Aprenda Preparar Banho de Assento com Bicarbonato de Sódio

O banho de assento é uma prática bastante utilizada para curar problemas genitais, esse hábito é antigo e muito usual em algumas civilizações que não tinham acesso a tratamentos convencionais com medicamentos. Inclusive, é comum até hoje em algumas situações de saúde, muitos médicos recomendam dependendo da condição do paciente.

 

Banho de Assento com Bicarbonato de Sódio

 

Mas, o que é um banho de assento? É o ato de sentar sobre uma mistura feita com água morna para aliviar a dor, diminuir o inchaço ou tratar problemas na vagina e no ânus.

Existem muitos casos onde o banho de assento pode fazer a diferença, como por exemplo: Depois de partos normal, hemorróidas, fissuras anais e infecções vaginais. Para esses, há uma grande infinidade de receitas, mas, nesse artigo vamos abordar um em específico, por isso, aprenda preparar banho de assento com bicarbonato de sódio para candidíase e demais problemas vaginais.

Aprenda Preparar Banho de Assento com Bicarbonato de Sódio

O banho de assento com bicarbonato de sódio serve como um complemento no tratamento de afecções vaginais como vaginite e candidíase. Entretanto, essa ação beneficia a circulação sanguínea, metabolismo e toda área compreendida entre a vagina e ânus sendo uma boa opção para o alívio de dores, coceiras e inchaços.

Publicidade
Publicidade

Existem diversos tipos de banho de assento que podem ser frios, mornos e quentes. Porém, vamos falar do banho de assento com bicarbonato de sódio devido suas grandes propriedades para tratar infecções vaginais.

A vantagem do bicarbonato de sódio é o seu poder de alcalinizar a vagina, ele combate os fungos sem tirar o pH natural necessário para proteger o órgão. O principal fungo que ataca as genitais femininas é a Cândida, esse problema pode causar muita coceira, corrimentos brancos espessos tipo leite coalhado, mau cheiro e inchaço nos lábios.

Aprenda Preparar Banho de Assento com Bicarbonato de Sódio – Passo a Passo

1º Passo –  Você vai precisar dos seguintes itens:

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • Bacia grande (se tiver banheira pode utilizar e dobrar a receita se for preciso)
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

2º Passo – Para o banho de assento com bicarbonato de sódio você precisa ferver a água e adicionar o produto.

Nesse intervalo entre o passo 1 e 2 higienize muito bem a bacia ou banheira que vai utilizar para o procedimento.

3º Passo – Coloque a mistura em uma bacia ou na banheira, é necessário cobrir todo o baixo ventre. A posição é com os pés apoiados e agachada (pode utilizar um banco baixo para isso), não sente no chão da bacia ou da banheira. (Antes de fazer o banho de assento, lave a vagina com água quente).

4º Passo – Você deve ficar na posição por uns 20 minutos, por isso, busque uma forma confortável.

Publicidade
Publicidade

* O banho de assento com bicarbonato de sódio pode ser feito até 2 vezes por dia até que os sintomas sejam amenizados.

Orientação Médica

É muito importante frisar que o banho de assento com bicarbonato de sódio não substitui consultas médicas, ele serve como um grande aliado no tratamento. Algumas infecções vaginais como a candidíase podem ser mais resistentes em algumas mulheres e devem ser tratadas por um profissional. Saiba quando você deve buscar orientação:

  • A candidíase costuma apresentar sintomas mais fortes nos primeiros 3 dias, após esse prazo, eles tendem a diminuir e no 7º dia devem cessar por completo. Se isso, não acontecer, você deve procurar um médico, pois se trata de um fungo mais resistente;
  • Mulheres que sofrem com infecções vaginais constantes também devem procurar orientação médica, pois é preciso avaliar as causas desse problema;
  • Jovens que estão iniciando a vida sexual e pegam candidíase pela primeira vez é essencial buscar um tratamento médico para receber orientações.

Causas da Candidíase

As infecções vaginais podem estar relacionadas a outros problemas de saúde como: Diabetes, problemas hormonais HIV e a baixa no sistema imunológico que pode ser provocada por fatores como:

  • Noites mal dormidas;
  • Alimentação deficiente de vitaminas e minerais;
  • Uso de antibióticos;
  • Uso de anticoncepcionais;
  • Abuso de carboidratos, doces e álcool;
  • Gripes;
  • Estresse, ansiedade e depressão;
  • Uso de drogas ilícitas.

Outras possíveis causas da candidíase são: Roupas muito apertadas, uso coletivo de toalhas de banho, roupas íntimas molhadas por muito tempo (biquíni e maiô em praias e piscinas), calcinhas sintéticas, gravidez, relações sexuais sem proteção.

O banho de assento com bicarbonato de sódio pode ajudar em todos esses casos, é um grande aliado no combate ao fungo. Existem formas para evitar essas infecções, pequenas ações podem diminuir a incidência desse problema.

Como Evitar a Candidíase

  • Invista em uma alimentação rica em nutrientes como frutas, verduras, cereais integrais, sementes, pois eles são alcalinos e previnem infecções;
  • Evite gorduras, doces, carboidratos em excesso e carnes processadas como linguiças, nuggets, hambúrguer, salsicha;
  • Derivados de leite como queijos e iogurtes devem ser consumidos com moderação, pois também modificam o pH vaginal;
  • Utilize roupas íntimas confortáveis e dê preferência para tecidos que não sejam sintéticos;
  • Evite calças jeans muito apertadas, elas tiram toda a ventilação da área intima e facilitam o crescimento do fungo, já que ele gosta de lugares quentes e úmidos;
  • Jamais utilize toalhas compartilhadas;
  • Use preservativo.

A candidíase aparece muito em grávidas devido as alterações hormonais. Se você se encontra nessa situação ou tem algum problema de saúde é indispensável procurar um médico antes de realizar qualquer tratamento natural, inclusive o banho de assento com bicarbonato de sódio. A saúde sempre deve ser colocada em primeiro lugar, por isso, cuide-se.

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


9 − sete =