Remédio Caseiro para Asma | Tratamento natural

A asma deve ser acompanhada por um profissional da área médica. Porém, com o devido acompanhamento de seu médico, apresentamos aqui sugestões de alimentações e remédios caseiros para evitar crises de asma.

Alimentação

• Uma das regras mais simples e negligenciadas na prevenção dietética da asma é comer em horas regulares, mastigar bem e não comer antes de deitar. A regurgitação ácida, ou refluxo de comida do estômago, produz irritação nas vias respiratórias e costuma desencadear crises. A distância entre a última refeição e a hora de deitar deve ser de pelo menos 3 horas. Quem sofre de azia e outros problemas digestivos precisa primeiro trotá-Ias.

• Segundo pesquisas, o sal é fator dietético causador de asma. Infelizmente as pessoas usam excesso de sal achando que utilizam quantidades normais. Evitar produtos em salmoura, conservas, carnes salgadas, queijo ralado etc.

• Na opinião de estudiosos, o glutamato monossódico, utilizado para intensificar o sabor da comida, pode, em alguns casos, desencadear a asma. Outro aditivo alimentar suspeito é o metabissulfito. O asmático faria bem se evitasse, também, alimentos que contenham corantes, conservantes e flavorizantes.

Publicidade

• O organismo parece reagir a determinados produtos da alimentação moderna, desencadeando crises de asma e bronquite em pessoas sensíveis. O excesso de açúcar, queijo, leite e derivados é, segundo observação freqüente de naturistas, uma das causas. Ovo, nozes e frutos do mar podem provocar reações fortes. Evitar também alimentos concentrados, como chocolate, doces, guloseimas, frituras, manteiga, gordura etc. Usar sucos e líquidos em abundância.

Dieta natural para Asma

asma-remedio-caseiro-natural

Para desintoxicar, a dietoterapia natural sugere programa como o seguinte:

As crianças devem passar, durante pelo menos um mês, um dia por semana ou por quinzena só com frutas e/ou sucos de frutas, ingeridas a cada duas horas e meia (com permissão médica). Não misturar sucos nem frutas; usar um tipo de suco e um tipo de fruta por vez. Manter repouso nesse dia. Duas ou três vezes por semana convém substituir uma refeição (como o deslelum) por maçã ou abacaxi (se não houver intolerância a essa fruta), exclusivamente.

Os adultos devem desintoxicar o organismo passando um ou dois dias por semana com dieta de frutas a cada três horas, durante três meses. Também é conveniente, em outros dois ou três dias, substituir uma refeição por maçã, exclusivamente. Se houver prisão de ventre, misturar maçã e mamão, ou consumir só ameixa fresca.

A cura de limão é indicada em casos mais rebeldes, sendo contra-indicada • em casos em que há intolerância a essa fruta. Diluir em água.

Remédios Caseiros para Asma

Dosagem usualmente indicada: Uma colher, das de sopa, da planta para 300m1 de água. Ferver e coar.

Observação: para crianças indica-se um terço da dose

• Várias plantas – São indicados: alecrim-de-jardim, alfafa, bardana, eucalipto, raiz de grama, alcaçuz, alfavaca, guaco e sálvia. Tomar duas a três xícaras ao dia e mudar o chá a cada sete dias. Descansar, depois de quinze dias usando chás, por uns sete dias, tomando apenas água com limão, sem açúcar, em lugar de água.
Alfazema e flor de narciso – Ainda muito recomendadas para asma são a alfazema ou a flor de narciso, por infusão. Não mais que uma colher das de chá para duas xícaras de água de uma ou de outra planta, e uma ou duas xícaras por dia. Crianças devem tomar uma xícara dividida ao longo do dia.
• Eucalipto, cambará e assa-peixe – O eucalipto pode ser usado em inalações (uma diária). Se houver tosse, catarro e falta de ar, pode-se usar o chá de assa-peixe ou chá de cambará (folhas), uma xícara.
• Hissopo – Ao deitar, recomenda-se uma xícara de chá de hissopo em infusão (Uma colher das de chá para uma xícara de água). Crianças usam metade dessa dose.
Preparados com mel – Preparados à base de mel, própolis e extrato de eucalipto são muito indicados.
• Tintura de tomilho – A tintura de tomilho (10 gotas para 70m1 de água) ou a tintura de cambará são muito boas contra a tosse. Deve-se tomar o chá morno na hora de dormir.
Tussilagem – Quando há tosse, um dos melhores remédios naturais é a tussilagem, cujo nome em latim, tussilago (tussi vem de tosse), significa “dispersador da tosse”. Para preparar um poderoso xarope contra a tosse, cobrir 6 colheres, das de sopa, de folhas bem frescas de tussilagem com meio litro de água e ferver até que a água se reduza a uma xícara. Coar e acrescentar mel. Deixar ferver novamente. Colocar num vidro. Cada vez que a tosse se manifestar, tomar uma colher das de chá. No caso da asma pode-se fazer a inalação com o decocto dessa planta.
Verbasco (Verbascum thapsus) – O verbasco é uma das melhores plantas contra asma. Podem-se tomar uns 250m1 por dia do infuso (derramar água fervente sobre a planta fresca) por longo período, ou conforme indicação profissional. Utilizar duas colheres, das de chá, da planta picada para 250ml de água. O verbasco gosta de terrenos arenosos do litoral. E também chamado barbasco e vela-de-nossa-senhora. Coar bem (várias vezes, com algodão) antes de tomar, a fim de eliminar os pêlos ásperos que cobrem essa planta.

Publicidade

 

VITAMINAS

Aqui apresentamos algumas vitaminas interessantes ao combate da asma.

Uma pesquisa que durou 10 anos, e envolveu dezenas de milhares de pessoas, publicada no American Journal of Respiratory and Critical, mostrou que as vitaminas A e C ajudam a prevenir problemas do aparelho respiratório, como bronquite e asma. A vitamina C pode ajudar a proteger o corpo contra a bronquite crônica e o enfisema, e a vitamina E previne ataques de asma, O Dr. Scott Weiss, um dos cientistas responsáveis pela pesquisa, afirma que, embora seja cedo para estabelecerem-se recomendações definitivas, o uso de alimentos ricos nessas vitaminas tem efeitos benéficos. Exemplos de alimentos ricos em vitamina C são os cítricos, o caju, o pimentão e a acerola. Germe de trigo, amendoim e cereais integrais são boas fontes de vitamina E.

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*