Olho de Peixe – Remédios Caseiros, O que é, Causas e Como Prevenir

O olho de peixe é caracterizado por um ponto preto no meio de uma bolinha branca que aparece na sola dos pés de um adulto ou criança, pode-se dizer que é muito parecido com um calo, por isso, geralmente ela é confundida com outra condição que é o cravo plantar, porém nesse caso não há pontinhos pretos. Em raros casos, o olho de peixe também pode aparecer na palma da mão.

Nesse artigo, vamos abordar tudo sobre o olho de peixe e remédios caseiros para tratar o problema. Continue lendo e saiba se essa condição é contagiosa e outras informações.

 

Olho de Peixe

 

O que é olho de peixe?

É correto dizer que o olho de peixe é na verdade uma verruga plantar, esse problema pode afetar milhares de pessoas e causa muitas dores e desconfortos que impedem a pessoa de se locomover com facilidade quando a calosidade afeta os pés.


O olho de peixe é causado por infecção do vírus HPV (papiloma vírus humano) que pode ser transmitido através de relações sexuais e secreções das lesões.

Vale informar que nem todas as verrugas são olho de peixe, somente as que possuem essas características citadas. Nesse caso, ocorre o endurecimento do local afetado (sola do pé ou palma da mão), no meio do ferimento tem um ou mais pontos endurecidos semelhantes ao olho de peixe, é uma pele morta que dói bastante.

Olho de peixe é contagioso?

O olho de peixe é contagioso, pois ele é causado pelo vírus HPV, um subtipo do responsável pelas doenças sexualmente transmissíveis (DST), câncer de colón de útero, câncer de pênis e ânus. Mas, calma, a verruga plantar é um caso mais comum, e tem cura, não significa que vai causar as outras doenças citadas, já que essas são contraídas por relação sexual e contato com secreção de uma pessoa contaminada.

Ao notar o aparecimento de verrugas, não mexa e evite levar para mão para outras partes do corpo, pois pode espalhar o vírus, lave bem as mãos após manipular o ferimento.

Pessoas que possuem o olho de peixe devem evitar ambientes públicos que podem espalhar o vírus como piscinas e clubes, é importante sempre andar com calçado para não colocar a saúde de outras pessoas em risco. Geralmente o olho de peixe é combatido pelo sistema imunológico da pessoa, nem todas que entram em contato com o vírus adquirem as verrugas.


Causas e como prevenir

O vírus causador do olho de peixe entra na pele através de fissuras ou ferimentos na sola dos pés quando ele consegue entrar nas células e formar a verruga, geralmente isso acontece quando o sistema imunológico da pessoa está fraco.

Em alguns casos, a verruga pode sumir em poucos dias de acordo com a imunidade individual de cada pessoa, em outros, é necessário tratamento e até intervenção cirúrgica.


Algumas causas do olho de peixe podem ser evitadas através de métodos de prevenção que vamos citar a seguir:

  • Evite compartilhar alicates, lixas e cortadores de unha;
  • Se tiver lesões nos pés, deixe sempre limpo e isole, não ande descalço em espaços públicos como praias, piscinas e clubes;
  • O vírus causador do olho de peixe se aloja facilmente em lugares quentes e úmidos, portanto, evite o contato com o solo, use calçados;
  • Evite calçados e meias emprestados de outras pessoas.

Remédios caseiros que realmente funcionam

Existem muitos tratamentos para o olho de peixe como a crioterapia, laserterapia e eletrocauterização, em alguns casos até cirurgia. No entanto, é possível tentar remédios caseiros já que eles têm se mostrado muitos eficazes na eliminação da verruga plantar.

É importante avaliar cada caso em específico, primeiramente é indicado buscar orientação médica, depois aliar ao tratamento de olho de peixe com remédios caseiros. Conheça alguns mais eficientes:

1- Remédios caseiros com vinagre e casca de limão

Essa solução era muito utilizada antigamente, primeiramente é indicado lavar bem o a verruga com água morna e sal de Epson, o famoso sal amargo, essa prática suaviza o olho de peixe.

Depois, para eliminar a verruga, pode-se fazer um remédio caseiro com a casca de um limão e vinagre, deixar eles de molho por 3 dias. Após esse prazo, é indicado passar a casca do limão na área afetada pela manhã, tarde e noite.

2- Remédios caseiros com bicarbonato de sódio e limão

Ingredientes:

  • Suco de um limão
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

Modo de fazer:

1- Faça uma mistura com o bicarbonato com o suco de um limão até que fique uma pastinha;


2- Passe em cima do olho de peixe, faça um curativo e deixe durante a noite toda. No dia seguinte, lave bem a área com água morna e esfolie a área com uma pedra pome para remover todo o excesso de pele morta.

3- Remédios caseiros com óleo de rícino

Esse tratamento pode ser feito a noite, antes de ir para a cama. Escalde os pés por 10 minutos em água morna, esse ato vai amaciar a pele na região do óleo de peixe, depois, use uma pedra pome para esfoliar, faça isso por 5 minutos e seque bem os pés.

Esse processo vai ajudar a recuperar a pele mais rápido. Após isso, coloque umas gotas de óleo de rícino em um algodão e aplique na verruga, coloque um band aid e vá dormir. Pela manhã, retire o curativo e lave bem o local, mas continue aplicando o óleo de rícino umas 5 vezes durante o dia.

Todos os cuidados e remédios caseiros para tratar o olho de peixe é válido, mas é importante consultar uma dermatologista para avaliar o grau de da verruga. Em alguns casos, outros tratamentos e até cirurgia são necessários.


Continue lendo sobre saúde natural: