Remédios Caseiros para doenças do Coração | Tratamento Natural

Existem diversas doenças que podem atingir o coração de um ser humano. Aqui apresentamos dicas, tratamentos e recomendações de remédios caseiros para fortalecer e evitar doenças do coração.

O coração

O coração é uma potente bomba muscular que impulsiona o sangue para todo o corpo. Através da grande circulação, nosso fluido vital sai com alta pressão do ventrículo esquerdo, via artéria aorta, transportando oxigênio e nutrientes às mais remotas partes do corpo. Volta pelo sistema venoso, trazendo gás carbônico, e entra, através da veia cava, pelo átrio direito do coração.

Começa então a pequena circulação: o ventrículo direito impulsiona pela artéria pulmonar o sangue venoso que, no pulmão, se converte em arterial num processo denominado hematose. O regresso ao coração é feito pelas veias pulmonares, que transportam o sangue rico em oxigênio ao átrio esquerdo. Recomeça, então, do ventrículo esquerdo, a grande circulação. Todo esse fantástico circuito acontece em fração de segundos. Não há engenho que se compare a esse em precisão, complexidade e eficiência.

Doenças do coração

Os estudiosos das terapias naturais vêem o coração como uma “campainha de alarme” do organismo. Distúrbios no coração podem refletir agressões crônicas à economia.

Publicidade

Entre as muitas disfunções que acometem o músculo cardíaco encontramse falhas de ritmo, insuficiências, inflamações (miocardite, endocardite e pericardite, geralmente associadas a infecções bacterianas sistêmicas ou a processos reumáticos) e distúrbios isquêmicos (diminuição do fluxo de sangue), hoje muito comuns, relacionados à aterosclerose. Aqui falaremos das doenças isquêmicas do coração, hoje principal causa de morte em muitos países.

coração-remedio-natural

A doença que mais mata

A maioria das mulheres entrevistadas respondeu que o câncer é a principal causa de morte entre elas, numa sondagem GaIlup realizada em 1995 nos Estados Unidos. Engano. Só para se ter uma pálida idéia, para cada caso de câncer de mama, há 11 mulheres que morrem de doenças cardiovasculares. Entre os homens, o coração é também campeão absoluto de mortalidade.

Portanto, as doenças mais mortíferas da atualidade estão, relacionadas

ao aparelho circulatório. São as doenças cardiovasculares provocadas pela aterosclerose.

Com o passar do tempo, os vasos sangüíneos que nutrem o coração vão ficando “entupidos” por depósitos de partículas gordurosas e outros elementos sólidos, como cálcio e coágulos. Este “entupimento” diminui a quantidade de oxigênio que o coração deveria receber. Qualquer esforço que exija trabalho extra do músculo cardíaco pode ocasionar dor forte, que se concentra no peito, e às vezes se irradia pelo braço esquerdo e mandíbula.

Excesso de gordura na alimentação, especialmente a gordura animal (que contém colesterol e gordura saturada), excesso de sal, ingestão exagerada de açúcares e massas, fumo, obesidade, hipertensão arterial, estresse, diabetes, álcool e falta de exercícios físicos são alguns dos chamados “fatores de risco para as doenças ateroscleróticas dos vasos”.

Chás, Ervas e Plantas Medicinais para o Coração

Observação: Conforme o distúrbio cardio-circulatório o paciente poderá não tolerar uma dieta com muito líquido. Nesses casos, deve-se reduzir o uso de chás e sucos. Observar sempre orientação médica.

  • São tradicionalmente recomendados para distúrbios cardíacos: alecrim-dejardim, bardana e hortelã. Duas a três xícaras diárias (a dose tradicional é duas colheres, das de sopa, da planta para meio litro de água: derramar água fervente sobre as plantas). Conforme o distúrbio cardiocirculatório, o paciente poderá não tolerar muito chá. Consultar um especialista para estabelecer a conduta adequada a seu caso.
  • O alecrim é de longa data receitado contra males do coração. Lemos, numa publicação de 1550 (antiga como a colonização das Américas!), o Lytel HerbaI, o seguinte a respeito dessa erva: “Coloque as flores num pano de linho, fervendo-as em água limpa; deixe esfriar e beba, pois ela é excelente contra todos os males do organismo.” Levy, estudioso das ervas, afirma que o alecrim é um tônico cardíaco de primeira ordem. Um dos poucos tônicos do coração que não é droga drástica.
  • Muitos problemas cardíacos estão intimamente relacionados à tensão nervosa. Nesse caso, a valeriana é muito útil. Trata-se de planta capaz de exercer poderoso efeito relaxante sobre o sistema nervoso parassimpático. Pode-se tomá-la juntamente com camomila, o infuso, só uma xícara ao dia. Tomar vários goles ao longo do dia. A dosagem é a seguinte: Uma xícara de água fervente sobre meia colher, das de chá, da raiz de valeriana pulverizada. Para a camomila, meia colher.

 

Plantas “fortificantes” do coração

fitoterapia

As seguintes plantas, juntas, segundo os herboristas, estimulam o funcionamento do coração. São chamadas tônicas cardíacas:

Publicidade

  • calêndula, flores, duas partes;
  • botão-de-ouro (hidraste), raiz em pó, uma parte;
  • erva-mãe (Leonurus cardíaca), pó, duas partes;
  • pimenta-de-caiena, pó, uma parte;
  • lírio-do-vale (Convallaria majalis), folhas, duas partes.
  • Modo tradicional de preparo: Totalizam-se doze partes. Cada parte corresponde a meia colher, das de chá, para 250ml de água fervente, que deve ser derramada sobre as ervas. Tomar ao longo do dia, divididos em três pequenas doses.

Sugestões naturais de frutas e hortaliças

  • Consumir regularmente o figo-da-índia, que contém o princípio ativo cadina, tônico para o coração.
  • Limão: proceder à cura de limão, como já explicada.
  • Maçã: comer maçã liberalmente. Comer purê de maçã com mel.
  • Azeitona: a gordura contida na azeitona, mono insaturada, é benéfica para o coração. Usar azeite de oliva em lugar de outros óleos. No Mediterrâneo, onde a dieta é rica em azeite de oliva prensado a frio, as doenças do coração são mais raras.
  • Geléia real: para fortalecer o coração, de 1 a 2g diários.
  • Mel: Tomar diariamente de uma a duas colheres, das de sopa, de mel ao deitar.

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*