Remédios Caseiros para Eczema- Tratamento natural

Causas, segundo a Medicina ecológica: Não é fácil definir com exatidão o que provoca um eczema. Há múltiplos fatores culpáveis, que variam de indivíduo para indivíduo. Em linhas gerais, a causa é interpretada, segundo os naturistas, sobre a base da queda de resistência global somada a um grau maior ou menor de intoxicação do sangue, e a alterações emocionais. Nesse artigo falaremos sobre Remédios Caseiros para Eczema e qual seu Tratamento natural.

Mas qual teria sido a “gota d’água”, entre os inúmeros fatores de intoxicação, responsável por essa manifestação na pele? Os estudiosos da vida natural acreditam que a causa se esconde num órgão distante: o intestino.

Também, há muitos eczemas provocados por drogas, que surgem alguns dias, ou algumas semanas após tratamento intensivo (como no caso de hospitalização). Deficiências nutricionais são lugar-comum entre as causas.

Mesmo que a dieta seja aparentemente completa, distúrbios digestivos e metabólicos reduzem sofrivelmente o aproveitamento do
organismo, expondo-nos a carências sutis e crônicas, difíceis de descobrir.

Sentimo-nos mal, mas dificilmente concluímos (como também é difícil para o médico chegar a uma conclusão) que as células estão sofrendo de má nutrição.
A dieta moderna, prejudicial à saúde sob inúmeros aspectos, é considerada a grande culpada por transtornos metabólicos que, ao aprofundarem-se, podem favorecer reações eczematosas em indivíduos suscetíveis.

Evitar alimentos muito concentrados em calorias, como guloseimas, chocolate, açúcar, doces, frituras, lanches ligeiros, conservas, temperos industrializados, como molho inglês, mostarda, catchup, alimentos tratados com aditivos químicos, como refrigerantes, confeitos, doces industrializados, balas, refrescos artificiais, gelatinas, e embutidos em geral (salsicha, linguiça, frios, presunto, toucinho etc.).

Adotar dieta frugal, rica em hortaliças, frutas, oleaginosas, amêndoas e cereais integrais.
Para desintoxicar o organismo, garantir o bom funcionamento do intestino e favorecer a melhora do eczema, os naturistas sugerem, por um mês, o seguinte programa, que deve ser ajustado a cada caso pelo profissional especializado:

  • Uma vez por semana ou quinzena, semi jejum de frutas ou sucos (sucos frescos, não adoçados, de três em três horas). Se houver constipação intestinal (prisão de ventre), recomenda-se fruta laxante, como ameixa fresca ou pera.
  • Pelo menos um ou dois dias por semana: No desjejum, suco de maçã com mamão ou suco de melancia. Lanche: Se houver fome, ingerir frutas. No almoço, salada de cereais germinados (mais indicada a alfafa germinada) com grão-de-bico, vegetais crus, legumes cozidos ao vapor, abóbora cozida ou arroz integral, ou ainda purê de abóbora. Lanche: fruta, se houver fome. No jantar, frutas, como melão, uva, ameixa, maçã e tangerina. Não misturar.
  • Fora dos dias de dieta especial, adotar dieta normal saudável (ver capítulos 4 e 5, a partir da página 31, que orientam sobre cardápio de saúde), observando-se apenas duas coisas:

Meia hora antes do desjejum, bebida alcalinizante ou água com meio limão. 2. Dia sim, dia não, em lugar do desjejum ou jantar, usar apenas uma qualidade de fruta, como mamão, uva, laranja, maçã, pêssego etc. Quando se usa apenas fruta no desjejum, pode ocorrer hipoglicemia no período da manhã. A fim de evitar que isso aconteça, comer mais alguma fruta (como maçã) entre o desjejum e o almoço. Ou tomar suco de fruta. Dez dias depois de iniciada a desintoxicação sugere-se observar suplementação, para reforço nutricional.

  • No caso de eczema sugere-se um suplemento nutricional completo, isto é, que contenha todos os nutrientes, e com a devida permissão de um dermatologista.
  • Particularmente importante é o complexo B, presente em alimentos como o lêvedo de cerveja.
  • Nas doenças da pele não se deve esquecer o papel vital dos tocoferóis (vitamina E), associados ou não à vitamina A. Sugerem-se doses que variam de 100 a 400 unidades ou mais de vitamina E por dia, o que deve ser definido por um especialista. Há, no mercado, inúmeros suplementos naturais de vitamina E e de óleo de germe de trigo. Quanto à vitamina A, sugere-se o uso de pelo menos um copo de suco de cenoura com salsão ou agrião antes do almoço, diariamente.
  • Relatam-se casos de pacientes que, mudando a alimentação e usando suplementos de vitamina E, exibiram notável melhoro de eczemas que os incomodavam havia anos. Quando o uso interno de vitamina E não produz o resultado esperado, indica-se aplicá-la externamente, na forma de pomada.

remedios-caseiros-para-eczema-tratamento-natural

Recomenda-se suplementação dietético que inclua os seguintes cuidados:

  • Levedura de cerveja.
  • Vitamina E: 400 unidades diárias.
  • Vitamina A: Incluir na dieta vários alimentos ricos nessa vitamina, como cenoura, abóbora, brócolis, etc.
  • Geleia real. (Verificar se não há alergia à geleia real). Plantas e outros remédios tradicionais
  • Fibra uso interno, chapéu-de-couro em associação com bardana, tanchagem, raiz de dente-de-leão e salsa parrilho. Misturar essas plantas em partes iguais e derramar meio litro de água fervente sobre uma colher, das de sopa, de plantas picadas. Tomar de duas a três xícaras ao dia, durante uma semana. Falhar dois ou três dias, em que se toma apenas abundância de água com um pouco de suco de limão. Em seguida, voltar às ervas.
  • Para uso externo indica-se uma combinação antiga e eficaz, com bardana, confrei e raiz de hidraste em pó. Misturar as três plantas em partes iguais, de modo que se obtenham duas colheres das de sopa. Derramar água fervente (250m1), deixar esfriar e aplicar sobre o local compressas frias embebidas nesse líquido, pelo menos duas vezes ao dia. Também se pode preparar pomada com as mesmas plantas e o pó obtido da casca ralada de olmo. Misturar esse pó a um pouco do líquido, de modo a obter massa pastosa, e aplicar sobre o local.
  • Bardana – A bardana, usada só, é um dos remédios mais antigos que se conhece contra problemas de pele. Externamente, usa-se toda a planta (inclusive as sementes). Prepara-se infuso concentrado e aplica-se no local várias vezes ao dia.
    os suplementos nutacionais são úteis em muitos casos, mas a indicação e a dosagem individual devem ser estabelecidas por um profissional especializado.
  • Casca de olmo – Os ciganos traiam o eczema com casca de olmo e estramônio. Fervê-los juntos até obter mistura consistente. Para evitar que a pomada grude à pele, sugere-se aplicar azeite antes, e removê-la com água morna.
  • Carambola – Tomar o suco de três a cinco carambolas por dia, na forma de refresco, sem adoçar. Em certas dermatites rebeldes, vem revelando efeitos rápidos e eficazes.
  • Confrei – E indicado tradicionalmente na forma de pomada: mistura-se pequena quantidade de chá concentrado de confrei com mel e óleo de germe de trigo. Aplica-se no local, contra distúrbios da pele. O Dr. Zofchak, famoso herborista americano, recomenda o de codo forte da raiz de confrei em uso externo, contra eczemas. O efeito é melhor ao se misturar a esse chá a casca de hamamélis, a casca de carvalho-branco e um pouco de hidraste (botão-de-ouro).
  • Erva-de-jabuti – Remédio tradicional do Norte do Brasil: Aplicar nos locais irritados as folhas maceradas.
  • Japicaí – No tratamento de eczemas e impigens, usa-se a seiva do japicaí (Xiris laxifolia).
  • Mata-pasto – Planta comum em locais úmidos, é muito usada em dermatoses: misturar 50ml do sumo das folhas com 25ml do sumo de limão e aplicar no local. Quem é sensível ao limão deve usar as folhas secas e pulverizadas, misturadas com um pouco de água, na forma de pomada.
  • Melão-de-são-caetano – Em caso de eczemas e alergias de pele tomar banhos com o chá concentrado da planta.
  • Mil-em-rama – Planta de múltiplas utilidades, usada desde o tempo dos antigos gregos, é também muito útil no combate a doenças de pele, como eczema. Aplicar, no local, três ou quatro compressas diárias do chá bem forte de toda a planta (fomentações).
  • Tanchagem – Indica-se aplicar o sumo dessa planta (muito bem lavada) localmente.
    Hidroterapia e geoterapia
    Para estimular a circulação geral, indica-se caminhar na grama descalço, de manhã, pelo menos por uns dez minutos (depois de uma caminhada com exercícios respiratórios de uns quarenta minutos), e tomar banhos frios rápidos após prévio aquecimento.

O banho vital é citado como útil para restaurar e equilibrar o fluxo de energia vital através da superfície do corpo. Pelo menos um banho vital diário e três compressas abdominais de argila por semana são recomendados.

Nesse artigo falamos sobre Remédios Caseiros para Eczema- Tratamento natural.

Imagem- tuasaude


dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui


 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*