Remédios Caseiros para Varicela- Tratamento Natural

As pequenas bolhas que salpicavam o rosto de Joãozinho, logo ao acordar, deixaram sua mãe assustada. Correu com o menino ao médico, que, sem dificuldade, diagnosticou “varicela”, mais popularmente conhecida como catapora.

Entre outras coisas, recomendou-se à mãe que não deixasse Joãozinho se coçar, pois assim surgiriam complicações. Para aliviar a coceira, indicaram-se banhos de imersão mornos e unguentos, e manter as unhas da criança bem aparadas. Nesse artigo falaremos sobre Remédios Caseiros para Varicela- Tratamento Natural.

Que é varicela? Como se manifesta?

Varicela é uma virose eruptivo benigna, mas muito contagiosa. O povo chama de catapora, expressão tupi-guarani que quer dizer fogo que salta. O vírus causador é muito parecido com o da herpes zosfer (cobreiro), supondo alguns pesquisadores que seja o mesmo, com manifestações diferentes.

O tempo de incubação da varicela compreende cerca de duas semanas (tempo entre a entrada do vírus no corpo e o aparecimento do primeiro sintoma). Os primeiros sintomas, que costumam persistir por dois ou três dias, são comuns a várias infecções: dor de cabeça, febre baixa (que pode chegar aos 38° C), falto de apetite, e às vezes,enjôo e vômitos. Há casos, contudo,em que esses sintomas não aparecem.

A erupção divide-se em três fases:

(1) máculo-papular (manchinhas vermelhas ligeiramente elevadas)
(2) vesicular (bolhas que logo aparecem sobre a mácula)
(3) formação de crosta.

Uma das características da varicela é que se verificam, ao mesmo tempo, zonas de erupções em diferentes estágios evolutivos.

Primeiro, surgem manchinhas vermelhas (máculas), de contorno arredondado ou oval, que se elevam sob a pele (pápulas). Distribuem-se de modo irregular pela face e pelo tronco.

Logo em seguida, quase ao mesmo tempo, os vírus danificam as células dos pequenos vasos da pele e da mucosa,deixando escapar um líquido que forma bolhas (vesículas) sobre a base avermelhada (mácula), as quais coçam muito.

Pouco a pouco, a bolha vai murchando, deixando em seu lugar uma crosta amarelo-avermelhada que desaparece dentro de três ou quatro dias.

Finalmente se desprende, não deixando cicatriz (podem ficar cicatrizes se o paciente, coçando-se, produz infecção). Desde o aparecimento do primeiro sintoma até o desprendimento da última crosta, decorrem entre dez e vinte e um dias, aproximadamente.

A varicela é diferente da varíola, pois se trata de erupção benigna. Na varíola, surgem inúmeras bolhas, até nas palmas das mãos e nas plantas dos pés. Na varicela, são raras as bolhas nos membros.

remedios-caseiros-para-varicela-tratamento-natural

Complicações

O risco da varicela está no prurido provocado pelas vesículas. A criança se coça, produzindo infecção secundário, como formação de abscessos. Quando surgem numerosos abscessos, temos a piodermite difuso, geralmente acompanhada de febre.

Outras complicações possíveis são a pneumonia, a inflamação do ouvido e a encefalite pós-varicela. Mas são raros os desfechos fatais. Administrando-se tratamento adequado, que vise a cultivar a resistência imunitária, dificilmente ocorrerão complicações.
Manter o paciente em repouso, com dieta rica em sucos no período febril. Tratando-se de virose, os antibióticos não resolvem, sendo contra-indicados.

Manter o doente em situação confortável, em repouso. Conservar o quarto arejado, mas sem corrente de ar. O objetivo principal do tratamento é, tanto quanto possível, ajudar o organismo a recobrar o equilíbrio, não permitindo que a resistência decline ainda mais.

Embora a criança sinta-se fraca, é erro obrigá-la a comer “alimentos fortes”. Isso aumentará a sobrecarga metabólica, e elevará a febre.

Deve-se, durante a febre, administrar abundância de líquidos (como água-de-coco e sucos de frutas e hortaliças), isto é, dieta predominantemente líquida.

Recomendam-se sucos de frutas sem açúcar e sucos de hortaliças (como cenoura com salsão). O açúcar refinado em excesso diminui a resistência do organismo.

Nos períodos em que não há febre, administre-se dieta leve, à base de frutas, legumes, papas (se for preciso adoçar, usar apenas um pouco de mel), sucos, torradas etc. Evite-se o uso liberal de laticínios na fase aguda. Use-se apenas um pouco de coalhada, durante a convalescença.

Se o intestino estiver preso, recomenda-se enema, que só deve ser aplicado com permissão médica. Não permitir que a criança use guloseimas, chocolate, refrigerantes, balas, chicletes, fast-food, frituras, carnes gordas ou qualquer alimento que provoque sobrecarga digestiva.

Observar orientação médica.

Plantas e outros remédios tradicionais

• As flores de sabugueiro são o tratamento fitoterápico tradicionalmente eleito paro ajudar a combater a febre e fazer “sair” a erupção, pois estimulam a transpiração. Devem-se, contudo, colher as flores por volta do meio-dia, quando os componentes ativos estão mais concentrados. Preparar o infuso com as flores do sabugueiro (derramar meio litro de água fervente sobre uma colher e meia de flores, e deixar esfriar), e tomar várias vezes ao dia.

• Para aliviar a coceira, banhos mornos com água de aveia. Cozinhar numa panela grande um caldo com aveia. Colocar numa banheira e completar com água morna. O paciente deve fazer um banho de imersão de dez a vinte minutos pelo menos uma vez ao dia. Se isso não for possível, aplicar compressas com aquele caldo de aveia sobre os locais mais afetados.

• Outra sugestão para aliviar a coceira é fazer, no meio da manhã, um banho de imersão morno com o chá concentrado de eucalipto (ou bardano) e flores de sabugueiro. Em seguida, aplicar jato de água fria-morna com ducha, enxugar bem e massagear suavemente todo o corpo com um unguento feito com quatro partes de azeite de oliva e uma parte de glicerina (adquirida em farmácia). Se necessário, repetir esse procedimento antes de dormir. Em muitos casos, só a aplicação do unguento já trará alívio.

Nesse artigo falamos sobre Remédios Caseiros para Varicela- Tratamento Natural.

Imagem- emagrecerperderbarriga.com

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Leia também:




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*