Plantas Cicatrizantes – Quais São Elas?

A natureza oferece uma infinidade de recursos para o tratamento dos mais diversos tipos de enfermidades. Por esta razão, é possível contar com o poder das plantas cicatrizantes que agem em benefício do corpo. Para saber quais são elas e como utilizá-las, basta conferir nosso post.

 

plantas cicatrizantes

Lista de plantas cicatrizantes

Óleo de andiroba

Este óleo é tido como um dos mais eficazes cicatrizantes oferecidos pela natureza, sendo muito recomendado para tratar feridas, hematomas, picadas de insetos e inflamações na pele.

Para utilizá-lo, basta aplicar este óleo puro diretamente na pele (sobre as regiões afetadas) 2 ou 3 vezes ao dia (a depender da gravidade da lesão). É preciso ressaltar que este óleo não deve ser consumido via oral, já que isso pode trazer problemas ao fígado.

Arruda

As infusões preparadas com arruda, uma planta medicinal utilizada há milênios por diversos povos, não poderia deixar de faltar nesta lista de plantas cicatrizantes.

Publicidade

Graças ao seu poder anti-inflamatório e suas substâncias que naturalmente combatem as bactérias, a arruda auxilia no tratamento de feridas na pele, contusões, lesões provocadas por picadas de insetos etc. Para preparar esta infusão, basta utilizar:

Ingredientes

  • 1 colher de sobremesa bem cheia de folhas de arruda fresca;
  • 1 xícara de chá de água.

Preparo

  • Colocar a água para ferver;
  • Assim que ela iniciar fervura, adicionar as folhas de arruda no recipiente e deixar a mistura abafada por 5 minutos;
  • Aguardar a infusão esfriar até que ela fique em temperatura ambiente;
  • Coar e aplicar nas regiões do corpo afetadas pelas lesões.

Vale ressaltar que o chá de arruda também pode ser consumido por via oral. Entretanto, o consumo dele é contraindicado no caso de gestantes e mulheres que estejam em fase de amamentação, já que ele contém propriedades abortivas.

Aloe vera

A aloe vera, popularmente conhecida como babosa, trata-se de uma das plantas cicatrizantes mais utilizadas em todo mundo.

O motivo não é em vão. Ela é muito efetiva no tratamento de queimaduras, feridas, cortes profundos e irritações ocorridas na pele.

Para utilizá-la, é necessário retirar a polpa desta planta e aplicá-la diretamente na pele sobre as regiões afetadas e deixar ela agindo entre 10 e 15 minutos, sendo necessário posteriormente lavar a região com água fresca, retirando os excessos.

As propriedades regeneradoras da aloe vera também são muito úteis no tratamento de queimaduras na boca e úlceras estomacais. Para isso, é necessário ingerir o suco desta planta.

Ingredientes

  • Polpa de 2 folhas e aloe vera (apenas a substância gelatinosa do interior da casca);
  • Suco de 1 fruta cítrica (utilizado para melhorar o sabor e equilibrar a densidade gelatinosa da aloe vera).

Preparo

  • Bater todos os ingredientes no liquidificador até que a mistura fique bem homogênea;
  • Misturar duas colheres desse suco para cada copo de água fresca e ingerir 2 ou 3 vezes ao dia.

Recomenda-se ingerir o suco de aloe vera no mesmo dia em que ele é preparado, evitando a perda de suas propriedades medicinais.

Todas essas plantas cicatrizantes atuam de maneira altamente eficaz no organismo, contribuindo para um corpo muito mais saudável.

Publicidade

Imagem: nedmed.info

 

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*