Chá de pata de vaca – 3 Benefícios, Contraindicações e Efeitos colaterais

A pata de vaca é uma planta muito popular no Brasil, é encontrada em abundância na região Sul e em Países como Paraguai, Uruguai e Argentina. O nome científico é Baleia Foticata, no entanto, é conhecida por muitos como mororó, pata de boi, unha de vaca e pata de burro.

Esse nome foi dado a planta devido o formato de suas folhas que se assemelham as patas de um animal bovino. Robusta e bonita, a árvore pode atingir um tamanho de 6 metros de altura sendo muito utilizada também para ornamentação em quintais e jardins.

cha-de-pata-de-vaca

Porém, é preciso ter atenção, pois a pata de vaca utilizada para paisagismo e a pata de vaca utilizada para chá medicinal é diferente. O formato das folhas é que separa uma da outra.

Folhas pontudas (como unhas), espinhos em sua base e flores brancas é a espécie medicinal, enquanto que a planta que possui as folhas mais redondas, sem espinhos com flores rosadas e lilás é a ornamental.

Publicidade
Publicidade

Essa planta tem se mostrado muito eficaz no auxílio em tratamentos de diversas doenças. Por isso, nesse artigo, vamos abordar as propriedades medicinais, benefícios, contraindicações e efeitos colaterais.

Benefícios do Chá Pata de Vaca

Os populares afirmam que o chá pata de vaca auxilia no tratamento de inúmeras condições, sendo que as principais vamos citar aqui:

Chá de pata de vaca para diabetes

As propriedades antidiabéticas do chá de pata de vaca são as mais conhecidas na medicina popular, pois a planta tem o poder de aumentar a interação da insulina entre as células destruindo a atuação da glicose na corrente sanguínea.

Podemos destacar que o flavonóide kaempferintrina, uma substância nas folhas da planta pode ter esse efeito hipoglicemiante para ajudar baixar os níveis de glicose no organismo do paciente diabético.

O diabético pode complementar o chá pata de vaca no seu tratamento habitual para a doença e ir fazendo um acompanhamento durante o processo, assim poderá notar os efeitos da bebida no organismo.

A sabedoria popular ainda aponta que o extrato das folhas da pata de vaca pode diminuir os níveis de triglicerídeos e do colesterol alto, sendo uma alternativa natural para combater esses males.

Bom para o estomago, fígado e vesícula

O efeito calmante e diurético do chá de pata de vaca promove uma desintoxicação no organismo favorecendo esses órgãos, especialmente o fígado que também armazena a glicose, produz as proteínas, secreta a bile e sintetiza o colesterol. Quando esse órgão não tem um bom funcionamento, todo o organismo sente.

Evita formação de pedras nos rins

Os benefícios diuréticos e depurativos do chá pata de vaca auxiliam os rins e a bexiga a excretarem todas as toxinas no organismo evitando a formação de cálculos renais e tratando da poliúria e cistite através do aumento de micções.

Publicidade
Publicidade

Além de auxiliar eficientemente nos problemas relatados, a sabedoria popular ainda afirma que o chá de pata de vaca também mostra grande poder como complemento nos tratamentos das seguintes doenças:

No entanto, nenhum tratamento médico deve ser substituído, ele apenas funciona como um complemento ou modo de prevenção, ainda não existe nenhuma comprovação científica da sua eficácia quando utilizado sozinho.

Como fazer o chá pata de vaca

Ingredientes

  • 1 xícara de água
  • 2 folhas de pata de vaca

Modo de preparo

1- Ferva a água e desligue;

2- Coloque as folhas da pata de vaca picadas, tampe e deixe descansar por 10 minutos;

  • Pessoas com diabetes podem beber até 4 xícaras por dia.
  • Pessoas com pedras nos rins pode beber 3 xícaras ao dia.
  • Pessoas com diarréia pode beber 1 xícara após cada evacuação.

O chá pata de vaca ainda tem propriedades calmantes que deixam a pessoa em estado de relaxamento.

Efeitos Colaterais

O preparo não pode ser ingerido em excesso, é preciso respeitar as quantidades diárias, caso contrário, podem ocorrer episódios de náuseas, vômitos e diarreia.

Contraindicação 

Muitas pessoas acreditam que um remédio natural pode ser ingerido a vontade porque não faz mal algum. Mas, isso não é verdade, sempre pode existir um fato tóxico ou intolerante para alguns estados de saúde.

No caso do chá de pata de vaca, não ingira a bebida se você apresentar as condições abaixo:

  • Mulheres grávidas e em fase de lactação;
  • Pessoas que tem hipoglicemia (diminuição da quantidade normal do açúcar no sangue);
  • Diabéticos que utilizam medicamentos fortes para conter a elevação da glicose precisam monitorar a ingestão do chá de pata de vaca para não dar episódios de hipoglicemia;
  • Pessoas que possuem distúrbio na coagulação sanguínea.

Existem alguns estudos, porém inconclusivos, que o chá de pata de vaca consumido em excesso pode desenvolver câncer de mama e de útero. Os pesquisadores estão fragmentando a planta para descobrir qual é o composto que estimula a insulina e controla os níveis de açúcar no sangue, o objetivo é diluir esse componente para a criação de um medicamento fitoterápico.

No entanto, essa é uma pesquisa que pode levar muitos anos ainda, cerca de 15 a 20 anos, pois deve ser analisada todos os elementos tóxicos e danosos a saúde.

A pata de vaca é uma planta muito rica em qualidades medicinais, isso, já está sendo analisado pelos pesquisadores, seu efeito para diminuir a diabetes pode ser transformado em medicamento futuramente. Enquanto esses estudos não são conclusivos, evite o consumo em excesso, afinal, tudo em exagero, pode fazer mal.

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


dezoito − dois =