12 Benefícios do Chá de Oliveira – Para que Serve? Colaterais

O chá de oliveira consiste em um remédio natural amplamente utilizado para o tratamento de diversas doenças. Para saber em quais casos este chá é recomendado e também aprender como prepará-lo, basta conferir nosso post.

Para que serve o chá de oliveira?

  • Para auxiliar no emagrecimento;
  • No controle do diabetes;
  • Na redução do inchaço corporal (muitas vezes causado pela retenção de líquidos);
  • Para acelerar o metabolismo;
  • No combate a inflamações;
  • Na prevenção e tratamento de doenças cardíacas, incluindo a hipertensão e arritmia;
  • Para reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL);
  • No tratamento de doenças do fígado;
  • Para combater o envelhecimento precoce;
  • No combate a problemas no sistema imunológico (atuando na prevenção de infecções, gripes e resfriados etc);
  • Para prevenir e combater a osteoporose;
  • No auxílio à eliminação de pedras nos rins.

Como fazer o chá

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 3 colheres (sopa) de erva de folhas de oliveira.

Preparo

  • Colocar a água para esquentar;
  • Assim que iniciar o processo de fervura, adicionar as folhas de oliveira em erva;
  • Desligar o fogo e abafar a mistura por 10 minutos, fazendo com que a água absorva bem as propriedades da oliveira;
  • Coar e beber o chá morno.

Efeitos colaterais do chá de oliveira

Embora este chá ofereça diversos benefícios para a saúde, para que não sejam apresentados efeitos colaterais é necessário jamais ingerir uma quantidade que ultrapasse 1 litro por dia.

Publicidade

Também recomenda-se que após consumir este chá por 15 dias, seja feita uma pausa de 10 a 15 dias antes de reiniciar o consumo.

Contraindicações

O consumo do chá de oliveira é contraindicado nas seguintes situações:

  • Gestantes;
  • Mulheres que estão amamentando;
  • Crianças menores de 12 anos;
  • Pessoas que apresentam reações alérgicas a esta planta.

A oliveira trata-se da árvore que produz azeitonas, sendo este fruto também utilizado para a produção de azeite. Para saber todos os benefícios que as folhas desta árvore proporcionam para a saúde e quais as melhores maneiras de inseri-las no cardápio diário, basta conferir nosso post!

Quais são os benefícios da oliveira?

1 – Ajuda a emagrecer

Uma das propriedades da oliveira consiste no fato de ela ser considerada uma importante aliada no processo de emagrecimento, sendo responsável por acelerar o metabolismo e potencializar a queima de gordura.

2 – Previne e combate inflamações

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, as folhas de oliveira, além de atuarem na desinflamação das células, estimulando a perda de peso, também auxiliam o organismo na recuperação de diversas inflamações oriundas da ação de agentes nocivos ao corpo.

3 – Combate o diabetes

Estudos comprovam que a suplementação alimentar feita com as folhas desta árvore produziram efeitos muito benéficos na sensibilidade do organismo à insulina, uma substância responsável por equilibrar os níveis de glicose na corrente sanguínea.

4 – Fortalece o coração

O azeite é reconhecido em todo mundo como um dos alimentos que mais favorecem a saúde do coração. O motivo não é por acaso.

As folhas de oliveira são ricas em propriedades medicinais que contribuem para o bom funcionamento desta grande “máquina” do corpo humano.

Publicidade

5 – Equilibra a pressão arterial

Além de fortalecerem o coração, as substâncias fitoquímicas presentes na oliveira favorecem a circulação sanguínea por meio do relaxamento das artérias, prevenindo e combatendo a hipertensão, uma doença que afeta inúmeras pessoas no Brasil e no mundo. Além disso, o consumo regular do chá de folhas de oliveira auxilia no tratamento da arritmia cardíaca.

6 – Diminui o colesterol ruim

As folhas de oliveira também são ricas em compostos capazes de diminuir os níveis de colesterol ruim na corrente sanguínea, o chamado LDL.

Com isso, naturalmente as artérias são desobstruídas e o corpo consegue eliminar as gorduras em excesso com muito mais facilidade.

7 – Estimula e protege o fígado

Ricas em propriedades hematoprotetoras, as folhas de oliveira estimulam as funções do fígado e também protegem este órgão contra o acúmulo de toxinas perniciosas ao organismo.

Além disso, o chá dessas folhas também evita uma doença cada vez mais comum em todo mundo: a gordura no fígado.

8 – Evita o envelhecimento precoce

Por possuir excelente concentração de antioxidantes responsáveis pelo combate aos radicais livres, as oliveiras são tidas como poderosas combatentes naturais do envelhecimento precoce.

Portanto, além de oferecer diversos benefícios à saúde, o consumo do chá dessas folhas proporciona um aspecto muito mais rejuvenescido para as pessoas.

9 – Fortalece as defesas imunológicas

Graças às substâncias conhecidas como hidroxitirosol, polifenóis, oleuropeína e flavonoides, as folhas de oliveira exercem um papel muito importante nas defesas imunológicas do corpo, tornando-o menos suscetível ao “ataque” de vírus e bactérias. Desse modo, o consumo deste chá diminui a incidência de pneumonia, gripes, infecções, herpes etc.

10 – Previne e combate a osteoporose

Devido à oleuropeína contida nas folhas de oliveira, esta planta apresenta resultados muito positivos no fortalecimento dos ossos, prevenindo a osteoporose e demais doenças associadas ao processo de envelhecimento.

11 – Tem efeito diurético

Outra das propriedades medicinais acerca das folhas de oliveira trata-se de elas possuírem efeito diurético, auxiliando na eliminação de toxinas prejudiciais do organismo e também contribuindo para o processo natural de emagrecimento.

Sobretudo os rins e o fígado passam por uma autêntica limpeza, o que também diminui a retenção de líquidos, combate o inchaço e auxilia no tratamento de infecções e pedras nos rins.

12 – Tem ação anti-inflamatória

Devido à excelente quantidade de flavonoides contida nesta planta, a oliveira é tida como um anti-inflamatório natural por excelência, agindo na grande causa de inúmeras doenças, tais como a artrite reumatoide e vários tipos de câncer.

Onde encontrar as folhas de oliveira?

As folhas de oliveira são facilmente encontradas em lojas de produtos naturais e também em feiras livres.

Como preparar o chá das folhas de oliveira?

Ingredientes:

  • 1 litro de água mineral;
  • 3 colheres de sopa de folhas de oliveira.

Preparo

  • Adicionar a água mineral em uma panela e aguardar até que ela comece a ferver;
  • Desligar o fogo e acrescentar as folhas de oliveira;
  • Tampar a panela e deixar a mistura descansar por cerca de 10 minutos;
  • Coar e tomar sem qualquer adição de açúcar, adoçante ou mel.

Para incrementar o sabor do chá, é permitido acrescentar gengibre ralado ou folhas de hortelã.

A quantidade indicada a ser ingerida diariamente é de 3 a 4 xícaras de chá, devendo ser feito por um período de 3 a 4 meses, lembrando que o chá poderá ser feito pela manhã, armazenado na geladeira e ingerido no decorrer do dia.

No caso de quem deseja emagrecer, vale ressaltar que o consumo deste chá deve estar aliado a uma dieta balanceada e à prática de atividade física.

O chá de oliveiras apresenta efeitos colaterais?

Desde que seja ingerida apenas a quantidade diária recomendada de chá de oliveira (de no máximo 1 litro por dia), o consumo desta planta não apresenta qualquer tipo de efeito colateral.

Há contraindicações quanto ao chá de oliveira?

Embora o chá das folhas de oliveira seja um remédio absolutamente natural, ele é contraindicado nos casos de:

  • Gestantes;
  • Mulheres que estão amamentando;
  • Bebês e crianças;
  • Pessoas alérgicas às substâncias presentes no chá.

É importante ressaltar que o consumo deste chá em hipótese alguma elimina a necessidade de fazer acompanhamento médico regular e realizar todos os exames clínicos e laboratoriais solicitados por um especialista.

A importância de adquirir novos hábitos

Para conquistar a tão desejada saúde e qualidade de vida em todos os sentidos, é fundamental estar disposto a uma autêntica mudança de hábitos, envolvendo a adoção de uma alimentação mais saudável e a prática de uma atividade física.

Embora a ciência comprove cada vez mais que a ingestão tanto da oliveira quanto das demais plantas medicinais ofereçam inúmeros benefícios para a saúde, é imprescindível contar com orientação médica, ter uma alimentação equilibrada e combater o sedentarismo.

Onde comprar a erva de oliveira?

A erva de oliveira pode ser facilmente encontrada em lojas de produtos naturais.

Além disso, algumas marcas disponibilizam essas folhas em forma de cápsulas e também é possível fazer uso de cápsulas com óleo de oliveira, tornando o consumo ainda mais prático, sobretudo para as pessoas que passam muito tempo fora de casa.

Dicas de como potencializar o efeito do chá de oliveira

Para que as propriedades deste chá funcionem corretamente, é indispensável seguir as dicas abaixo:

  • Ingerir pelo menos 2 litros de água por dia;
  • Adotar uma alimentação rica em verduras, legumes, frutas e fibras etc;
  • Diminuir drasticamente o consumo de álcool;
  • Abandonar o vício do cigarro (no caso de fumantes);
  • Reduzir o consumo de café e refrigerante;
  • Adotar a prática regular de uma atividade física.

É importante ressaltar que o consumo desse chá não elimina a necessidade de consultar um médico e procurar fazer exames clínicos, laboratoriais e de imagem todos os anos, buscando analisar o quadro geral do paciente.

Obviamente, a natureza é muito generosa ao disponibilizar uma série de recursos capazes de proporcionar um bem imenso ao organismo, entre eles o chá de oliveira e de diversas outras plantas medicinais altamente benéficas para a saúde.

Imagem: greenme

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*