7 Benefícios do Chá de Quebra Pedra – Como Fazer e tomar?

O nome dessa planta é bem sugestivo, pois ela nasce justamente ao meio das pedras como fendas de muros, quintais, calçadas, além de muito popular, ela é conhecida como fura parede, quebra panela, arranca pedras, pimpinela branca, saxífraga e conami.

A quebra pedra é muito comum nas regiões tropicais e tem seu uso muito difundido na medicina alternativa. Nesse artigo, vamos falar dos benefícios, contraindicações, efeitos colaterais e modo de usar esse chá tão conhecido no Brasil, continue lendo.

 

chá-de-quebra-pedra

 

Para que serve o chá de quebra pedra

O nome científico do chá de quebra pedra é Phyllanthus Niruri, ela é rica em vitamina C, propriedades antioxidantes como os flavonóides, fitoesteroides, ácido salicílico, compostos fenólicos e alcalóides.

O seu uso para fins medicinais é largamente utilizado há muitos anos, para isso, são utilizados suas folhas e raízes para tratar inúmeras condições de saúde devido seus princípios ativos que são:

Publicidade

  • Analgésico;
  • Anti inflamatório;
  • Adstringente;
  • Relaxante;
  • Anti infecciosa;
  • Diurética;
  • Anticancerígeno.

Para quais doenças o chá de quebra pedra é indicado?

Além de combater essas doenças, a ingestão desse chá também previne o aparecimento do câncer, já que ele contribui para a desintoxicação do organismo, evitando os processos inflamatórios responsáveis pela ocorrência desta doença.

7 benefícios do chá de quebra pedra para a saúde

É certo que você já deve ter ouvido falar do uso do chá que quebra pedra para eliminar pedras dos rins, não é mesmo? Vamos ver a seguir, confira:

1- Trata problemas renais

Como o próprio nome já diz, o chá de quebra pedra combate as cólicas renais e também ajudam a evitar o aparecimento dos cálculos renais, além disso, auxilia na eliminação de pedras nos rins. Isso é devido as propriedades que relaxam os ureteres e ajudam na expulsão das pedras sem dor por causa do seu efeito analgésico.

Um dos causadores dos cálculos renais é o ácido úrico elevado, o chá de quebra pedra possui princípios ativos que reduzem os níveis de cálcio urinário interferindo logo no início da formação das pedras.

2- Trata problemas hepáticos

Seus efeitos diuréticos, adstringentes e anti-inflamatórios ajudam no tratamento de problemas no fígado como icterícias e outras afecções hepáticas, além de ajudar na prevenção de pedras na vesícula.

3- Faz bem para o sistema digestivo

O chá de quebra pedra é muito utilizado para combater dores no estomago, infecções intestinais, prisão de ventre e episódios de diarréia. A bebida com essa planta torna o intestino um lugar nada agradável para as bactérias.

4- Combate os radicais livres

Os radicais livres são agentes agressores que invadem o nosso organismo atacando as células podendo causar doenças como do coração, neurológicas e até o câncer. O efeito antioxidante presente no chá de quebra pedra combate o envelhecimento das células inibindo esse efeito negativo para o organismo, além disso, evitam também as rugas na pele.

Mas, como os radicais livres aparecem?  São gerados por processos do nosso metabolismo ou por química, álcool, fumo, alimentação rica em açúcar refinado, gorduras e com aditivos químicos, estresse e poluição.  Eles atacam as boas células fazendo com que nosso organismo fique totalmente desprotegido.

Publicidade

5- Diminui os sintomas da menopausa

As lignanas são um dos compostos do chá de quebra pedra que imitam a ação dos hormônios estrógenos, é justamente esses que ficam em baixa na menopausa, desse modo, essas substâncias podem atuar como um repositor hormonal natural eliminando ansiedade, dores nas articulações, cansaço e ganho de peso.

6- Diminui as dores no corpo

O responsável por diminuir as dores é o efeito analgésico contido no chá de pedra quebra, observou-se que a planta contém as dores mais do que alguns remédios farmacêuticos conhecidos, e mais importante, é natural.

7- Controla a glicemia

O chá de quebra pedra possui extratos aquosos que funcionam como hipoglicemiante, indicado para manter o controle do açúcar no sangue.

8 – Chá de quebra pedra serve para infecção urinaria

Por se tratar de um chá com poder Anti infeccioso e anti-inflamatório, essa erva poder útil no tratamento natural de infecção urinária, com acompanhamento médico.

Chá de quebra pedra emagrece?

Um dos grandes motivos do chá de quebra estar entre os emagrecedores naturais é devido sua ação diurética que promove a eliminação de toxinas desinchando o corpo de quem sofre com a retenção hídrica. Desse modo, dá a sensação de uma aparência mais magra.

No entanto, para emagrecer e perder gordura é preciso aliar uma boa alimentação e exercícios físicos. O chá de quebra pedra atua como um coadjuvante nesse processo de desintoxicação.

Efeitos colaterais

Não há relatos de efeitos colaterais com relação ao chá de quebra pedra, sobretudo, é indicado não fazer uma ingestão exagerada para evitar possibilidade de intoxicação ou outras complicações não conhecidas.

Se ao consumir o chá da planta notar alguma reação adversa, suspenda o uso.

Contraindicações

Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez não devem consumir chás sem o conhecimento do seu médico. Isso vale também para lactantes e crianças.

O chá de quebra pedra não pode ser ingerido por um período muito longo, geralmente, deve-se fazer um tratamento de até 30 dias, depois dar uma pausa de 15 dias para recomeçar um novo ciclo.

Como tomar

Ingredientes:

  • 1 xícara de água
  • 1 colher de sobremesa de folhas secas de chá de quebra pedra

Modo de preparo:

1- Ferva a água e desligue;

2- Acrescente as folhas e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos;

3- Coe e beba em seguida;

* A posologia indicada é de até 3 xícaras ao dia.

Para uma quantidade maior de chá pode ser usadas 2 colheres de sopa de chá de quebra pedra para 1 litro da água, o processo de infusão é o mesmo. Podem ser acrescidos juntamente com a bebida o suco de limão, lascas de gengibre ou fatias de abacaxi para proporcionar um sabor extra.

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*