Remédios Caseiros para Tosse- Tratamento Natural

A irritação das vias respiratórios produz a reação natural de expulsão, que é a tosse. Pode ser provocada por diferentes distúrbios do aparelho respiratório e pela inalação de agentes irritantes, como fumaça, pó etc. Corpos estranhos que acidentalmente penetrem no aparelho respiratório (como partículas de alimento) produzem violenta reação de tosse. Doenças como a coqueluche, em que microorganismos produzem abundante secreção pulmonar, além de tuberculose, bronquite, gripe, enfisema etc., também desencadeiam tosse. O fumo e o álcool são tussígenos. Doenças digestivas que causem refluxo ácido podem irritar o aparelho respiratório e desencadear tosse. Distúrbios
roses, podem manifestar-se, entre outros sintomas, com tosse, cuja causa orgânica é, neste caso, obscura. Nesse artigo falaremos sobre Remédios Caseiros para Tosse- Tratamento Natural.

Complicações

E preciso consultar um médico para que se identifique e trate a causa, além, é claro, de proceder a um tratamento sintomático que amenize os acessos.

A tosse crônica vem sendo associada por pesquisadores e especialistas no assunto, com freqüência maior que o comumente divulgado, ao refluxo de sucos digestivos, de modo que o tratamento de distúrbios gastrintestinais é fundamental para a cura em muitos casos. O hábito de fumar é causa comum de tosse rebelde.

O que evitar

Alimentos produtores de muco e alergênicos são particularmente contra-indicados. Evitar, então, laticínios, açúcar, doces, chocolates, guloseimas, refrigerantes, produtos tratados com aditivos químicos e agrotóxicos.

Evitar também o café, e cortar o álcool e o cigarro, molhos e temperos fortes, como pimenta. Não usar alimentos demasiadamente frios nem quentes. Obter alimentos organicamente cultivados é o ideal.

Outrossim, prefira frutas e verduras da época, pois a carga de agroquímicos é menor para as safras da estação.

Dicas Naturais:

• A desintoxicação à base de frutas alcalinizantes é recomendada em trofologia natural.

• Passar um dia com dieta líquida ajuda a descongestionar o metabolismo e a remover os fatores irritantes que causam a tosse. Exemplo de programa de dieta líquida*:

• 8h: Suco de fruta, como laranja-lima, ou suco de maçã.Manter relativo rePOUSO nesse dia. Pessoas com regime controlado ou debilitadas não devem lazer dieta É melhor obter orientação profissional individualizada.

• 11h: Suco de hortaliças, como cenoura com salsão e couve.

• 14h: Suco de frutos, como melão, uva fresco ou laranja-lima.

• 17h: Suco de frutas: mamão com maçã.

• 20h: Suco de frutos, como maçã, mamão ou pêssego (não adoçar).

Se houver algum problema no estômago ou no intestino, é preciso trotar. As vezes, a tosse é produzida por azia crônica (ver acidose).

Procurar sempre um médico para avaliação da causa.

•Abacaxi com mel – Ferver, por uns cinco a dez, minutos algumas fatias de abacaxi completamente cobertas por mel. Se for necessário, acrescentar, durante a fervura, suco de abacaxi puro, e misturar. Forma-se um caldo saboroso, que pode ser usado como xarope, às colheradas, toda vez que a tosse se manifestar.

• Coco – Fazer um orifício num coco verde, em que a maior parte da água tenha sido retirada (deixar só um pouco da água-do-coco). Introduzir umas seis colheres, das de sopa, de mel ou melado, tapar e aquecer o coco até que a polpa se dissolva. Tomar esse xarope de três em três horas, na dose de uma colher, das de sopa.

• Figo-da-índia – Descascar alguns figos-da-índia com facc e garfo, tendo cuidado com os espinhos. Cortar em rodelas, colocar numa vasilha, cobrir com mel e deixar repousar durante a noite. De manhã, macerar bem, misturando o mel com o figo-da-índia, e coar. Tomar, às colheradas, ao longo do dia.

• Limão com mel – Cozinhar um limão durante dez minutos. Extrair o suco em um copo. Acrescentar duas colheres de glicerina de uso interno ao suco de limão.

Encher o copo com mel. Misturar bem sempre antes de tomar. Tomar uma colher, das de chá, em cada acesso de tosse.. Pode-se substituir a glicerina por eucalipto: Deixar ferver um bom punhado de folhas de eucalipto, até que a água se reduza a menos da metade.

Acrescentar umas cinco colheres, das de sopa, desse líquido concentrado ao copo contendo suco de limão. Completar com mel puro (de preferência, mel de eucalipto), e pingar sessenta gotas de própolis a 30 ou 40%. Mexer bem e tomar uma colher, das de chá, cada vez que a tosse se manifestar.

*Manga – Cozinhar o suco natural de manga com mel até ficar reduzido à metade. Tomar uma colher, das de sopa, de hora em hora.

• Nabo – Xarope de nabo: Ralar o nabo e pôr numa tigela, com açúcar mascavo, ou mel por cima. Deixar repousar à noite. De manhã, bater no liquidificador e coar. Tomar, desse xarope, várias colheres, das de sopa, ao dia.

*Alecrim e outras plantas – Alecrim-de-jardim, alfavaca, guaco e malva são também muito úteis contra a tosse. Um desses chás, ou a combinação deles, tomado morno, aos goles. No caso de problema digestivo, acrescentar a estas sugestões são tradicionais, bem como as dosagens.

espinheira-santa. Dosagem tradicional: uma colher, das de sopa, das plantas picadas para 300 ml de água. Se as plantas estiverem verdes, derramar água fervente sobre elas (infuso).

sucos-de-frutas-remedios-caseiros-para-tosse-tratamento-natural

Se estiverem secas, fervê-las. Recomenda-se também ferver o chá de eucalipto com mel, uma colher, das de sopa, da folha picada em 250 ml de água, durante horas, até concentrar bem, e tomar às colheradas (colher das de chá), com algumas gotas de própolis.

• Alfazema – Infusão das flores azuis. Derramar 250 ml de água fervente sobre uma colher, das de café, das flores maceradas. Tomar morno, não mais que uma xícara ao dia, às colheradas, toda vez que a tosse se manifestar.

• Asso-peixe – Infuso com uma xícara de água fervente sobre duas folhas bem picadas. Duas xícaras ao dia. Tomar morno, às colheradas. Não prolongar seu uso por mais de três dias. Substituí-lo por outra planta.

• Capim-limão – Muito bem aceito pelas crianças. Preparar o infuso. Agua fervente sobre as folhas. Tomar várias vezes ao dia, morno.

• Confrei – Pode-se preparar o decocto com uma colher, das de sopa, da raiz pulverizada de confrei em 300m1 de água. Ferver por meia hora. Filtrar. Tomar essa quantidade ao longo do dia, aos goles. Não usar por mais do de dois ou três dias, devido ao efeito levemente tóxico dessa planta.

• Eucalipto – E um dos melhores e mais simples recursos fitoterápicos contra a tosse. Em meio copo pequeno de mel puro, pingar cinqüenta gotas de essência de eucalipto para uso interno. Misturar bem e tomar uma colher, das de chá, toda vez que a tosse se manifestar.

• Guaco – Ferver seis folhas picadas em um litro de água. Filtrar e adicionar o suco de um limão e três colheres, das de sopa, de mel. Tomar uma colher a cada três horas.

• Poejo – Flores e folhas; derramar 300 ml de água fervente sobre uma colher, das de sopa, da planta. Uma xícara ao dia, às colheradas, do chá morno. Não usar mais do que dois ou três dias, substituindo por outra planta.

• Tussilagem – Um dos melhores remédios naturais contra a tosse é a tussilagem, cujo nome, em latim, tussilago (tussi vem de tosse), significa “dispersador da tosse”. Para preparar um poderoso xarope contra a tosse, cobrir quatro colheres, das de sopa, de folhas bem frescas de tussilagem com meio litro de água, e ferver até que a água se reduza a uma xícara. Coar e acrescentar mel. Deixar ferver novamente. Colocar num vidro. Cada vez que a tosse se manifestar, tomar uma colher, das de sopa.

• Em caso de azia, tomar de três a quatro vezes ao dia um pouco de água com uma colher, das de chá, de carvão vegetal em pó ativado (mexer bem). Se essa é a causa da tosse (muitas vezes é!), a solução virá rápidamente. As fezes ficam escuras, o que é normal.

• Compressa aquecedora à garganta.

• Se houver catarro, inalações com eucalipto e própolis, acompanhadas de abundante ingestão de líquido, e ta potagem (tapinhas nas costas enquanto se faz a inalação. Todo cuidado é pouco para evitar acidentes com a água quente da inalação).

Malva (Malva syivesfris)

É tradicionalmente indicada para combater amigdalite, tosse, e produzir expectoração.

Modo de usar:

Derramar ½ litro de água fervente sobre 2 colheres, das de sopa, das folhas e das raízes picadas. Tomar de 1 a 2 xícaras de chá ao dia. No caso de inflamação do ouvido e da garganta, fazer gargarejos com chá forte.

Nesse artigo falamos sobre Remédios Caseiros para Tosse- Tratamento Natural.

Imagem- universoaa.com.br

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Leia também:




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*