Remédios Caseiros para Toxoplasmose- Tratamento Natural

chá-de-guaçatonga-remedios-caseiros-para-toxoplasmose-tratamento-natural

Doença de nome estranho, a toxoplasmose é moléstia infecciosa provocada por um minúsculo protozoário, o Toxoplasma gondii, descrito pela primeira vez por esplendore em 1908, em estudos com coelhos. Inicialmente, os estudiosos criam que a toxoplasma só parasitasse animais.

Mas não tardaram a descobrir que se aloja também no homem, ocasionando-lhe diferentes problemas. O contágio acontece pela ingestão de oocistos das fezes de gatos, ou ingestão de cistos em carnes mal passadas, ou ainda por via transplacentária. Quem mantém contato frequente com gatos corre maior risco.

A forma como o protozoário passa para o homem é ainda objeto de discussão, sobressaindo, porém, os meios que citamos. Nesse artigo falaremos sobre Remédios Caseiros para Toxoplasmose- Tratamento Natural.

Como se manifesta?

Em muitas situações, é doença de evolução tenta. Tão lenta e às vezes tão benigna que seu portador frequentemente não chega a tomar conhecimento de que no seu corpo está “escondido” o toxoplasma. Muitas vezes, nosso organismo desenvolve defesas que neutralizam ou limitam a ação desse protozoário.

Publicidade

No início da infecção, aparecem sintomas semelhantes aos da gripe: febre, prostração, dor de cabeça, dores musculares. Mas a febre custa para passar. Prolonga-se por semanas ou meses. Passados alguns dias de febre, surge o infartamento de vários gânglios na região do pescoço, da virilha e de outras partes do corpo.

Nessa fase, é comum confundir-se a toxoplasmose com a mononucleose, doença em que há número anormal de leucócitos mononucleares no sangue.

Daí para frente, a toxoplasmose exibe variedade extraordinária de evoluções (polimorfismo). Nos casos mais graves, produz inflamação da retina e da coroide, Podendo culminar em cegueira. Nos casos mais brandos, simplesmente evolui para completa remissão (cura), quando não chega sequer a ser descoberta.

O maior perigo da toxoplasmose é quando a mulher engravida e adquire a doença. Os tecidos embrionários “não sabem” defender-se contra a ação lesiva dos protozoários, e a criança pode sofrer malformações graves. O sistema nervoso central é um dos setores mais danificados.

Em alguns casos, o bebê nasce “perfeito”, e vai aos poucos desenvolvendo anomalias, ou já nasce com defeitos. Entre as alterações, estão retardamento mental e calcificações intracranianas, crânio pequeno ou grande (microcefalia e hidrocefalia), estrabismo, nistagmo (movimentos rápidos e descontrolados dos olhos), coriorretinite (inflamação da coroide e da retina). Por isso, no pré-natal é importante verificar a existência de toxoplasmose.

Dicas:

• Ao se descobrir a toxoplasmose na gestante, impõe-se acompanhamento médico rigoroso. Usam-se drogas como sulfadiazina e pirimetamina (só com prescrição médica, pois são tóxicas), que atenuam a ação do toxoplasma.

• O tratamento que os estudiosos das terapias naturais sugerem para a toxoplasmose adquirida (exceto para gestantes) inclui o uso de chá de guaçatonga com alecrim por quinze dias (de duas xícaras diárias), em que se toma água em abundância.  A dosagem tradicional para a guaçatonga e o alecrim é uma colher, das de sopa, das plantas picadas em 400 ml de água. Ferver e filtrar.

• Usar suplementos como geleia real (2g diários), equinácea e clareia (no rótulo há instruções sobre dosagens tradicionais).

Publicidade

• Pelo menos uma vez a cada dois meses, separar dez dias para dieta baseada em alimentos como cereais germinados, brotos, amêndoas, coalhada, vegetais e frutas, para manter o meio interno bem nutrido, que ajuda o sistema imunitário a vencer infecções.

• O tratamento natural jamais afasta a necessidade de acompanhamento médico.

Nesse artigo falamos sobre Remédios Caseiros para Toxoplasmose- Tratamento Natural.

Imagem- remediodaterra.com.br

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*