Alimentos Ricos em Vitamina C – Principais Frutas e Fontes da Vitamina

alimentos-ricos-em-vitamina-c

A vitamina C é muito consumida no combate de gripes e resfriados. Além disso, sua falta pode causar doenças como o escorbuto (doença crônica causada pela carência de vitamina C levando a hemorragias). Confira aqui maiores informações e benefícios sobre a vitamina c.

 

Top 5 Frutas: Alimentos Ricos em Vitamina C

Abaixo separamos as principais frutas ricas em vitamina C.

Acerola

Também chamada cereja-das-antilhas ou cereja-do-pará, é a campeã absoluta em matéria de Vitamina C (ácido ascórbico), com teores que variam de 1.000 a 5.000 mg por 100 gra­mas :de polpa.

A fruta tem o tamanho de uma pitanga e o formato de uma cereja. É suculenta, azedinha, de sa­bor acentuado. Desde 1984,- a Universidade Rural de Pernam­buço distribui sementes para os agri­cultores de todo o-Brasil. Com a ce­rejinha podem-se fazer – ótimos sucos e sorvetes. Um cuidado: em excesso, a fruta é laxante.

Publicidade

vitamina-c-frutas-alimentos-fontes

 

Araçá

Parente da goiaba (ambas pertencem à família das mirtáceas), existem várias espécies que crescem espontaneamente em numerosas re­giões brasileiras. Todas têm em co­mum o alto teor de vitamina C: cer­ca de 326 mg por 100  de polpa.

A variedade mais cultivada é o araçá­- de-coroa, um arbusto com 4 a 5 ai de altura. Seus frutos, pequenos, são amarelados ou vermelhos, arredon­dados ou semelhantes a uma pêra, com polpa branca ou arroxeada, do­ce e levemente ácida.

Delicioso ao natural, dele se faz também um doce semelhante à goiabada

 

Caju

Brasileiríssimo, azedinho, perfumado, é uma das glórias do Nqnleste, onde encontra clima extremamente favorável. A fruta de polpa amarelada apresenta 219mg de vitamina C por 100 gramas de polpa. Já a fruta avermelhada apresenta menos quantidade (170mg).

 

Abacaxi

Muito utilizado para fazer suco e sobremesas (como recheios de bolos) o Abacaxi, fruto rico em vitamina C, é facilmente encontrado pelo Brasil. A qualidade mais cultivada (prin­cipalmente no Nordeste) é o abacaxi-pérola, de polpa branca, baixa acidez e suco abundante. Delicioso também é o aba­caxi havaiano.

O fruto maior, de polpa amarela, com elevado teor de acidez e açúcares, é produzido em grande escala na região Sudeste. Encontram-se abacaxis durante o ano inteiro no país, mas os de melhor qualidade são colhidos nos meses de verão.

 

Mamão

O mamoeiro é natural da América Tropical. No Brasil encontra-se ótimas regiões para o seu cultivo, o qual faz desse fruto muito consumido em todos os estados.

O tamanho do fruto é muito variável de 200 g a 7 kg. Os mamões de qualidade crescem em clima quente e úmido (Amazô­nia e litoral do Nordeste); têm polpa amarelo-ouro ou averme­lhada, suculenta, doce e cheirosíssima. Ótima para sucos e cremes, a fruta rica em Vitamina C muito consumida no café da manhã.

Publicidade

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também: