Remédios Caseiros para Neuroses- Tratamento Natural

Cuidados dietéticos são indispensáveis. Recomenda-se dieta natural, adequadamente nutritiva, isenta de fatores de agressão como “junk food” (“comida-refugo”, guloseimas e lanches de baixo valor nutritivo), açúcar, sal, gordura e laticínios em excesso. O açúcar e as coisas doces trazem passageira sensação de alívio, mas tendem a criar dependência e a provocar períodos de intenso desconforto mental. “Tranqueiras”, como guloseimas, refrigerantes, fast..food etc., embora representem para certas pessoas desanimadas uma “fuga”, um dos poucos “prazeres inocentes”, acabam estragando a saúde e complicando as coisas. Fazem mais mal do que bem. Há, para substituir, preparações naturais saborosas e saudáveis. Nesse artigo falaremos sobre Remédios Caseiros para Neuroses- Tratamento Natural.

Tratamento

O tratamento alimentar envolve, na opinião dos naturistas, uma fase de desintoxicação seguida de outra, a fase de reposição nutricional.

Conforme o paciente, variará o programa de desintoxicação. O primeiro passo é verificar se há outros distúrbios intercorrentes, e tratá-los. Em linhas gerais, indica-se intercalar a desintoxicação com períodos de dieta naturista normal, de que constem pratos saudáveis, apreciados pelo paciente.

Exemplo de programa de desintoxicação:

• Primeira dieta, por três ou quatro dias:

• Desjejum, lanches e jantar: Só frutas, como melão, laranja, uva, abacaxi etc. Não misturar muitas frutas. Pode-se, entretanto, fazer uma “salada” com duas ou três variedades que se combinem. Por exemplo: morango, maçã e abacaxi, ou mamão, banana e maçã, ou uva, pêssego e pêra.
*Almoço: Salada, grãos germinados, vegetais (couve-flor, vagem, abóbora, brócolis etc.), arroz integral, lentilha e tofu.

As dietas terapêuticas naturais são empregadas em clínicas naturistas e por medicinas tradicionais. Adote alimentação saudável, mas não mude radicalmente sua alimentação sem orientação profissional.

• Segunda dieta: Passar de um a três dias por semana substituindo uma refeição (pode ser o desjejum) por frutas. Nas outras refeições, observar dieta naturista norma! (ver capítulo 5, página 114, que explica como fazer uma alimentação saudável).

• Centeila asiatica – Há séculos considerada a planto da saúde e da longevidade, é muito útil no tratamento de doenças nervosas. Disponível em cápsulas em casas de produtos naturais. Na bula há instruções sobre o uso tradicional.

• Composto de mel – O seguinte composto é excelente fortificante para o sistema nervoso: pólen (uma colher, das de chá), mel (uma colher, das de sopa), geleia real (uma colher, das de café), própolis (três gotinhas da solução). Tomar, misturados, de manhã e à noite.

• Ginkgo biloha – Indicado por melhorar a oxigenação e a circulação cerebral. A dose usualmente recomendada é de 60 a 12 umg/dia, ou de uma a três cápsulas diárias de 40 mg, uma antes de cada refeição.

• Ginseng coreano – Uma medida (colherinha que acompanha o produto). O ginseng é particularmente indicado, por exibir propriedades revitalizadoras.

• Levedura de cerveja – Doze comprimidos de SOOmg ao dia.

• Multivitamínicos e minerais – Pessoas muito estressadas deverão usar multivitamínicos e minerais, de preferência gelados. Observar orientação profissional.

E importante levar a capricho o programa de suplementação nutricional. Muitas vezes, o paciente começa bem, mas logo desanima e interrompe o tratamento.

Outras sugestões naturais

Em caso de sonolência, indicam-se estimulantes como catuaba, alfavaca, cravo, bardana, angélica e hortelã. Havendo insônia, indicam-se fitoterápicos calmantes, como casca de maçã, alfazema, camomilo, erva-cidreira-verdadeira e mulungu. Um programa aplicável pode ser o seguinte: no período da manhã, tomar uma ou duas xícaras da mistura de duas plantas estimulantes, e no período da tarde, uma ou duas xícaras da mistura de duas plantas calmantes. A cada dez dias, trocar as plantas. Observar prescrição profis sional. A dosagem tradicional é uma colher, das de sopa, das plantas misturadas para meio litro de água. Ferver e filtrar.

Banhos

Os banhos, particularmente os frios, oferecem extraordinária ajuda na restauração da energia vital. Não havendo contra-indicação médica, recomendam-se duchas frias e/ou banhos de cachoeira, depois de aquecimento prévio ou exercícios. Pelo menos um banho de tronco ou um banho vital diário é recomendado (ver página 105).

• Os suplementos nutricionais são úteis em muitos casos, mas a indicação e a dosagem individual devem ser estabelecidas por um profissional especializado.

remedios-caseiros-para-neuroses-tratamento-natural

Geoterapia

A aplicação abdominal de argila é considerada relaxante e normalizadora da função intestinal. Melhorando-se a assimilação intestinal, ocorre simultânea melhora das condições nutricionais do organismo. Pelo menos uma aplicação geroterápica de duas horas ao dia é indicada (ver como aplicar a argila à página 114).

Outros tratamentos

Massagem de relaxamento é particularmente útil no tratamento de pacientes tensos. De manhã, deve-se caminhar em água fria ou sobre a grama, se não houver distúrbios ciáticos. Ainda de manhã, devem-se fazer exercícios respiratórios (respiração profunda e lenta), durante os quais o doente deve dizer de si para si, com confiança:

“Superarei essa fase de minha vida. Deus me ajudará. Vencerei meus sentimentos negativos. Angústia e preocupações nada resolvem.”.

O descanso e o lazer são insubstituíveis. Quando os negócios ocupam o primeiro lugar, não sobrando tempo para a família, o lazer natural e o descanso apropriado, comete-se enorme incoerência.

A saúde cobrará mais tarde elevado tributo. Quem preza seu bem-estar, separando tempo para a recreação saudável, produzirá mais e melhor; terá maiores chances de subir do que aquele que se obriga a estar permanentemente ocupado.

Cultivar o terreno mental

Precisamos aprender a não ser escravos das emoções, mas dominá-las. Facilmente nos inclinamos o estados mentais extremos Uma das maiores ironias da vida é que vivemos num mundo controlado por seres que se orgulham de sua inteligência, mas que não conseguem dominar seus desejos e reações.

Não é preciso aprofundar-se em pesquisas para concluir que somos, em muitos aspectos, desequilibrados. Na história da humanidade, constatamos isso repetidas vezes. As grandes conquistas andam atreladas a cruéis atrocidades.

Fortunas descomunais implicam, não raro, tramas e falcatruas igualmente descomunais. A ambição pelo poder não hesita em atropelar os mais nobres valores.

A mente humana é o palco em que primeiramente se desdobram grandes tragédias sociais. Não é à toa que a Bíblia fala com veemência sobre a necessidade de cultivar carinhosamente o terreno mental.

A cabeça de alguns pode ser definida como um vulcão em que borbulham emoções, sentimentos e premonições, na maioria das vezes maus e deprimentes.

Outros oscilam entre a euforia e a melancolia. Atingir o elevado grau da serenidade de espírito, em que os problemas são encarados e abordados de “cabeça fresca” e a alegria é atingida por meios simples, a exemplo da criança, é alvo mais que humano; é divino. Só com o auxílio de um poder a nós superior poderemos proclamar paz no turbulento mundo de nossa mente.

O neurótico precisa proclamar a paz interior, reaver o equilíbrio. Os deprimidos devem lembrar o que disse certa vez um poeta, que a vida continua a ter sentido enquanto formos capazes de amar.

Isso condiz com a filosofia bíblica. Na verdade, a vida só tem sentido quando somos capazes de amar, quando vivemos para tornar outros felizes.

O mundo aplaude os que dedicam com vultosas somas de dinheiro em obras de caridade pública. Mas o segredo da felicidade reside mais em pequenos atos de bondade do que em grandes realizações.

Sorrisos despretensiosos, palavras de conforto e animação, um caloroso aperto de mão, um tom de voz amigável, tratar bem mesmo as pessoas desagradáveis são coisas que não custam nada e, mais do que fazer bem aos que recebem, fazem bem aos que dão!

O neurótico deve rever seus princípios de vida e sair de sua “bolha”, pro curar fazer o que estiver ao seu alcance para mudar, passar de uma pessoa irritada e ansiosa para outra confiante e positiva. Deve buscar o Deus com fervor para que lhe dê a cura.

Preocupações e angústias nada resolvem. Só complicam as coisas. E preciso repetir isso várias vezes ao longo do dia. Que se encare a vida com otimismo e bom ânimo, porque do modo como encaramos a vida depende o sucesso ou o fracasso. Se nos irritamos facilmente e reclamamos por qualquer motivo, atraímos o mal. Mas se nos conservamos calmos e procuramos

Nesse artigo falamos sobre Remédios Caseiros para Neuroses- Tratamento Natural.

Imagem- psicorio.wordpress

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Leia também:




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*