Chás Calmantes para o Estresse

Quando o assunto é nervosismo, os chás calmantes para o estresse podem ser grandes aliados para tranquilizar os ânimos, naqueles dias em que os nervos estão à flor da pele.

A bebida que pode ser servida quente ou fria, natural ou de saquinho, pode auxiliar na redução do cortisol, hormônio responsável por controlar o estresse, além de suas propriedades calmantes que também colaboram para o controle da ansiedade.

Mas afinal, o que é o estresse?

O estresse é uma condição desencadeada por qualquer situação ou acontecimento resultando em frustração ou nervosismo, que na maioria das vezes provoca perda de controle de uma determinada situação. Devido à isso, é importante saber os chás calmantes para o estresse.

Os fatores que desencadeiam o estresse podem ser internos devido a característica de personalidade: perfeccionismo e realização de várias atividades ao mesmo tempo, como a partir de fatores externos: mudanças bruscas na vida, por exemplo a mudança de emprego, nascimento, divórcio, morte de pessoas queridas ou qualquer outro fato que pode impactar negativamente no sistema nervoso.

Publicidade

Sintomas Frequentes

  • Boca seca;
  • Suor excessivo, principalmente nas mãos;
  • Tremores e tonturas;
  • Sensação de nó na garganta;
  • Insônia;
  • Dores musculares;
  • Dificuldade de concentração;
  • Pressão alta;
  • Coração e respiração acelerada;
  • Esquecimento;
  • Medo e sensação de angústia;
  • Alterações no apetite;
  • Confusão mental;
  • Apatia;
  • Auto estima baixa.

5 Chás Calmantes para o Estresse

 Agora que você já conhece alguns sintomas, respire fundo e confira 5 chás indicados para combater o estresse.

 

chás-calmantes-para-o-estresse

 

1- Chá de Camomila

Um dos queridinhos aos adeptos da medicina natural, é o chá de camomila, um dos chás calmantes para o estresse. A bebida é conhecida por seus efeitos calmantes e sedantes devido à um aminoácido em sua composição, que atua diretamente no sistema nervoso. Pode ser tomado diariamente e, além disso, a bebida contribui para o relaxamento dos músculos, e é um ótimo calmante para o estômago, já que reduz os gases e a acidez, além de regular o intestino.

Para preparar o chá, o grande segredo é a infusão. Ferva 200 ml de água, desligue o fogo e coloque 2 colheres do chá de camomila, tampe o recipiente e aguarde 15 minutos. Quando a bebida estiver com a coloração levemente amarelada, já pode ser consumido (coe antes de beber).

2- Chá de Erva Doce

Outra opção na medicina natural que possui efeito calmante é o chá de erva doce. A bebida é rica em potássio, mineral responsável por reduzir os batimentos cardíacos e a pressão arterial, sendo assim, aliada na prevenção de ataques cardíacos e na diminuição dos riscos de AVC. E os benefícios não param por aí, a planta possui vitamina C e proporciona sensação de relaxamento para todo o organismo.

No entanto, em excesso o chá pode causar coceira, erupção cutânea e fotodermatite (sensibilidade durante exposição ao sol).

Mas atenção, a bebida é contraindicada para gestantes, pessoas propensas a convulsões ou que fazem uso de medicamento controlado e alérgicos a cenoura e aipo.

3- Chá de Erva Cidreira

Um dos outros chás calmantes para o estresse, é a de erva cidreira. A erva também conhecida como capim-cidreira ou capim-santo é indicada devido ao seu efeito calmante. A bebida que é fonte de vitaminas e, se destaca pela função sedativa é uma grande aliada para diminuir problemas de insônia, ansiedade e estresse.

No entanto, o seu excesso pode causar sonolência e diminuição da frequência cardíaca. Portanto, no máximo 03 xicaras por dia, ok?

Publicidade

A bebida é contraindicada para pessoas que possuem disfunção na tireoide, uma vez que, a erva pode acelerar a produção deste hormônio.

4- Chá de Maracujá

A fruta que é conhecida pelo seu efeito sedativo, neste caso, suas folhas em infusão pode ser uma ótima alternativa de chá com efeito calmante. A bebida possui propriedades que atuam no sistema nervoso central e agem com efeito antidepressivo, além de contribuir pelo equilíbrio da pressão arterial. Um dos maravilhosos chás calmantes para o estresse.

O preparo é simples: 1 xícara de água fervente e folhas de maracujá verdes. Coloque as folhas dentro do recipiente, em seguida acrescente água fervente e tampe por 10 minutos. Devido as suas propriedades, o chá deve ser consumido até 2 vezes ao dia.

O chá em excesso, pode causar sonolência, queda da pressão e prejudicar nas atividades que exigem coordenação motora.

5- Chá de Valeriana

A planta também chamada como erva dos gatos é responsável por resultados favoráveis no tratamento de pacientes com distúrbios de ansiedade, é uma das únicas ervas que possui efeito sonífero, além de contribuir no combate ao estresse.

Porém, não é indicada para pessoas alérgicas ao extrato da planta e, quando consumida em excesso pode causar dor de cabeça, tontura e dilatação da pupila. A regra é a mesma: o seu consumo não deve ultrapassar 03 xícaras ao longo do dia. Um dos poderosos chás calmantes para o estresse.

Benefícios dos Chás Calmantes para o Estresse 

A bebida milenar é rica em antioxidantes que são responsáveis por limpar o organismo de radicais livres, auxiliar na função cardiovascular, fortalecer o sistema imunológico, reduzir o colesterol e dependendo do chá, contribuir para o emagrecimento, na retenção de líquidos e para as mulheres pode ser um grande alívio para os dias de TPM. No inverno é uma ótima pedida quando os termômetros despencam, e uma maneira prática de cuidar da saúde naturalmente.

Agora, que já conhece algumas ervas, faça um pequeno estoque em casa e nos dias estressantes, beba uma boa xícara de chá e relaxe!

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*