17 Remédios Caseiros para Bronquite Crônica | Tratamento Natural

A bronquite causa grandes incômodos em crianças e adultos. Aqui apresentamos algumas dicas de tratamentos naturais e remédios caseiros para bronquite.

Plantas e Ervas Naturais para Bronquite

Várias plantas são boas para os tratamentos naturais da Bronquite, servindo como ótimos remédios caseios. Os manuais de fitoterapia sugerem várias plantas, a maioria das quais muito conhecidas: alecrim-de-jardim, angélica, bardana, borragem, guaco, malva (flores), sálvia, tília e violeta (flores). Misturar duas ou três dessas plantas, em infusão.

Tomar duas a três xícaras ao dia, e mudar a mistura do chá a cada três dias. O eucalipto é muito bom em inalações (uma a três inalações diárias). Se houver tosse, catarro e falta de ar, pode-se usar chá de assa-peixe ou de cambará em combinação com os já mencionados.

Dosagem tradicionalmente indicada: Uma colher, das de sopa, da mistura de plantas para meio litro de água. Preparar na forma de decocção ou cozimento. Ferver durante três minutos e coar.

Publicidade

Preparados à base de mel, própolis e extrato de eucalipto são muito indicados.

 

Prímula

Recomenda-se também o decodo de prímula, na dosagem de 1 colher, das de café, da raiz, em uma xícara de água. Ferver por três minutos. Deixar repousar uns quinze minutos. Tomar duas xícaras ao dia, quentes, aos goles, adoçadas com mel e acrescidas de quinze gotas de solução de própolis (30 ou 40%).

Tussilagem para tosse

Quando há tosse, um dos melhores remédios naturais é a tussilagem, cujo nome, em latim, tussilago (tvssi deu origem à palavra tosse) significa “dispersador da tosse”. Para preparar um poderoso xarope contra a tosse, cobrir três colheres, das de sopa, de folhas bem frescas de tussilagem com meio litro de água e ferver até que a água se reduza a uma xícara.

Coar e acrescentar mel. Deixar ferver novamente. Colocar num vidro. Cada vez que a tosse se manifestar, tomar uma colher das de chá. No caso da bronquite pode-se fazer a inalação com o decodo dessa planta. No mercado há xaropes prontos à base de tussilagem.

A tintura de tomilho (10 gotas para 70ml de água) é também muito boa contra a tosse.

 

Remédios Caseiros para Bronquite

bronquite-remedio-caseiro

 

• Abóbora: dez colheres, das de sopa, de sementes descascadas. Moer com 6 colheres, das de sopa, de mel e misturar bem com BOmI de água. Tomar várias colheres das de chá ao dia, umas seis a oito, entre as refeições, e tomar bastante líquido.

• Agrião: Comer agrião em saladas cruas copiosamente. Ou tomar 60 a 150ml de suco de agrião ao dia, dividido em três ou quatro vezes. Pode-se também ferver o suco de agrião com leite em partes iguais e tomar, morna, uma xícara pequena ao dia. A maneira mais branda de usá-lo é o infuso das folhas.

• Alho: Bater no liquidificador três dentes de alho, meia xícara de suco de limão e vinte gotas de própolis. Dividir em quatro e tomar ao longo do dia, uma dose por vez.

Publicidade

• Cebola: Misturar uma porção de cebola, alho e limão: liquidificar, coar e tomar um copo ,duplo ao dia, dividido em quatro vezes. E melhor tomar fresco, não guardando por muitas horas esse suco.

• Cenoura: Cozer 2509 de cenoura bem picada em meio litro de água, até que esta água se torne viscosa. Acrescentar leite e adoçar com mel. Tomar às colheradas, morno. Pode-se usar uma colher de meia em meia hora até que os sintomas aliviem.

• Couve: Aplicar sobre o peito cataplasmas quentes de folhas de couve embebidas em óleo de linhaça (de massagem).

• Nabo: Usar o xarope de nabo. Como preparar: Corta-se o nabo em rodelas finas, que se põem numa tigela, com açúcar mascavo ou mel por cima. Deixa-se durante a noite ao sereno. De manhã escorre-se o xarope que se forma e toma-se às colheradas. Excelente no combate à tosse e demais incômodos da bronquite.

• Rabanete: acrescentar liberalmente à alimentação rabanete na forma de salada.

• Abacate: Chá morno das folhas do abacateiro. Uma colher das de sopa para 250ml de água. Ferver por três minutos e coar. Duas a três xícaras ao dia.

• Abacaxi: Cortar em fatias, pôr numa panela, acrescentar mel, tampar bem e cozinhar. Depois de esfriar, retirar o suco e colocar em um vidro. Tampar bem. Tomar três a seis colheres das de sopa ao dia.

• Figo: Cozinhar o figo, descascado e picado, em água. Fazer refeições exclusivas desse preparado. O infuso das folhas também é indicado.

• Figo-da-índia: Comer figo-da-índia assado ao forno.

• Maçã: Assar a maçã. Fazer uma refeição de maçã assada quente. Cozer a maçã picada em pouca água e mel. Tomar esse caldo morno, na dose de uns 100ml várias vezes ao dia. Indica-se também o infuso das flores da madeira tomado momo.

• Mamão: Infuso das flores do mamoeiro-macho com um pouco de mel. Tomar dois goles de hora em hora, momo.

• Manga: Cozinhar o suco natural de manga com mel, até ficar reduzido à metade. Tomar uma colher das de sopa de hora em hora.

• Melancia: substituir esporadicamente uma refeição por melancia.

• Favo de mel: mastigar um pedaço de favo de mel pelo menos três ou quatro vezes ao dia. Preferir mel de eucalipto é ótimo para bronquite crônica.

 

fonte: imagem

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*