6 Chás para Cólica Menstrual: Aliviar com Canela, Gengibre ou Hortelã?

Saber quais são os chás para cólica menstrual mais eficazes é essencial para que as mulheres se vejam livres desse terrível desconforto que as afetam todos os meses.

A dismenorreia, como é chamada cientificamente, nada mais é do que uma do pélvica, que na verdade é a contração do útero para eliminar o endométrio, a cada interior que recobre o útero, vulgo sangue menstrual.

As dores podem ser de intensidade forte ou moderada e irradiar para a lombar e pernas. A cólica pode causar dores de cabeça, enjoo e sensibilidade nas mamas.

 

Causas das cólicas menstruais

cha-para-colicas-de-camomila

As dores podem ser originadas devido ao hormônio prostaglandina, que quando produzido em excesso pelo endométrio, é responsável pelas terríveis cólicas. E, em segundo lugar, são as doenças que afetam o aparelho reprodutor: miomas, cistos, tumores, endometriose e entre outros.

Publicidade

No entanto, devem ser diagnosticadas e tratadas por um profissional. Já as dores de origem simples, algumas soluções naturais podem dar conta do recado, e alguns hábitos adotados devem aliviar as cólicas.

Uma alimentação rica em fibras, a prática de exercícios físicos que promovem a liberação da endorfina e a ingestão de chás medicinais que aliviam as dores.

Todo mundo tem uma receitinha de chá poderosa que a vó ensinou para melhorar o humor ou aliviar o incômodo naqueles dias. Então conheça 3 chás aliviam cólicas menstruais.

 

1 – Chá de camomila

Este chá para cólica menstrual, muito conhecido no Brasil, consiste em um dos grandes aliados das pessoas que sofrem de insônia e estresse. Porém, esse delicioso chá é ótimo para mulheres que sofrem dos sintomas da menstruação.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de flor de camomila seca;
  • 500ml de água;
  • 3 colheres de sopa de mel.

Preparo

  • Em um recipiente, colocar a água para esquentar juntamente com as flores de camomila;
  • Deixar que essa mistura ferva por um período de 5 minutos;
  • Desligar o fogo, acrescentar o mel, mexer, abafar o chá e deixá-lo descansando por 5 minutos;
  • Depois disso, coar o chá e ingeri-lo ainda morno.

Recomenda-se ingerir 3 xícaras desse chá por dia, preferencialmente em momentos onde seja possível repousar um pouco, potencializando os efeitos dele.

 

2 – Chá de gengibre

O gengibre pode se transformar em um excelente chá para cólica menstrual! Isso porque ele consiste em uma excelente opção para alívio das dores locais quanto também das dores de cabeça causadas antes e nos primeiros dias da menstruação.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado;
  • 500ml de água;
  • 2 colheres de sopa de mel.

Preparo

  • Colocar a água para ferver juntamente com o mel e o gengibre;
  • Deixar a mistura ferver por 10 minutos;
  • Desligar o fogo, abafar o chá e deixá-lo esfriando enquanto a água absorve bem as propriedades da raiz e do mel;
  • Coar e ingerir ainda morno.

A quantidade diária indicada é de 3 xícaras, sendo recomendado consumi-lo preferencialmente antes de dormir ou nos momentos do dia em que seja possível repousar um pouco.

 

3 – Chá de verbena

O chá de verbena não poderia deixar de estar nesta lista de chás para cólica menstrual. Além de possuir um aroma agradável, ele é muito eficaz na diminuição das dores e contrações, já que esta planta é rica em propriedades antiespasmódicas.

Publicidade

Ingredientes

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher de sobremesa de folhas ou erva de verbena.

Preparo

  • Colocar a água para esquentar;
  • Colocar a verbena em uma xícara grande;
  • Assim que a água iniciar o processo de fervura, desligar o fogo e despejá-la na xícara onde está a verbena;
  • Abafar o chá e deixá-lo esfriando por 5 minutos;
  • Ingerir logo em seguida.

Recomenda-se iniciar o consumo deste chá uma semana antes de iniciar a menstruação, fazendo com que o organismo já consiga absorver as substâncias antiespasmódicas. A quantidade recomendada a ser ingerida é de 2 xícaras por dia.

 

4 – Chá de Orégano

O tempero que é também conhecido na culinária, o orégano, é um dos importantes chás que aliviam cólicas menstruais. A erva possui ação diurética e analgésica que contribuem no alívio das terríveis cólicas e dos sintomas de dores de cabeça.

Modo de preparo:

– Ferva dois litros de água e acrescente 2 colheres de orégano, tampe e deixe em infusão por 5 minutos, em seguida, beba até 2 xícaras ao dia.

A erva também é recomendada para amenizar os sintomas da menopausa e por regular o ciclo menstrual. Porém, mulheres gestantes não são indicadas para o consumo da bebida e, o seu uso em excesso pode provocar erupções cutâneas.

Efeitos Colaterais

O chá de louro é maravilhoso, no entanto, o seu uso excessivo pode causar sonolência, impactando nas atividades que exigem coordenação motora e para as mulheres gestantes ou em amamentação, a sua ingestão está proibida.

 

5 – Chá de Canela

Em pó ou em pau, a canela é um ótimo remédio natural com efeito antiespasmódico, diminuindo as contrações e náuseas, outro sintoma comum no período menstrual.

A bebida termogênica é rica em cromo, manganês e ferro e pode ser uma grande aliada no tratamento de ovários policísticos. É um dos maravilhosos chás que aliviam cólicas menstruais.

Contraindicações

Nos casos de suspeita de gravidez, a bebida não é indicada devido ao seu poder abortivo, a regra também vale para as gestantes. A contraindicação também é aplicada para pessoas com diabetes e que fazem uso de anticoagulantes.

O uso excessivo do chá pode causar diarreia, cãibras musculares e hipoglicemia. O seu preparo não deve exceder uma colher de chá rasa do pó ou uma unidade do pau de canela e jamais devem ser fervidos com água, para não perdem os nutrientes.

Então, prefira acrescentá-los quando a água fervida não apresentar mais bolhas (da fervura) e aguarde alguns minutos antes de beber o chá ainda quente. Consuma no máximo 2 xícaras ao dia.

 

6 – Chá de Louro é ótimo para cólicas

Outro ingrediente conhecido pelo seu aroma na culinária é o louro. As suas folhas quando em infusão na água fervente pode ser um ótimo aliado no combate as cólicas, devido as suas propriedades anti-inflamatórias e diuréticas, além de combater o estresse e ansiedade.

A bebida também elimina os líquidos retidos no organismo, atuando diretamente nos rins e entre os seus nutrientes estão o potássio, o cálcio, os hidratos de carbono, a fibra, o fósforo, o magnésio, o ácido fólico, as vitaminas B6 e C e entre outros.

 

Quando é necessário procurar um médico?

De forma geral, as cólicas menstruais são ocorrências comuns para as mulheres, no entanto, quando ocorre intensificação das dores ou elas se apresentam cada vez mais constantes, é indispensável consultar um ginecologista.

Desse modo, além de ingerir os chás para cólica, é fundamental fazer exames clínicos, laboratoriais e de imagem no mínimo 1 vez por ao, buscando prevenir e tratar possíveis doenças que acometem as mamas ou o sistema reprodutor feminino.

Quando tomar chás para cólica menstrual?

Seu ginecologista irá lhe ajudar a analisar o grau dos sintomas da menstruação que você sofre. Os chás para cólica menstrual apresentados não poder ser colocados no lugar de remédios indicados pelos profissionais, sem a aprovação destes. Porém, se esses chás e outros remédios caseiros, quanto consumidos sem exageros, só trarão benefícios para sua vida.

Imagem: netdoctor.co.uk

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*