Remédio Caseiro para Enjoo | Tratamento Natural

O corpo é dotado de mecanismos sofisticados para mantê-lo em equilíbrio. Um deles é o sistema vestibular, localizado no ouvido interno. Quando há descompasso entre aquilo que os olhos vêem e o movimento que o labirinto, no ouvido, capta, surge a tonteira. Comer demais, ingerir muita gordura, uma refeição “pesada”, ou mesmo não comer nada, pode favorecer o enjoo. Cigarro, álcool, cheiro desagradável, barulho excessivo e ar confinado são fatores desencadeantes de enjoos. Aqui apresentamos algumas dicas e remédios caseiros para enjoo.

As vezes a causa do enjoo reside em algum problema orgânico, provavelmente de origem digestiva, como a dispepsia biliar. Sugerem alguns estudiosos da nutrição que a falta de complexo B na dieta poderia aumentar a propensão para enjoos.

Há, além da causa orgânica, causa psicológica para a cinetose Para quem se preocupa demasiadamente com o mal-estar e pensa que vai enjoar ou vomitar, isso provavelmente acontece. 

Labirintite é um distúrbio que fatalmente leva à cinetose. Aliás, quem apresenta constantes enjôos deve verificar se não sofre de labirintite. Ver labirintite. Certas parasitoses, como a giardíase, favorecem também o aparecimento da cinetose.

Publicidade

Conselhos para quem está com enjoo

enjoo-remedio-caseiro

 

Olhar para um ponto fixo e ficar quieto. Não ficar mexendo a cabeça e olhando para trás ou para o lado. No caso de viagem marítima, não olhar para a linha do horizonte, que “se mexe” em relação ao referencial do navio.

  • Respirar devagar e profundamente é ótimo para relaxar e aliviar o enjôo.
  • Evitar ler durante a viagem. Ou trazer para mais perto dos olhos a leitura.
  • No caso de enjôo, comer uma torradinha, chupar um limão ou comer um pedacinho de azeitona pode ajudar, em alguns casos.
  • Não comer, antes da viagem, alimentos pesados, ou qualquer coisa que lhe faça mal.
  • Viajar no banco da frente e concentrar-se na estrada, à frente.
  • No avião, fechar os olhos, relaxar, respirar fundo. Ou olhar para um ponto fixo.
  • No ônibus, evitar assentos na parte de trás, onde o balanço é mais intenso. No navio, preferir lugares mais ao meio e à frente da embarcação.

Remédios Caseiros para Enjoo

Gengibre: Desde os tempos das antigas viagens marítimas usava-se gengibre para combater o enjôo de altomar. Usar uma ou duas cápsulas de raiz de gengibre em pó, ou mastigar um pedacinho dessa raiz quando perceber que o mal-estar vai vir ou está vindo.

Própolis: Há quem se sinta melhor pingando uma ou duas gotas de própolis na boca.

Baldo: Certa vez, numa viagem de avião, senti muito enjoo. Ao descer do avião, estava completamente nauseado. Então, mastiguei lentamente, pequenos pedaços de folha de baldo, erva muito amarga, que me trouxe rápido alívio.

 

Estudar e tratar a causa

Para quem a tendência a enjoos é verdadeiro drama, recomendamos avaliar melhor a causa. Sugere-se desintoxicação branda, em que se substitua durante bom tempo uma refeição (como o desjejum) por suco de fruto como por exemplo, mamão com maçã. Adotar a dieta saudável explicada nos capítulos 4 e 5. Uns doze comprimidos diários de levedura de cerveja também são recomendados.

Se você tem problema digestivo, parasitose ou labirintite, é preciso tratar. Os remédios caseiros para enjoo nesses casos poderão ser ineficazes. 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*