Chás que Aliviam a Dor de Barriga

Dor de barriga é um sintoma muito comum, praticamente sentido por todas as pessoas pelo menos uma vez na vida, independente da idade. As dores podem ser fortes ou um simples mal-estar, mas, incomodam demais.

Qual a Causa da Dor Barriga?

Na verdade, a dor de barriga pode ser por vários motivos como gases presos no intestino ou causada por algum tipo de alergia ou intolerância alimentar, farra gastronômica, ingestão de comida contaminada, problemas intestinais, dores musculares, viroses, infecções, entre outros.

Geralmente, quando não há gravidade nas dores de barriga, o problema se resolve logo, no entanto se houver piora acompanhado de sintomas como náuseas, febre e vômitos o ideal é buscar ajuda médica em um pronto socorro.

Para dores de barriga após exageros alimentares e problemas intestinais existem diversas formas de tratar. Nesse artigo, vamos falar sobre os chás que aliviam a dor de barriga, confira as plantas medicinais que podem ajudar você a se sentir melhor.

Publicidade

4 Incríveis Chás que Aliviam a Dor de Barriga

Os chás que aliviam dor de barriga devem ser usados de forma esporádica, se você apresenta esses sintomas constantemente deve procurar um diagnóstico médico para saber como está a sua saúde.

Chás-que-Aliviam-a-Dor-de-Barriga

1º – Chá de Boldo

Esse é um dos chás que aliviam dor de barriga mais utilizados pelas pessoas. Quem nunca ouviu essa recomendação principalmente da vovó? Mas não é um mito, o chá de boldo realmente ajuda a desintoxicar o fígado em casos de exageros ou da ingestão de algum alimento estragado.

O chá de boldo também combate a prisão de ventre por ser um eficiente digestivo. Aprenda a fazer ele a seguir:

Ingredientes

Você pode utilizar o chá comprado em saquinhos prontos ou:

  • 1 colher de sobremesa de folhas de boldo
  • 1 copo de 200 ml de água

Como fazer: Ferver a água, adicionar as folhas, abafar por 10 minutos e depois tome ele ainda morno. É indicado consumir até 3 xícaras dessa bebida.

Contraindicações do chá de boldo: Mulheres grávidas e pessoas com obstrução na vesícula biliar devem evitar esse chá.

2- Chá de Macela (marcela)

Quem vive no interior conhece muito bem essa planta, em alguns estados existe uma tradição de fazer a colheita da marcela na sexta feira santa, pois acreditam que suas funcionalidades medicinais são aumentadas nesse período do ano.

Publicidade

A marcela é uma erva excelente para regular cólicas intestinais e desintoxicar o fígado. O preparo do chá que alivia dor de barriga é assim:

Ingredientes

  • 30 gramas de flores de marcela
  • 1 litro de água

Como fazer – Esquente a água e coloque as flores de marcela. Deixe abafado por 10 minutos e beba até 3 xícaras ao longo do dia.

Contraindicações do chá de macela: Pacientes que ingerem analgésicos ou fazem tratamento de quimioterapia não podem ingerir essa erva.

3- Chá de Camomila

Todo mundo conhece o chá de camomila pelos seus benefícios calmantes, mas ele também ajuda crianças no combate dos vermes e trata alguns problemas como infecções na bexiga, ansiedade e problemas intestinais.

Devido a essas características, a camomila é dos chás que aliviam a dor de barriga mais indicados para quem sofre de ansiedade, stress e algum problema no sistema nervoso, afinal, esses sintomas também causam dores na região abdominal.

Ingredientes

Você pode utilizar os saquinhos já prontos, ou:

  • 2 colheres de folhas de camomila desidratadas
  • 300 ml de água

Como fazer: Ferva a água, depois adicione as folhas de camomila. Deixe descansar por 10 minutos e beba, se preferir adoce.

Contraindicações do chá de camomila: Grávidas e crianças menores de 5 anos não podem tomar nenhum preparo com essa erva.

4- Chá de Folha de Goiabeira

Embora não seja tão popular, a folha de goiabeira proporciona um dos chás que aliviam a dor de barriga devido a sua ação anti-inflamatória e digestiva. É excelente para diminuir os sintomas de diarréia e a acidez durante todo o processo de digestão. Aprenda como fazer o chá de folha de goiabeira:

Ingredientes

  • 1 litro da água
  • 5 folhas de goiabeira

Como fazer: Ferva a água, depois adicione as folhas de goiabeira e abafe. Aguarde 15 minutos e beba uma xícara. Pode ser ingerida até 3 xícaras por dia.

Contraindicações do chá de folha de goiabeira: Pessoas que possuem o intestino preso, pois a planta tem propriedades que contém diarréias, então pode ser prejudicial para quem tem problemas reversos.

Soro Caseiro

Se você teve episódios de diarréia e vômitos freqüentes pode ficar desidratado, por isso, é importante beber bastante líquidos, sucos naturais, frutas e verduras.  Caso haja necessidade faça um soro caseiro para ingerir ao longo do dia.

Ingredientes

  • 1 colher de café de sal
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 litro de água filtrada ou fervida

Preparo: Misture todos os ingredientes e guarde o soro caseiro na geladeira, de preferência em um recipiente de vidro. Beba pequenas quantidades durante o dia. Lembrando que essa receita é válida somente para um dia, se precisar consumir mais no dia seguinte, é necessário fazer novo preparo.

Os chás que aliviam dor de barriga ajudam muito, no entanto, se o problema persistir, um médico deve ser procurado para realizar exames e verificar o que está acontecendo. Caso a dor intensa de barriga ultrapasse a dois dias, é importante buscar orientação de um profissional o mais rápido possível, pois pode ser outros problemas de saúde mais graves como apendicite, gastrite, pancreatite, pedras na vesícula, problemas hepáticos, problemas renais, entre outros.

 

 

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*