4 Remédios Caseiros para Pano Branco – Tratamento Natural

Remédios Caseiros para Pano Branco

 

Nesse artigo, você vai aprender sobre alguns remédios caseiros para tratar o pano branco e demais informações para evitar essa contaminação.

Pano branco é nome dado a uma espécie de micose na pele, essa infecção é causada pelo fungo Malassezia e também é conhecida com outros nomes como: Micose de praia e tínea versicolor.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o pano branco não é contagioso. Geralmente essa infecção é adquirida em ambientes públicos como piscinas, banheiros e vestiários. Também existe o fator da predisposição genética que permite que o fungo fique na pele, isso pode acontecer com pessoas de pele excessivamente oleosas, já que essa levedura se alimenta de gordura.

Pitiríase versicolor é o nome conhecido pela classe médica, os populares chamam de pano branco. Os sintomas mais comuns do problema começam a aparecer em poucos dias após a contaminação e as regiões atingidas ficam brancas e se não bronzeiam ficando um evidente contraste entre a pele sadia e a pele infeccionada.

Publicidade

 

4 poderosos remédios caseiros para tratar o pano branco

Essa doença dermatológica pode atingir pessoas de todas as idades, especialmente as que possuem baixa imunidade. Alguns fatores podem aumentar a incidência da infecção como o calor intenso, suor excessivo, umidade, pele oleosa, cremes corporais com óleos e roupas muito quentes colada no corpo. Aprenda as melhores receitas de remédios caseiros para tratar o pano branco:

 

1- Bicarbonato de sódio

Realmente esse produto tem mil e uma utilidades, a vantagem é que todos tem em casa esse ingrediente fantástico. Você só vai precisar de 1 litro de água e 3 colheres de bicarbonato de sódio, depois, misture muito bem esse preparo e aplique em cima das manchas até que elas sumam por completo.

 

2- Vinagre de maça ( prefira o orgânico)

As propriedades antifúngicas e antibacterianas do vinagre de maça fazem dele um dos remédios caseiros para tratar o pano branco mais eficazes no combate aos fungos. Siga as instruções a seguir:

– Com um algodão aplique o vinagre de maça sobre as machas, espere aproximadamente 20 minutos e retire. Lave bem o local com água e sabão, repita o procedimento duas vezes ao dia até as manchas desaparecerem.

 

3- Chá de folhas de mandioca para uso tópico

Mandioca, aipim ou macaxeira é como é chamado esse tubérculo em diferentes estados brasileiros. É um potente remédio caseiro para tratar o pano branco e micoses em geral, veja como utilizar.

Ingredientes:

  • 1 xícara de água
  • 3 folhas secas de mandioca

Modo de preparo:

1- Ferver a água e as folhas por 15 minutos;

Publicidade

2- Deixe repousar por 5 minutos;

3- Coe e deixe esfriar;

4-  Com a pele higienizada, aplique esse chá sobre a área afetada da pele.

Utilize esse tratamento por 10 dias consecutivos, no entanto, deve ser feito um novo chá a cada dia, se sobrar do dia anterior, jogue fora.

Atenção: Esse chá não pode ser ingerido, seu uso é tópico devido suas propriedades toxicológicas.

 

4- Loção de pepino

O pepino possui propriedades adstringentes, por isso, é um excelente remédio caseiro para tratar o pano branco. Seu uso é simples e fácil, confira:

Ingredientes:

  • 1 pepino médio
  • 1 xícara de álcool etílico

Modo de preparo:

1- Corte o pepino em rodelas;

2- Em uma vasilha, junte o álcool etílico;

3- Deixe os ingredientes desse jeito por 3 dias e depois aplique nas manchas.

Reserve uma quantidade para aplicar nos outros dias. Faça o tratamento por 7 dias ou até os sintomas desaparecerem.

É importante salientar que os remédios caseiros para tratar o pano branco não substituem uma avaliação médica. Embora a taxa de cura ultrapassa os 80%, algumas lesões podem levar semanas ou até meses para desaparecer.

Isso pode acontecer porque em algumas pessoas o combate aos fungos são mais trabalhosos, por isso, necessitam de medicamentos apropriados para erradicação completa, após isso, alguns pacientes ainda necessitam de antifúngicos como prevenção por um período de tempo determinado pelo médico.

 

Como evitar o pano branco

Métodos de prevenção de micoses são sempre bem vindas, afinal, ninguém quer ficar semanas ou meses em tratamento contra esse fungo que muda a aparência da pele e também ataca as unhas. Confira alguns cuidados básicos que podem ajudar a afastar essa levedura:

  • Caso utilizar piscinas de clubes, hotéis e até mesmo do seu condomínio não circule de pés descalços pelo local, assim que sair da água, seque-se bem, pois os fungos gostam da umidade e do calor;
  • Depois do banho, seque muito bem o corpo, principalmente orifícios mais difíceis como dobraduras da pele, costas e entre os dedos;
  • Os cuidados também valem para a praia, evite andar de pés descalços ou se deitar na área sem uma devida proteção, pois diversos fungos e bactérias habitam no lugar;
  • Não compartilhe toalhas e objetos pessoais com outras pessoas;
  • Leve seu kit de manicure no salão de beleza e evite pegar micoses nas unhas;
  • Não fique com o corpo suado por muito tempo, principalmente após a pratica de exercícios físicos;
  • Em ambientes muito quentes, utilize métodos para se refrescar, pois os fungos gostam de peles suadas, úmidas e oleosas;

 

Orientação Médica para Pano Branco

Importante: Se você já teve contaminação de pano branco no período de 12 meses, busque orientação de uma dermatologista para indicação de um medicamento que controla a produção de leveduras na pele.

O diagnóstico de pano branco é feito através de avaliação médica, em alguns casos são utilizados um aparelho chamado Luz de Wood e exames micológicos. Fique atento as mudanças na sua pele e busque tratamento para eliminar os focos infecciosos causados por leveduras.

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*