6 Chás Calmantes Naturais para você Relaxar e ficar mais Calmo

Quando o assunto é nervosismo, os calmantes naturais podem ser grandes aliados para tranquilizar os ânimos, naqueles dias em que os nervos estão à flor da pele. A bebida que pode ser servida quente ou fria, natural ou de saquinho, pode auxiliar na redução do cortisol, hormônio responsável por controlar o estresse, além de suas propriedades calmantes que também colaboram para o controle da ansiedade. Antes de conferir quais são os melhores chás calmantes, precisamos entender as causas do estresse.

Mas afinal, o que é o estresse?

O estresse é uma condição desencadeada por qualquer situação ou acontecimento resultando em frustração ou nervosismo, que na maioria das vezes provoca perda de controle de uma determinada situação. Devido à isso, é importante saber os chás calmantes.

Os fatores que desencadeiam o estresse podem ser internos devido a característica de personalidade: perfeccionismo e realização de várias atividades ao mesmo tempo, como a partir de fatores externos: mudanças bruscas na vida, por exemplo a mudança de emprego, nascimento, divórcio, morte de pessoas queridas ou qualquer outro fato que pode impactar negativamente no sistema nervoso.

Sintomas Frequentes

  • Boca seca;
  • Suor excessivo, principalmente nas mãos;
  • Tremores e tonturas;
  • Sensação de nó na garganta;
  • Insônia;
  • Dores musculares;
  • Dificuldade de concentração;
  • Pressão alta;
  • Coração e respiração acelerada;
  • Esquecimento;
  • Medo e sensação de angústia;
  • Alterações no apetite;
  • Confusão mental;
  • Apatia;
  • Auto estima baixa.

 

Lista de Chás: Melhores Calmantes Naturais

 Agora que você já conhece alguns sintomas, respire fundo e confira a lista dos melhores chás calmantes para você inserir em seu dia-a-dia.

Publicidade

1 – Chá de Camomila

camomila-calmante-natural

Um dos queridinhos aos adeptos da medicina natural, é o chá de camomila, um dos chás calmantes naturais. A bebida é conhecida por seus efeitos calmantes e sedantes devido à um aminoácido em sua composição, que atua diretamente no sistema nervoso. Pode ser tomado diariamente e, além disso, a bebida contribui para o relaxamento dos músculos, e é um ótimo calmante para o estômago, já que reduz os gases e a acidez, além de regular o intestino.

Para preparar o chá, o grande segredo é a infusão. Ferva 200 ml de água, desligue o fogo e coloque 2 colheres do chá de camomila, tampe o recipiente e aguarde 15 minutos. Quando a bebida estiver com a coloração levemente amarelada, já pode ser consumido (coe antes de beber).

A camomila é reconhecidamente uma das flores mais associadas ao relaxamento dos nervos. Tanto o consumo do chá desta erva quanto a realização de banhos, preferencialmente com o chá acompanhado de sal grosso, são poderosos aliados para quem deseja relaxar e ter uma excelente noite de sono.

 

2 – Chá de Erva Doce

chá calmante de erva doce

Outra opção na medicina natural que possui efeito calmante é o chá de erva doce. A bebida é rica em potássio, mineral responsável por reduzir os batimentos cardíacos e a pressão arterial, sendo assim, aliada na prevenção de ataques cardíacos e na diminuição dos riscos de AVC. E os benefícios não param por aí, a planta possui vitamina C e proporciona sensação de relaxamento para todo o organismo.

No entanto, em excesso o chá pode causar coceira, erupção cutânea e fotodermatite (sensibilidade durante exposição ao sol). A erva doce, uma das plantas mais conhecidas no Brasil, também é apontada entre as melhores opções de calmantes oferecidos pela natureza. Ela pode ser consumida tanto em chás quanto em sucos e no preparo de bolos e biscoitos.

Mas atenção, a bebida é contraindicada para gestantes, pessoas propensas a convulsões ou que fazem uso de medicamento controlado e alérgicos a cenoura e aipo.

Confira mais benefícios da erva doce nesse artigo sobre a planta.

 

3 – Chá de Erva Cidreira

cha-de-erva-cidreira-calmante

Entre os melhores chás calmantes está o de erva cidreiraA erva também conhecida como capim-cidreira ou capim-santo é indicada devido ao seu efeito calmante. A bebida que é fonte de vitaminas e, se destaca pela função sedativa é uma grande aliada para diminuir problemas de insônia, ansiedade e estresse.

Publicidade

No entanto, o seu excesso pode causar sonolência e diminuição da frequência cardíaca. Portanto, no máximo 03 xicaras por dia, ok?

A bebida é contraindicada para pessoas que possuem disfunção na tireoide, uma vez que, a erva pode acelerar a produção deste hormônio.

O chá desta planta pode ser ingerido tanto morno (alguns minutos antes de dormir) ou até mesmo no decorrer de dias mais quentes, juntamente com frutas no preparo de sucos gelados.

Além de acalmar os nervos e reduzir episódios de ansiedade, esta planta faz um bem imenso para a saúde e também para a pele.

4 – Maracujá: O calmante natural clássico

maracuja-quais-beneficios-ele-traz-para-sua-saude

A fruta que é conhecida pelo seu efeito sedativo, neste caso, suas folhas em infusão pode ser uma ótima alternativa de chá com efeito calmante. A bebida possui propriedades que atuam no sistema nervoso central e agem com efeito antidepressivo, além de contribuir pelo equilíbrio da pressão arterial. Um dos maravilhosos calmantes naturais.

Tanto o chá quanto o suco do maracujá, preferencialmente adoçado com mel, é considerado um dos calmantes naturais por excelência.

Além disso, o sabor tipicamente azedo desta fruta favorece o sistema imunológico e contribui para eliminar as impurezas do organismo.

O preparo é simples: 1 xícara de água fervente e folhas de maracujá verdes. Coloque as folhas dentro do recipiente, em seguida acrescente água fervente e tampe por 10 minutos. Devido as suas propriedades, o chá deve ser consumido até 2 vezes ao dia.

Esse chá calmante em excesso, pode causar sonolência, queda da pressão e prejudicar nas atividades que exigem coordenação motora.

5 – Chá de Valeriana

Valeriana-calmante-natural

Muitas pessoas não sabem, mas a Valeriana é um ótimo calmante natural. A planta também chamada como erva dos gatos é responsável por resultados favoráveis no tratamento de pacientes com distúrbios de ansiedade, é uma das únicas ervas que possui efeito sonífero, além de contribuir no combate ao estresse.

O chá calmante de valeriana, um dos mais consumidos pelas pessoas que desejam relaxar após um dia cansativo de trabalho, se apresenta como uma excelente opção para combater os efeitos típicos do estresse.

Porém, não é indicada para pessoas alérgicas ao extrato da planta e, quando consumida em excesso pode causar dor de cabeça, tontura e dilatação da pupila. A regra é a mesma: o seu consumo não deve ultrapassar 03 xícaras ao longo do dia. Um dos poderosos chás calmantes.

 

6- Chá de jasmim

cha-calmante-de-jasmim

Embora poucas pessoas saibam disso, o chá de jasmim é um excelente calmante natural, sendo muito eficaz no tratamento da depressão sazonal.

O motivo disso é que tanto o aroma quanto as substâncias contidas nesta flor possuem elementos que equilibram e favorecem o bom humor e a sensação de bem-estar.

 

Combinações de chás e sucos calmantes

Para potencializar os efeitos positivos dos calmantes naturais, algumas dicas simples consistem em misturar alguns itens, garantindo o alívio do estresse de uma maneira muito mais saborosa.

  1. Camomila com maracujá: a combinação do chá de camomila (em temperatura ambiente) com o suco de maracujá gelado e adoçado com mel é uma deliciosa opção de calmante natural, devendo ser ingerido 30 minutos antes de deitar;
  1. Chá gelado de cidreira com limão: o chá gelado de erva cidreira com limão proporciona noites de sono muito mais revigorantes, além de contribuir para a perda de peso;
  1. Erva cidreira com maracujá: o chá gelado de cidreira batido no liquidificador com a polpa do maracujá também é um excelente remédio natural para pessoas que se encontram estressadas ou ansiosas.

Como é fácil perceber, os calmantes naturais, além de atuarem de maneira eficaz, também são muito saborosos

Imagem: dicasdemulher.com.br

Benefícios dos Chás Calmantes

A bebida milenar é rica em antioxidantes que são responsáveis por limpar o organismo de radicais livres, auxiliar na função cardiovascular, fortalecer o sistema imunológico, reduzir o colesterol e dependendo do chá, contribuir para o emagrecimento, na retenção de líquidos e para as mulheres pode ser um grande alívio para os dias de TPM. No inverno é uma ótima pedida quando os termômetros despencam, e uma maneira prática de cuidar da saúde naturalmente.

Agora, que já conhece algumas ervas, faça um pequeno estoque em casa e nos dias estressantes, beba uma boa xícara de chá e relaxe! Gostou desses chás calmantes? Então compartilhe com seus amigos!

 

Quando tomar chás calmantes?

Em meio a um cotidiano cada vez mais tumultuado, as pessoas têm buscado por alternativas de calmantes naturais que aliviem os sintomas do estresse, ansiedade e depressão sem que isso gere dependência. Porém, caso seu estresse seja corriqueiro, é importante buscar ajuda profissional.

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*