A vitamina C pertence ao grupo dos nutrientes mais importantes para o organismo, sendo crucial para manter o bem-estar físico e mental.

Abaixo apresentamos os principais benefícios da Vitamina C:

Publicidade

  • Reduz os sintomas de gripes e resfriados
  • É eficiente contra o estresse
  • Combate o envelhecimento da pele
  • Aumenta a absorção de ferro
  • Diminui crescimento de tumores
  • Evita doenças oftalmológicas
  • Reduz o risco de derrames

 

BENEFÍCIOS DA VITAMINA C

1 – Fortalece o sistema imunológico

Também chamada de ácido ascórbico, essa vitamina é crucial para manter o bom funcionamento do sistema imunológico, ou seja, as defesas naturais do organismo.

Isso faz com que o corpo seja mais resistente a episódios de gripes, resfriados, doenças respiratórias em geral, infecções, viroses etc.

2 – Ajuda a emagrecer

Graças às propriedades adstringentes dessa vitamina, ela é essencial para o processo de emagrecimento, promovendo uma verdadeira faxina no organismo ao eliminar o excesso de gordura e açúcar – os principais vilões do peso.

3 – Previne e combate a anemia

A vitamina C potencializa a absorção do ferro – substância essencial para estimular a formação de glóbulos vermelhos –, atuando na prevenção e tratamento da anemia, uma doença que afeta principalmente crianças, gestantes e idosos.

4 – Previne o câncer

O ácido ascórbico é rico em antioxidantes, substâncias responsáveis por inibir a ação dos radicais livres causadores de diversos problemas nas células, entre eles o câncer.

5 – Inibe os efeitos do envelhecimento

Graças também aos antioxidantes, essa vitamina é capaz de inibir os efeitos do envelhecimento, já que ela favorece a pele e os cabelos, deixando-os menos oleosos, naturalmente hidratados e melhora a limpeza dos poros.

6 – Previne e ajuda a tratar doenças cardíacas

Essa vitamina é de suma importância para a saúde do coração. Ao promover a limpeza das artérias, ela ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e previne a hipertensão, doença que afeta inúmeras pessoas pelo mundo e está muito associada à obesidade.

7 – Favorece a saúde dos olhos

Os antioxidantes presentes nessa vitamina são fundamentais para proteger os olhos, combatendo os radicais livres causadores de doenças como a catarata.

Publicidade

8 – Combate sintomas do estresse

Embora poucas pessoas saibam disso, outro dos benefícios da vitamina C consiste em inibir a ação do cortisol, o perigoso hormônio do estresse, responsável por causar diversas complicações no organismo.

Por isso, para pessoas que necessitam lidar com período de estresse, é fundamental ingerir alimentos ricos dessa vitamina.

9 – Previne e ajuda a tratar o diabetes

Pelo fato de o ácido ascórbico diminuir os níveis de açúcar no sangue, essa vitamina é indispensável para prevenir ou manter o diabetes sob controle, evitando os chamados picos glicêmicos.

10 – Favorece o ganho de massa muscular

Ingerir alimentos ricos dessa vitamina após os treinos ajuda a combater as dores musculares e favorece a síntese de proteínas magras, ajudando também na perda de peso.

Alimentos que Possuem Vitamina C

alimentos-ricos-em-vitamina-c-fontes

Uma dieta comum adequada, incluindo vegetais verdes e suco de laranja ou tomate, pode fornecer 100 mg de ácido ascór­bico por dia. Muitas pessoas, to­davia, não obtêm nem mesmo esta pequena quantidade

Além de adotar o consumo desses alimentos no cardápio semanal, é necessário priorizar o consumo deles na versão orgânica, ou seja, sem adição de agrotóxicos.

Isso fará com que o organismo aos poucos esteja desintoxicado de uma série de substâncias prejudiciais, potencializando os efeitos dessa vitamina e dos demais nutrientes ingeridos.

CONFIRA A LISTA: FRUTAS E ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C

A falta da Vitamina: O que a DEFICIÊNCIA dela causa?

A importância dessa vitamina é tão grande que a falta dela causa diversas complicações no organismo. Entre os sintomas relacionados à carência desse nutriente, estão:

  • Diminuição das defesas imunológicas;
  • Episódios constantes de gripes, resfriados e demais doenças respiratórias;
  • Falta de disposição;
  • Sonolência;
  • Ocorrência de hematomas;
  • Dores musculares e articulares;
  • Hemorragias nasais;
  • Hemorragias na gengiva;
  • Perda de coloração da gengiva;
  • Dificuldades quanto à cicatrização de feridas ou procedimentos pós-cirúrgicos;
  • Perda de peso;
  • Problemas nos dentes (inclusive perda);
  • Dores nos ossos;
  • Pele ressecada;
  • Queda de cabelo;
  • Falta de ar;
  • Depressão;

Ao ter um ou mais desses sintomas é indispensável procurar um médico para a realização de exames laboratoriais que apontam os níveis dessa vitamina no organismo.

Mediante quadro de cada paciente, é necessário que, além de uma dieta equilibrada, sejam recomendados suplementos alimentares com a finalidade de suprir a carência desse nutriente de forma mais rápida.

Constatou-se que um suprimento insuficiente da Vitamina C essencial faz com que o animal apresente sintomas de escorbuto (doença que causa hemorragias), incluindo hemorragias intramusculares e subcutâneas, dores articulares, um enfraquecimento geral do tecido conjuntivo (pele, tendões, paredes dos vasos sanguíneos), letargia, perda do apetite e anemia.

A vitamina C (ácido ascórbico) é necessária para a cicatrização dos cortes, incluindo queimaduras. Com uma ingestão reduzida de ácido ascórbico os cortes cicatrizam lentamente e o tecido de cicatrização é fraco, de modo que os cortes se abrem novamente com facilidade. O aumento na ingestão do ácido ascórbico leva a uma aceleração do processo cicatricial e à formação de tecido de cicatrização mais forte.

 

deficiencia-vitamina-c

 

 

Dicas extras para fortalecer o sistema imunológico

Além de manter o equilíbrio dos níveis de vitamina C no organismo, para ter um sistema imunológico forte é fundamental:

Dormir bem

A qualidade do sono é essencial para manter as defesas naturais do organismo, já que durante o sono são liberados importantes hormônios que metabolizam cada nutriente ingerido, fazendo com que o corpo esteja disposto para as atividades do dia seguinte.

Por isso, é indicado dormir 8 horas todas as noites, estabelecendo horários fixos para deitar e levantar.

Pessoas que sofrem de problemas para dormir poderão fazer uso de um chá medicinal de camomila, capim-cidreira, valeriana, jasmim ou erva-doce, plantas reconhecidas por suas propriedades relaxantes.

Ter uma atividade física

Além de evitar uma série de doenças e manter o peso sob controle, durante os exercícios físicos são liberados hormônios que aumentam as resistências imunológicas, tornando o organismo menos suscetível à ação de bactérias, vírus, fungos e parasitas causadores de infecções e várias outras doenças.

Inclusive, a prática regular de atividade física contribui para aliviar sintomas do estresse, ansiedade e depressão.

Beber 2 litros de água todos os dias

Para manter a saúde do organismo é indispensável ingerir 2 litros de água todos os dias. Além de hidratar o corpo, ela elimina uma série de toxinas responsáveis por causar inflamações e infecções, desde as simples às mais graves.

Esse líquido é de suma importância para o bom funcionamento dos rins e também para limpar o fígado, contribuindo para o emagrecimento.

Respirar melhor

Quem aprende a respirar melhor naturalmente aumenta as defesas do organismo. Para isso, é interessante adotar a prática de meditação ou yoga. Além de favorecer a respiração, elas melhoram a postura e auxiliam as pessoas a lidarem com períodos de estresse.

Com essas informações fica fácil compreender como a vitamina C é importante para o organismo atuando no equilíbrio de todas as funções.

 

Alimentos Cozidos possuem Menos Vitamina C?

O ácido ascórbico dos ali­mentos é facilmente destruído pelo cozimento a temperaturas elevadas, especialmente na pre­sença de cobre e de alguns ou­tros metais. Os alimentos cozi­dos retêm usualmente cerca de metade do ácido ascórbico pre­sente nos alimentos crus.

A per­da da vitamina pode ser reduzi­da pelo cozimento por curtos períodos, com quantidade pe­quena de água e utilizando tam­bém a água do cozimento, uma vez que ela extrai pane da vita­mina existente no alimento.

 

resfriados-gripe-vitamina-c-doencas

 

Vitamina em Cápsula e Fervescente

O ácido ascórbico puro que buscamos nos alimentos ricos em Vitamina C pode ser obtido em farmácias como um medicamen­to, em pó na forma cristalina e, também, como comprimidos ou tabletes.

Este ácido ascórbico é descrito algumas vezes como ácido ascórbico sintético. Ele é idêntico ao ácido ascórbico pre­sente nos alimentos e geralmente fabricado a partir de açúcar natural por um processo que envolve duas reações químicas. A matéria-prima usual é a dex­trose, também chamada glico­se, açúcar de uva, açúcar do mel, açúcar do milho ou açúcar do amido. Ela existe no mel e em muitos outros alimentos natu­rais.

 

Quantidade Diária

A ingestão ótima (ideal) de ácido ascórbico (vitamina C) – isto é, a quantidade diária desse elemento que propicia uma saúde ade­quada – é ainda desconhecida e, sem dúvida, varia de pessoa para pessoa.

Excesso de Vitamina C

A vitamina C não é urna substância perigosa. Ele é des­crito na literatura médica como “virtualmente não-tóxico”. Co­baias que receberam por via oral ou intravenosa metade de 1% de seu peso corporal de ascor­bato de sódio (sal sódico do áci­do ascórbico) ao dia, por um período de vários dias, não apre­sentaram sintomas de toxicida­de.

O único efeito colateral do excesso da Vitamina referido foi diarréia durante os primeiros três ou quatro dias. Os pacientes com doenças virais ou esquizofrenia receberam até 100 g/dia sem qualquer sinal de toxicidade. Uma quantidade elevada (vári­os gramas) de ácido ascórbico ingerido sem qualquer outro ali­mento pode ocasionar algum distúrbio estomacal e diarreia em algumas pessoas.

Saiba mais sobre a Vitamina C – Vídeo

CONFIRA A TABELA DE VITAMINAS COMPLETA

Conheça outras Vitaminas: Vitamina DVitamina E | Vitamina A | Vitamina B12

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também: