Remédios Caseiros para Tensão Pré-Menstrual- Tratamento Natural

“Não suporto a mim mesma. É irritação por motivos até banais. A TPM me estraga o humor!” Essa é a queixa mensal de muitas mulheres, sempre que se aproxima a menstruação. Mas temos boas notícias: os tratamentos naturais demonstram-se capazes de atenuar a TPM. Nesse artigo falaremos sobre Remédios Caseiros para Tensão Pré-Menstrual- Tratamento Natural.

Que é, e como se manifesta, a TPM?

Antes e durante a menstruação o corpo produz certas substâncias, como as prostaglandinas, que causam alterações diversas, mais intensas em algumas mulheres do que em outras. Entre essas alterações, estão nervosismo, irritação, cólica e dor na mama.

E a famigerada tensão pré-menstrual, que para algumas mulheres representa verdadeiro fantasma. Para complicar a situação, os hormônios também se alteram, produzindo às vezes inchação, o que aumenta o desconforto.

A soma de todos esses distúrbios gera a síndrome pré-menstrual, a que se devem acrescentar possíveis sintomas, como insônia, dores de cabeça, dores lombares, depressão, ansiedade, indisposição, enjôo e vômitos, que desaparecem no fim da menstruação.

A presença de miamo, ou pólipo, pode causar alterações que desencadeiam a TPM. O uso do DIU torna as mulheres mais propensas à TPM, ou piora as manifestações.

Os naturopatas entendem que a menstruação é um fenômeno cíclico de desintoxicação natural. Ajuda o organismo materno a expelir toxinas que eventualmente perturbariam procria.

Ou síndrome pré-menstrual, como sugerem os especialistas.

As alterações nesse processo geralmente advêm de acúmulo de toxinas mais elevado do que o organismo é capaz de eliminar. A alimentação de péssima qualidade da mulher moderna é a grande culpada.

Uma desintoxicação bem conduzida geralmente alivia a TPM de modo notável. Proceder como indicado em fibroma.
Como tratar a tensão pré-menstrual

Convencionalmente, empregam-se paliativos bem conhecidos, que atenuam os sintomas, mas estão longe de curar. São antiinflamatórios nãoesteróides, como o ácido mefenômico (Ponstan) e o piroxican (Voltaren ou Cata (lan).

Para aliviar a síndrome pré-menstrual (que inclui mais sintomas, dos quais já falamos), acrescentam-se anticoncepcionais com baixo nível de estrogênio, ansiolíticos e antidepressivos. Os efeitos colaterais são, não raro, intensos, podendo tornar-se piores que a própria tensão pré-menstrual.

Os naturopatas sugerem suplementos vitamínicos, plantas diuréticas e calmantes, dieta natural e banhos, seguindo mais ou menos a conduta que, a título de informação, expomos a seguir.

Durante um mês, sugere-se substituir uma refeição diária por melão. Pode ser a primeira refeição. Fbssado esse primeiro mês, adotar por hábito, dez dias antes da menstruação, substituir uma refeição por fruta fresca, como melão, uva, laranja, maçã etc. (escolher uma delas).

Usar abundância de grãos germinados (como broto de alfafa). Começar o almoço com suco de cenoura e salsão, seguido pelas saladas cruas. Diminuir o sal, preferindo o sal marinho.

Mastigar completamente. Poderá ser preciso observar uma desintoxicação, como sugerida em fibroma. Algumas mulheres se sentem muito bem adotando dieta praticamente sem sal alguns dias antes da menstruação.

Deve-se cortar o açúcar refinado, os salgadinhos, as frituras, o queijo, os lanches ligeiros, o chocolate e as guloseimas. Evitar também frios, embutidos, carnes (que podem conter hormônios) e outros alimentos gordurosos.

Os hormônios inescrupulosamente aplicados ao rebanho, e que passam à carne e a outros produtos animais, produzem modificações imprevisíveis no metabolismo hormonal.

remedios-caseiros-para-tensao-pre-menstrual-tratamento-natural

Dicas:

• Ao se aproximar a menstruação, os manuais de fitoterapia indicam chá de camomila com erva-cidreira, flor de laranjeira, agoniada, mil-em-rama e cavalinho, de duas a três xícaras ao dia. Uma colher, das de sopa, das plantas para 400 ml de água. Derramar água fervente sobre as plantas.

• Uma planta chinesa chamada dong quai, disponível no mercado de produtos naturais, é muito indicada. No rótulo há instruções sobre dosagem tradicional.

• Usar mel com pólen: uma colher, das de chá, da mistura, quatro vezes ao dia (duas colheres, das de chá, de pólen para uma colher, das de sopa, de mel).

• Usar geleia real (de 2 a 49 diários) e clorela (de nove a doze comprimidos diários de 250 mg).

• Tomar um banho vital ao dia. Uma aplicação diária de argila é também indicada. Não existindo contra-indicação médica, uma ou duas saunas semanais. Antes de deitar, um banho quente de assento de vinte minutos.

• Fazer longas caminhadas com regularidade. Praticar exercícios regulares, como hidroginástica, mas sob orientação médica.

Vitaminas e minerais

Suplementos de vitamina E (100 U.l., ou mais, por dia), durante um longo período. O produto encontra-se à venda em boas casas de produtos naturais.

Melhor ainda é usar o óleo de germe de trigo, que contém ácidos graxas essenciais (de três a seis cápsulas de 500 mg ao dia do óleo prensado a frio).

Suplementos de vitamina B (todo o complexo), com ênfase para a vitamina B (de 10 a 30 mg/dia) e vitamina B6 (de 25 a 60 mg ao dia). A dosagem individual deve ser estabelecida por um médico.

Suplementos de cálcio e magnésio (desde que não haja contra-indicação médica): 400 mg de cálcio e 300 mg de magnésio, apenas na semana que antecede a menstruação. Poderá ser preciso mais tempo.

Este banho exerce ação tônica sobre o sistema nervoso e auxilia na desintoxicação. Indicado pelos naturistas em condições como as seguintes: Constipação intestinal; Desordens digestivas; Estresse; Nervosismo.

Como fazer:

Colocar uma tábua ou um banquinho sobre uma bacia com água fria. Sentar-se na tábua em seco, ficando com todo o corpo fora d’água. Com o côncavo das mãos, derramar água fria sobre o ventre. Pôr os pés em água quente.

Duração:

Entre 5 e 10 minutos.

Nesse artigo falamos Remédios Caseiros para Tensão Pré-Menstrual- Tratamento Natural.

Imagem- dicasdecorrida.com.br

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Leia também:




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*