Remédio Caseiro para Afta – Tratamentos Naturais

E preciso não confundir a estomatite aftosa com a afta e as bolhas do herpes. A primeira acontece dentro da boca, enquanto a erupção do herpes costuma ocorrer nos lábios e em volta deles, sendo ocasionada por vírus. Aqui apresentamos as causas e sugestão de Remédios Caseiros para Afta. Confira.

Causas

Embora não se conheça bem a causa, os estudiosos do naturismo estão convencidos de que a afta é causada por distúrbios digestivos, particularmente desequilíbrios sutis na flora intestinal, e erros da alimentação, muitas vezes somados ao estresse emocional. Alguns distúrbios de natureza alérgica poderiam também favorecer seu aparecimento.

A hiperacidez do sangue e do estômago e a fermentação digestiva, agravada pelo mal funcionamento da vesícula, são as principais causas da afta, segundo os naturistas. Má nutrição, uso de antibióticos, anemia e ação de certos vírus seriam também fatores causais. Se esses fatores se somam à suscetibilidade individual e à ansiedade, o risco é multiplicado.

Com base em muitas experiências de pacientes com esse problema que, após correção da dieta e estilo de vida, se curaram completamente, podemos afirmar convictamente que os naturistas não estão errados em sua postulação.

 

Alimentação para curar aftas

• A princípio deve-se evitar alimentos ácidos e acidificantes. Entre os ácidos, destaquemos: limão, laranja, caju, abacaxi, alho, vinagre, cebola e pimentão. Entre os acidificantes, ponhamos em evidência: açúcar, massas brancas, carnes, doces, queijos e frituras.

• Recomenda-se a ingestão de alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como cereais integrais e quantidades calculadas de levedura de cerveja. Evitar também chocolates, nozes, molhos e temperos. Não misturar grande variedade de alimentos (observar combinação adequada). Mastigar muito bem: cerca de 50 a 60 vezes cada bocado. A boa mastigação é fundamental no tratamento da afta, pois previne e ajuda a curar distúrbios digestivos.

• O uso da coalhada é recomendado pelo seu efeito corretivo sobre a microbiota intestinal. A presença de lactobacilos favorece a proliferação da “boa flora”. Pesquisas demonstram que o tratamento com lactobacilos do iogurte é muito benéfico para os portadores de estomatite aftosa. Sugerimos tomar só iogurte de manhã (um copo pequeno), duas ou três vezes por semana. Podem-se também tomar alguns comprimidos diários de lactobacilos, conforme indicação do fabricante (à venda em boas casas de produtos naturais ou farmácias).

Plantas Naturais

ervas e remedio caseiro para afta

Existem diversos Remédios Caseiros para Afta:

Bochechos com chá forte de alfavaca, alcaçuz e/ou sálvia. Mastigar folhas tenras de abacateiro. Aplicar com algodão, no local, sumo de tanchagem ou de saião. Se a causa da afta for digestiva (na maioria das vezes é), tomar de hora em hora dois goles de chá amargo de losna, quássia ou carqueja (a dosagem tradicional é de uma colher, das de sopa, das plantas picadas para 350m1 de água. Derramar água fervente sobre as plantas). Mascar folhas de alfavaca, losna ou baldo.

Para prevenir aftas provocadas por hiperacidez (que são muito freqüentes), tomar regularmente chá de espinheira-santa, cálamo-aromático ou guaçatonga. Mesmo modo de preparo, duas a três xícaras ao dia. Para bochechos, o dobro dessa dose (não engolir).

Plantas Medicinais – O Guia Completo das Ervas Medicinais

Alimentos: O melhor Remédio Caseiro para Afta

• Agrião – Tomar, em jejum, o macerado de agrião em água. Coar e tomar.
• Abacate – Mastigar folhas do abacateiro, bem lavadas
• Amora – Bochechar com suco de amora-preta, quente, adoçado com mel. • Caju – Aplicar no local o sumo dos brotos do cajueiro.
• Cidra – Bochechar com o suco de cidra.
• Jabuticaba – Espremer vinte unidades de jabuticaba madura. Cozinhar o suco. Diluir, se preciso. Coar. Bochechar várias vezes ao dia.
• Manteiga de cacau – Aplicada localmente, no frio, evita ressecamento e aftas.
• Marmelo – Triturar em um pouco de água as sementes do marmelo. Pode-se usar liquidificador. Coar e aplicar no local como cataplasma.
• Mel – Fazer gargarejos e bochechos de solução de mel com um pouco de pedra-ume, sal de bórax ou vinagre.
• Rábano – Tomar 100m1 de suco de rábano por dia, misturado com água, meio a meio, dividido em várias vezes, de preferência antes das refeições.
• Sal – Simples bochechos de água e sal podem ajudar. Ótimo remédio caseiro para Afta.
• Tintura de mirra – Encontrada em boas farmácias de produtos naturais, aplicada localmente ajuda a aliviar a dor da afta.
Abacate (Laurus persea)
É tradicionalmente indicado contra amigdalite, catarro, dispepsia, tosse etc.
Modo de usar: Chá 1 olhas do abacate 4 vezes ao dia

Complexo B – poderoso auxiliar no tratamento da afta

Vários estudos sugerem que a afta pode associar-se, em algumas pessoas, a deficiências de vitaminas do complexo B. Sabemos de muitos casos em que a doença desapareceu com a administração desses nutrientes, particularmente a vitamina B12. Não havendo contra-indicação médica, pode-se manipular uma fórmula com os seguintes teores de vitaminas. Costuma ter afta? Então busque alimentos ricos em complexo B como Remédio Caseiro para Afta.


dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Leia também:




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*