Vitamina K – O que é, importância, Pra que serve e principais fontes

vitamina-k

A Vitamina K é tida como uma das principais para a saúde do organismo, exercendo diversas funções para prevenir e tratar doenças. Para saber detalhes a respeito da importância desse nutriente, confira nosso post.

Vitamina K – O que é?

Também conhecida pelos médicos como vitamina anti-hemorrágica, trata-se de uma substância lipossolúvel, dividindo-se em 3 categorias:

  • Vitamina K1 – Encontrada em hortaliças e óleos vegetais;
  • Vitamina K2 – Produzida naturalmente pela flora intestinal;
  • Vitamina K3 – Feita em laboratório, sendo utilizada na produção de medicamentos e suplementos.

Vitamina K – Qual a importância dela para o organismo?

Previne e combate hemorragias

A síntese hepática de proteínas promovida por essa vitamina é essencial na prevenção e combate a hemorragias e para a cicatrização de feridas, contribuindo para a coagulação adequada no sangue.

Essencial para a saúde dos ossos

A Vitamina K é uma das principais substâncias que favorecem a absorção do cálcio pelo organismo.

Publicidade

Esse mineral é indispensável para fortalecer a estrutura de ossos e dentes, aumentar a densidade óssea, evitar a ocorrência de fraturas e até mesmo prevenir e tratar doenças mais sérias, como a osteoporose.

Inclusive, pessoas diagnosticadas com osteoporose frequentemente necessitam fazer uso de suplementos de Vitamina K.

Contribui para o bom desenvolvimento dos bebês

Essa vitamina costuma ser ministrada para bebês prematuros, já que pela fragilidade orgânica, eles possuem maiores chances de ter hemorragias.

Favorece as funções cognitivas

Pesquisas sinalizam que o bom nível dessa vitamina no organismo está associado à melhora das funções cognitivas, principalmente a memória. Esse efeito positivo é ainda mais notável em idosos.

Vitamina K – Quais os sintomas e causas da deficiência?

Sangramento nasal

Tanto em crianças quanto em adultos e idosos, esse é um dos principais sintomas quanto à falta dessa vitamina no organismo, sendo motivo de alerta para uma consulta médica.

Publicidade

Sangramento nas gengivas

Muitas pessoas atribuem o sangramento na gengiva a um problema bucal. No entanto, na maioria das vezes isso está relacionado à deficiência de Vitamina K.

Hematomas no corpo

Hematomas com coloração roxa ou esverdeada podem indicar a falta dessa e de outras vitaminas no organismo.

Presença de sangue na urina

Além de outros fatores como ocorrência de infecções nos rins e bexiga, a presença de sangue na urina pode estar relacionada às baixas quantidades de Vitamina K no corpo.

Difícil cicatrização

Feridas, lesões ou cortes que demoram a cicatrizar ou que apresentam vasão de sangue além do comum são fortes indicativos da pouca quantidade dessa vitamina.

Por esse motivo, é comum que antes de procedimentos cirúrgicos o médico avalie a quantidade de Vitamina K presente no sangue, evitando problemas de coagulação e hemorragias.

Maior intensidade no fluxo menstrual

Um fluxo menstrual acima do normal pode ser um indicativo da diminuição dos níveis dessa vitamina no organismo, sendo essencial procurar um médico para verificar a causa do problema e evitar quadros anêmicos.

Vitamina K – Quais são as principais fontes?

  • Ovo cozido;
  • Fígado bovino;
  • Morango;
  • Alface;
  • Aspargos;
  • Couve-manteiga cozida;
  • Acelga;
  • Cenoura;
  • Brócolis;
  • Espinafre;
  • Couve-flor cozida;
  • Couve-de-Bruxelas cozida;
  • Pepino cru;
  • Amora;
  • Nabo;
  • Pinhão;
  • Abóbora;

Obs.: pessoas que fazem uso de medicamentos para afinar ou diluir o sangue não devem exagerar no consumo desses alimentos, sendo necessário verificar com o médico as quantidades recomendáveis. O excesso de Vitamina K pode anular o efeito desses medicamentos, causando sérios problemas para a saúde.

vitamina-k-beneficios

Vitamina K – Quando é o momento de utilizar suplementos?

Mediante avaliação médica e realização de exames, o médico poderá recomendar os suplementos para tratar os problemas quanto à deficiência de forma mais rápida.

Embora seja altamente eficaz, o uso de suplementos deve ser exclusivamente recomendado por um médico, estabelecendo tempo de tratamento e dosagens de acordo com o quadro clínico de cada paciente.

Também é necessário contar com orientação médica pelo fato de que, em excesso, essa vitamina pode causar complicações no organismo.

Vitamina K – Problemas causados pelo excesso

  • Dificuldade de respirar;
  • Dores no tórax;
  • Hiperbilirrubinemia em recém-nascidos.

Vitamina K – Como melhorar a absorção?

Além de consumir alimentos ricos dessa vitamina e/ou ingerir suplementos, é indispensável considerar alguns outros pontos, que são:

Alimentação orgânica

O consumo de alimentos orgânicos consiste em um dos temas mais tratados atualmente quanto à saúde, longevidade e qualidade de vida.

Priorizar o consumo de vegetais (frutas, verduras e legumes) e ovos no formato orgânico (sem adição de agrotóxicos), consiste em um grande benefício para o organismo, favorecendo também as atividades do fígado e melhorando consideravelmente a saúde do sangue.

Reduzir drasticamente o consumo de alimentos industrializados é outra medida essencial, já que eles possuem grande quantidade de componentes químicos que intoxicam o organismo e provocam a inflamação das células.

Beber bastante água

Não é novidade que o organismo como um todo se beneficia pela água. Esse líquido hidrata, limpa e favorece a circulação de nutrientes que desempenham funções específicas no corpo.

Por essa razão, é essencial beber 2 litros de água todos os dias, preferencialmente filtrada ou mineral.

Também recomenda-se diminuir consideravelmente o consumo de refrigerantes, sucos de caixinha, café e bebidas alcoólicas.

Tais bebidas devem ser substituídas por sucos frescos naturais, chás naturais, água de coco e é claro, muita água pura.

Ter uma atividade física

Os hormônios liberados durante a prática de exercícios físicos são de grande ajuda para a saúde física e mental, estimulando o metabolismo e fortalecendo o sistema imunológico.

Assim, a atividade física contribui para a boa absorção dos nutrientes ingeridos por meio da alimentação e de suplementos, entre eles a Vitamina K. Por fortalecer os ossos, esse nutriente é essencial para atletas.

Cuidar do sono

Boas noites de sono são sinônimo de saúde e longevidade, já que durante essas horas de descanso físico e mental, o corpo produz hormônios, reequilibra funções orgânicas, restabelece a disposição e ajuda na síntese de nutrientes essenciais para a saúde.

A combinação de todos esses cuidados com alimentação adequada e acompanhamento médico não só evitam a deficiência de Vitamina K como também de outras vitaminas, minerais, fibras, proteínas, carboidratos e demais substâncias fundamentais para a saúde do corpo.

Publicidade

Imagens-   saudenacomida.com.br         serbiotrendies.com


Assuntos Interessantes: