Remédio Caseiro para Hernia de Disco | Tratamento Natural

A hérnia de disco causa uma dor, às vezes acompanhada de dormência, ardor ou formigamento, no trajeto do nervo. As vezes, quando a manifestação é muito forte, o corpo responde com espasmos musculares, numa resposta reflexa de defesa. Alguns pacientes descrevem a ciática como um “choque elétrico”; outros, como a “sensação de que peneira na pele uma lâmina cortante”; ainda outros descrevem-na como “uma mordida inesperada”.

 

hernia-de-disco-causas-sintomas Essa dor, geralmente de curta duração, costumo começar mais ou menos na altura da cintura e descer, pela parte de trás, até próximo aos dedos dos pés, passando pelo calcanhar.

Pode limitar-se, entretanto, à região lombar e nádegas, ou descer, por trás, até o joelho. As vezes atinge só a “barriga da perna”, o calcanhar e a planta do pé.

Nos casos mais graves é possível desenvolver-se, com o tempo, atrofia dos músculos enervados pelo ciática.

Como o ciático nasce de um numeroso feixe de fibras provenientes de diversas raízes, na coluna sacra e lombar, e se estende longe, até quase os artelhos, fica fácil entender por que são bastante comuns problemas nesse nervo.

Publicidade

Homens e Mulheres

A ciática é mais comum em homens que mulheres, talvez pela natureza das atividades masculinas, que “forçam” mais a coluna.

O incômodo pode manifestar-se de repente, depois de um esforço físico, ao erguer o corpo, levantar-se da cama ou da cadeira, escovar os dentes, tossir ou espirrar, ou após qualquer movimento do tronco. Em alguns casos, a ciática vem depois de um período de dor contínua nas costas, chamada lumbago ou lombalgia.

A dor desaparece subitamente ou alivia com a mudança de posição do corpo. No intervalo entre as crises pode persistir uma sensação de peso, aperto ou rigidez muscular. Nos casos mais graves o desconforto é contínuo, com fases de agudização, de dor lancinante.

Antes de conferirmos os Remédios Caseiros para Hérnia de Disco e Ciática, precisamos de algumas noções de suas causas.

 

Ciática e Hérnia de Disco

A hérnia do disco intervertebral (hérnia de disco) é uma causa freqüente da Ciática. O disco intervertebral, localizado entre as vértebras, é constituído de material flexível, fibrocartilaginoso, e funciona como amortecedor de choques. Quando ele se desloca, ou desliza para o canal da medula, saindo de sua posição anatômica, prensado pela coluna, pode pressionar as raízes de um nervo, produzindo dor.

hernia-de-disco

As alterações na anatomia da coluna, disco e vértebras são resultado de repetidos traumas, queda ou acidente, erros de postura, levantamento de peso de modo incorreto, ou esforços físicos exagerados. Costumam instalar-se com o tempo. Por isso, é mais comum o surgimento da ciática em pessoas mais velhas, em desportistas aposentados, em obesos, ou em quem quer que realize trabalho físico muito pesado.

 

Conselhos para quem tem Hérnia de Disco

O obeso exerce sobre a coluna, com seus quilinhos excedentes, tração esmagadora. Por isso, um dos primeiros conselhos é dirigido aos gordinhos, para que não se acomodem.

Deitar-se de modo incorreto é outra causa comum de ciática. Certifique-se de que seu colchão é adequado. Nunca dormir “de bruços”, mas “de costas” ou “de lado”, sem arcar as costas.

Publicidade

Ao levantar peso, forçar as pernas, nunca as costas. Não dobrar a coluna, mas as pernas. Antes de levantar peso, alongar-se. Aliás, todos deveriam começar o dia com exercícios de alongamento. O espreguiçar-se com vontade é um excelente alongamento natural dos músculos.

Mas os que exercem atividades braçais, ou têm de carregar peso, precisam acrescentar à sua rotina os movimentos de alongamentos e realizá-los várias vezes ao dia.

Se você não está acostumado a exercitar-se, leva vida sedentária, passando a maior parte do tempo parado, é preciso começar a mexer-se. Mas cuidado: não exagerar. Começar e terminar os exercícios com alongamentos, e fazê-los com regularidade. Quem tem ciática deve buscar do ortopedista ou fisioterapeuta orientação adequada sobre exercícios.

 

Alimentação e Hérnia de Disco

tratamentos-hernia-de-disco

Os naturopatas acreditam convictamente na relação da dieta com qualquer problema de saúde, de modo mais ou menos direto.

No caso particular da ciática, erros alimentares crônicos podem produzir obesidade, que acaba complicando as coisas.

Alimentação inadequada altera inúmeros fatores bioquímicos do sangue, que ocasionam modificações sutis na fisiologia de nervos, músculos e ossos, favorecendo ou agravando quadros de anomalias anatômicas, como a ciática.

Abaixo apresentamos alguns alimentos interessantes para o tratamento natural da hérnia de disco, contudo, tenha em mente de que nenhuma dieta natural poderá substituir a consulta com um médico. Níveis mais avançados de hérnia de disco requerem acompanhamento mais de perto.

Confira os Remédios Caseiros para Hérnia de Disco.

 

Ervas, Frutas e Remédios Caseiros para Hérnia de Disco

ATENÇÃO: Os remédios caseiros para hérnia de disco devem ser acompanhados por profissionais e por tratamento médico convencional.

• Abacate: Aplicar no local compressas quentes de chá das folhas do abacateiro.

• Alecrim: Preparar, para uso externo, um cozimento com dez colheres, das de sopa, de folha de alecrim para cada litro de água. Tomar um banho quente de assento de quinze minutos, diariamente, com esse cozimento.

• Aroeira-mansa: Preparar um cozimento com cinco colheres, das de sopa, de casca para cada litro de água. Tomar um banho quente de assento de 15 minutos, diariamente, com esse cozimento.

• Chapéu-de-couro, cavalinho, salsaparrilha e tanchagem: Misturar em partes iguais e usar duas a três xícaras do cozimento ao dia, duas colheres, das de sopa, de ervas para 500m1 de água. Antes de tomar, espremer um limão e pingar dez gotas de própolis a 30%.

• Couve: Tomar meio copo duplo de suco de couve em jejum. Aplicar no local folhas cozidas ao vapor na forma de cataplasmas quentes. Renovar de hora em hora.

• Eucalipto: Massagens locais com óleo de eucalipto. As massagens precisam ser bem leves para não piorar a hérnia de disco.

• Feijão: Aplicar no local cataplasmas quentes de farinha de feijão, misturada com água (remédio inspirado nos conhecimentos medicinais indígenas).

• Laranja: Tomar o chá das folhas da laranjeira junto com erva-cidreira verdadeira, duas ou três xícaras ao dia. Uma colher, das de sopa, das plantas picadas para 500 ml de água. Ferver e filtrar.

• Taiuiá: Usar, internamente, o decocto da raiz: 250m1 divididos ao longo
do dia. Uma colher das de chá para 250 ml de água. Ferver e filtrar.

 

Cirurgia de Hérnia de Disco

Existem algumas hérnias de discos mais graves, e quando se trata de cirurgia, esta opção é reservada apenas para esses casos. Muitas opções de cirurgia de hérnia de disco são minimamente invasivas e têm altas taxas de sucesso, mas o processo de recuperação pode ser longo. Somente um médico e uma série de exames poderão dizer se uma cirurgia da hérnia de disco é recomendada para o paciente.

Tenha em mente que as melhores opções de tratamento não são as mesmas para cada caso de uma hérnia de disco. Cada caso é um caso e existem diversos níveis de dor e de desenvolvimento. Dependendo da extensão do dano e localização do disco, algumas opções de tratamento podem ser mais adequadas para um indivíduo do que para outro.

Mais informações (em inglês): 1, 2

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


11 Comments

  1. tenho hérnia de disco a 21 anos, não fiz cirurgia ainda, mas confesso que quando vem as crises, sinto vontade de fazer a cirurgia pra ver se acaba este pesadelo.

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*