Chá de Arruda – 7 Benefícios, Contraindicações e Efeitos colaterais – Como Fazer

Mas afinal, você sabe para que serve o chá de arruda? O nome científico da arruda é Ruta Graveolens L. É uma planta muito conhecida para afastar o mau olhado, mas isso, não é de agora, desde a idade média a arruda é utilizada para esse fim.

Porém, essa planta também se mostra muito benéfica para tratamentos medicinais caseiros indicada para inúmeras terapias. Se você quer conhecer todas as propriedades medicinais, benefícios, contraindicações e efeitos colaterais do chá de arruda, continue lendo esse artigo!

chá-de-arruda

Propriedades do Chá de Arruda

Essa planta tem diversas propriedades terapêuticas atuando como:

  • Calmante;
  • Anti inflamatória;
  • Anti bactericida;
  • Analgésica;
  • Adstringente;
  • Cicatrizante;
  • Propriedades antiespasmódicas.

O chá de arruda também possui flavonóides, alcalóides, taninos, furacumarinas e rutina colaborando para a força nos vasos sanguíneos.

Publicidade

7 Benefícios do Chá de Arruda

O chá de arruda possui benefícios muito importantes e pode trazer o aumento do bem-estar para quem consome. Conheça 7 condições de saúde que podem ser tratados com essa planta aromática.

1- Alterações Menstruais

As mulheres podem se beneficiar com o seu uso, pois ela reduz as cólicas devido sua ação analgésica. Além disso, a planta favorece a limpeza do útero.

Esse chá não pode ser usado por grávidas.

2- Desintoxica os Rins e Melhora o Sistema Urinário

Excelente alternativa para eliminar todas as toxinas do organismo, esse chá ajuda os rins no processo de filtragem eliminando todos agentes que possam causar infecção no trato urinário. Isso se deve as propriedades anti-inflamatórias presentes na planta que tratam problemas de incontinência urinária.

3- Trata a Asma

O chá de arruda ajuda no combate as inflamações respiratórias como a asma, pois funciona como um corticóide natural.

4- Diminui os Sintomas das Dores Reumáticas (gota e reumatismo)

Devido suas propriedades antiespasmódicas o chá de arruda ameniza as dores causadas por essas doenças reumáticas. Isso permite que as pessoas portadoras desse problema tenham mais mobilidade.

5- Combate a Prisão de Ventre e a Dor Intestinal

Como o chá de arruda possui propriedades adstringentes que permitem a melhoria no trânsito intestinal e a expulsão de vermes e parasitas que habitam o órgão, por isso, quem sofre de prisão de ventre pode encontrar nessa planta uma forma de amenizar o problema.

6- Ajuda no Controle da Ansiedade

A ansiedade é uma condição em que a pessoa possui diversos sintomas de excessiva inquietação. As propriedades calmantes do chá de arruda chamadas undecanona e metilnoniceltona podem diminuir a ansiedade.

Publicidade

7-  Inchaços no Corpo

Mais uma vez o efeito adstringente desse chá entra em ação e pode combater o acúmulo de líquidos no organismo eliminado o inchaço nas pernas.

O chá de arruda ainda ajuda combater inúmeras inflamações no organismo como conjuntivites, dores de ouvido, dores de cabeça e olhos cansados.

Como Plantar a Arruda?

A planta pode ultrapassar 1 metro de altura, além de preparo de chás, a arruda pode ser utilizada para temperos, no entanto, ela deve usada com parcimônia devido seu alto poder tóxico.

As folhas e flores suntuosas da arruda também favorecem o cultivo para ornamento em quintais e jardins. Outra curiosidade dessa planta, é o seu poder repelente que mantém insetos e ratos afastados, mas suas flores lindas e amarelas servem de alimento para as abelhas.

A planta se desenvolve melhor em temperaturas amenas com exposição na luz solar constante, mas também tem um bom crescimento em caso de sombra parcial. As sementes germinam em até 3 semanas, quando atingirem esse tempo, é bom replantá-las em um lugar maior para que se desenvolvam com folga.

A arruda pode ser plantada diretamente no solo ou vasos grandes. Após 120 dias já é possível colher as folhas e flores. No entanto, a plantação pode durar décadas.

Como Fazer o Chá de Arruda

1- Receita de Chá de Arruda

Ingredientes

  • 1 litro da água
  • 2 colheres de sopa ou 1 punhado de arruda fresca

Modo de preparo

1- Ferva a água e a arruda, mantenha tampado por 30 minutos.

2- Coe e beba até 3 xícaras por dia.

Para dar um sabor no seu chá, você pode adicionar outros ingredientes como a canela, veja a receita.

2 – Chá de arruda com canela

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 1 colher de sopa de arruda
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó

Modo de preparo

1- Ferva todos os ingredientes;

2- Deixe o preparo tampado por alguns minutos para descansar;

3- Coe e beba 2 xícaras por dia.

Efeitos Colaterais 

Se tomado em excesso, o chá de arruda pode ser tóxico. Por isso, siga as instruções corretas de uso já mencionadas acima. Além disso, pode provocar hemorragias, enjôos, vômitos, diarréias, dores no abdômen, sonolência e convulsões.

Contraindicações

  • Mulheres grávidas não podem utilizar esse chá, pois essa planta promove contrações na musculatura do útero podendo ocorrer sangramentos;
  • A planta também não é indicada para lactantes já que a substância da arruda pode contaminar o leite.
  • Pessoas que possuem predisposição a convulsões também devem evitar a arruda.

É verdade que o chá de arruda pode trazer muitos benefícios a sua saúde, no entanto, não é por causa disso que você vai tomar litros e litros diariamente. Todos os remédios, inclusive os naturais devem ser tomados com cautela, pois eles também possuem suas contraindicações.

É importante seguir as recomendações para que os efeitos colaterais não sejam superiores aos benefícios. Beba com moderação e caso sentir algum sintoma, suspenda o uso. O chá de arruda não substitui nenhum tratamento médico.

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*