Benefícios do Chá de Artemísia

A Artemísia também é conhecida como erva de fogo, erva de São João, losna, rainha das ervas e camomila do campo. Seu nome científico é Artemísia Vulgares L sendo utilizada como erva medicinal desde a época da idade média.

Existem outras espécies de Artemísia como o absintum, dracunculus, ludoviciana, pontica, lactiflora e a annua, porém suas propriedades são muito parecidas. Por isso, vamos destacar a Artemísia Vulgares (mais conhecida no Brasil) e a Artemísia annua (conhecida pelos benefícios no combate a malária e o câncer).

chá-de-artemísia

Hoje, a Artemísia é um remédio popular muito utilizado como calmante e no tratamento de problemas como dores de cabeça e infecção urinária. Mas, existem muitas curiosidades dessa planta que você precisa conhecer, continue lendo esse artigo e saiba mais sobre as propriedades, contraindicações, como fazer e os benefícios do chá de Artemísia.

Propriedades e Benefícios do Chá de Artemísia

Agora você vai conhecer quais são as principais propriedades do chá de Artemísia e para que elas servem. Confira:

Publicidade
Publicidade

1- Propriedades Anti-inflamatórias

Esse grande potencial anti-inflamatório é um dos benefícios do chá de Artemísia que podem curar a artrite, inclusive já existem estudos que mostram sua eficiência em desinflamar as articulações e diminuir as dores sentidas pelos portadores dessa doença.

Essas propriedades anti-inflamatórias ainda ajudam a combater doenças respiratórias como: renite, sinusite e asma.

2- Propriedades Digestivas e Depurativas

O chá de Artemísia é um grande aliado no sistema digestivo, pois combate a azia, má digestão, gases que se criam no intestino e a diarréia. É um grande depurativo responsável por eliminar as toxinas através da normalização das funções digestivas e intestinais.

3- Propriedade Anti Anêmicas

A anemia é uma condição que pode ser causada pela falta de vitamina B12, o mineral ferro, doença inflamatória e parasitas no intestino. Os benefícios anti-inflamatórios e digestivos podem ajudar a evitar elevar os níveis de hemoglobina no organismo.

4- Propriedades Analgésicas

Os benefícios do chá de Artemísia combatem os sintomas da TPM acalmando as dores abdominais, cólicas, dores de cabeça, dores nas mamas e outros incômodos nas mulheres desse período do mês.

5-  Propriedades Antiepiléticas

Os benefícios do chá de Artemísia podem ser aliados no tratamento de epilepsia, pois ajudam a prevenir convulsões.

6- Propriedades Anticâncer

Alguns estudos em andamento mostram que os benefícios do chá de Artemísia annua podem prevenir alguns tipos de câncer como de pulmão, mama e próstata. O médico inglês Dr. Saputo afirma que essa erva pode ser utilizada na fabricação de um poderoso medicamento anti cancro através da artemisinina pura.

7- Propriedades Calmantes

A erva possui o efeito calmante ideal para tratar distúrbios nervosos como estresse, ansiedade e depressão.

Publicidade
Publicidade

8- Benefícios do Chá de Artemísia para a Malária

Ainda não existe nenhuma vacina para prevenir a malária, entretanto, o Ministério Mundial da Saúde (OMS) indica um tratamento extraído da planta Artemísia annua. Antigamente os povos da China e do Vietnã faziam muito chá com essa erva para conter a febre da malária.

A espécie mais comum no Brasil é chamada de Artemísia que se refere a Artemísia vulgaris, já Artemísia annua é outra espécie da erva que tem sua origem na China e em outros Países da Ásia, mas pertencem a mesma família.

Onde encontrar?

Os benefícios do chá de artemísia podem ser facilmente usufruídos, a maioria das lojas de produtos naturais possuem esse produto. Antigamente, a Artemísia annua só era encontrada facilmente em Países da Ásia como a China e o Vietnã, alguns pesquisadores resolveram trazer a planta para ser cultivada no Brasil com o objetivo de desenvolver o medicamento para a malária, essa patente é exclusiva da UNICAMP para extração da artemisinina pura.

Como fazer?

Para aproveitar todos os benefícios do chá de Artemísia é preciso seguir as seguintes recomendações, confira:

Chá de Artemísia para digestão

Ingredientes

  • 1 litro da água
  • 1 colher de sopa de folhas de Artemísia

Modo de preparo

1- Ferva a água as folhas de Artemísia até levantar a fervura;

2- Deixe descansar abafado por 10 minutos.

Beba até 3 xícaras por dia.

Chá de Artemísia para Diminuir os Sintomas da TPM

Ingredientes

  • 1 xícara de água quente
  • 1 colher de chá de folhas de Artemísia

Modo de preparo:

1- Coloque as folhas dentro da água quente;

2- Deixe descansar por 5 minutos;

Beba 3 xícaras ao dia

Chá de Artemísia para Prevenir Espasmos

Ingredientes

  • Meio litro de água
  • 1 colher de sopa das folhas de Artemísia

Modo de preparo

1- Ferva a água juntamente com a folhas por 10 minutos;

2- Beba até 4 xícaras ao dia.

Efeitos Colaterais

O consumo em excesso dessa planta pode ser tóxico, por isso, respeite a posologia diária. Pessoas alérgicas ao pólen da Artemísia também devem evitar a sua ingestão.

Qualquer reação estranha no seu organismo após a ingestão do chá de Artemísia, suspenda o uso.

Contraindicações 

benefícios-do-chá-de-artemísiaEmbora os benefícios do chá de Artemísia são muitos, a planta deve ser evitada por mulheres grávidas e que estejam amamentando. A erva também não pode ser consumida crua.

Mulheres que tomam anticoncepcionais orais devem ler a bula do medicamento antes de ingerir o chá de Artemísia (erva de são João), geralmente existem interações medicamentosas que podem interferir na eficácia do método contraceptivo.

Se você possui algum problema de saúde e toma medicamentos de uso contínuo, informe ao seu médico sobre o chá de Artemísia. Não faça nenhum tratamento sem o conhecimento do profissional, mesmo que seja natural.

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


13 + quinze =