Vitamina D – Benefícios, Alimentos e Fontes Ricas (Combater Doenças)

Você anda com ossos e dentes do corpo fracos? Costuma ficar muito resfriado? Então talvez uma pequena mudança em sua dieta, adicionando alimentos ricos em Vitamina D, pode ser o suficiente para melhorar sua qualidade de vida.

Apesar do nome, a vitamina D é considerada uma pró-hormona e não realmente uma vitamina. Isto se deve porque o nosso corpo é capaz de produzir a sua própria vitamina D, através da exposição aos raios solares.

vitamina-D

A falta de vitamina D pode levar a deformidades ósseas, tais como  o raquitismo infantil. Além disso, também pode ser causador de dor nos ossos, como resultado de uma condição chamada osteomalacia.

A Vitamina D é solúvel em gorduras e é obtida tomando-se sol ou através de dieta (os raios ultravioletas atuam sobre os óleos da pele, produzindo a vitamina, que, em seguida, é absorvida pelo organismo). Quando ingerida oralmente, a vitamina D é absorvida com as gorduras através das paredes intestinais.

Publicidade

 

Benefícios da Vitamina D

Utilizar adequadamente o cálcio e o fósforo necessário para dentes e ossos fortes. Tomada juntamente com as vitaminas A e C, pode ajudar na prevenção de resfriados. Além disso, a vitamina D desempenha um papel importante na regulação do cálcio e manutenção dos níveis de fósforo no sangue

Ajuda no tratamento da conjuntivite e pode Contribuir para a assimilação da vitamina A. é sugerido para fornecer um efeito protetor contra várias doenças e condições, tais como o cancro , diabetes tipo 1 e esclerose múltipla .

Doenças causadas pela deficiência:

Dentre as doenças que podem surgir com a falta de Vitamina D, podemos citar: Raquitismo, destruição dentária grave, osteomalacia, osteoporose senil.

As mulheres grávidas que são deficientes em vitamina D parecem estar em maior risco de desenvolver pré-eclâmpsia.

 

Fontes: Alimentos Ricos em Vitamina D

A vitamina D é encontrada em poucos alimentos. A carne de peixes gordos (como salmão, atum e cavala) e peixes óleos de fígado estão entre as melhores fontes. Porém, caso você não consuma carne, você pode encontrar essa vitamina em outros alimentos. Citamos alguns:

Óleos de fígado de peixe, Sardinha, Arenque, Salmão, Atum, Leite, Laticínios, Laranja…

fonte-vitamina-d

Dicas Rápidas

Quem toma medicamento anticonvulsivante provavelmente deve aumentar a ingestão de vitamina D.

Deve-se aumentar a dose ingerida pelas crianças que não tomam leite reforçado com vitamina D.

Publicidade

As pessoas de pele escura que vivem em climas frios normalmente necessitam de maior quantidade de vitamina D.

Com vitamina D à dieta de seu cão ou gato, a não ser com orientação expressa do veterinário. A vitamina D é mais eficaz quando tomada junto com as vitaminas A, C, colina, cálcio e fósforo.

Pessoas que tomam pouco Sol…

As pessoas que vivem em cidades grandes, particularmente em áreas densamente nebulosas, devem aumentar sua dosagem de vitamina D. A nebulosidade reduz os raios do Sol que produzem vitamina D. Depois que o corpo ficou bronzeado, a pele não produz mais vitamina D.

Os trabalhadores noturnos, freiras e pessoas cuja maneira de vestir ou estilo de vida impede-os de tomar sol devem aumentar a quantidade de vitamina D em sua dieta. Além disso, pessoas com peles escuras, como os negros, podem necessitar de suplementação.

Doses Diárias

Mede-se em Unidades Internacionais, ou microgramas de colecalciferol (mcg). A dose diária recomendada para os adultos é de 400 UI ou 5 mcg a 10 mcg.

Toxicidade:

Doses diárias de 25.000 UI, por um tempo prolongado, podem produzir efeitos tóxicos nos adultos.

Doses diárias acima de 5.000 UI, para algumas pessoas, produzem reações adversas. Os sinais tóxicos são: Sede incomum, ardência nos olhos, coceira na pele, vômitos, diarreia, urgência urinária, depósitos anormais de cálcio nas paredes dos vasos sanguíneos, no fígado, pulmões, rins e estômago.

Mais informações (em inglês): 1, 2, 3

 

Vídeo com Dicas sobre a Vitamina D

 

CONFIRA A COMPLETA DE VITAMINAS

Conheça outras Vitaminas: Vitamina A | Vitamina E | Vitamina C | Vitamina B12

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também: