Remédios Caseiros para Vitiligo- Tratamento Natural

cha-remedios-caseiros-para-vitiligo-tratamento-natural

Neste artigo apresentaremos algumas dicas de alimentação e Remédios Caseiros para Vitiligo. Mas antes de apresentarmos estes alimentos, é necessário analisarmos o que realmente é um vitiligo.

Que é vitiligo?

Vitiligo é uma Doença benigna de pele, caracterizada por perda de pigmentação, ou hipomelanose, que atinge também os pelos. Estes se tornam descorados como as manchas brancas que se espalham pelo corpo.

Essas manchas apresentam grande variedade de tamanhos e formas. Há doentes que exibem pequenas manchas em apenas um local, ou em poucas partes do corpo.

Já noutros casos, a doença se alastra por quase todo o corpo, criando grandes áreas brancas, sem pigmento.

Em áreas expostas ao sol, as lesões se tornam mais visíveis, porque as áreas com pigmentação normal escurecem pelo bronzeamento do natural, contrastando com a brancura das áreas de acromia.

O vitiligo é mais comum em pessoas de pele morena e escura.

Quais as causas?

As causas são desconhecidas. Não obstante, são considerados fatores capazes de desencadear ou piorar o vitiligo: ansiedade, depressão, esgotamento físico ou psíquico, traumas, anemia, diabetes melito, doença de Addison e distúrbios da tiroide.

Os pesquisadores salientam causas hereditárias. Geneticamente, é explicada como desordem transmitida como caráter autossômico dominante.

Ainda não se conhece tratamento definitivo, embora se possa tentar uma conduta que ajude a retardar o progresso da doença e, segundo observações empíricas, até produzir melhora.

Para que o leitor compreenda o princípio da abordagem natural do vitiligo, é importante observar que o organismo funciona como uma unidade psicossomática, em que os vários sistemas formam um conjunto intimamente integrado. Não adianta tratar só as despigmentações de pele. E preciso tratar esse conjunto, cujos desequilíbrios produzem doenças.

O tratamento natural sugere:

1. Limpeza gastrintestinal. Se houver prisão de ventre, é preciso, antes de mais nada, tratar esse distúrbio. Ver constipação intestinal.

2. Alimentação saudável e nutritiva, em que se eliminam alimentos desestabilizadores do metabolismo, como açúcar, guloseimas, frituras, carnes, produtos beneficiados, álcool, fumo, café, chocolate etc.

3. Desintoxicação. Sugere-se, por alguns dias, uma refeição diária (de preferência o jantar) constituída apenas de frutas ou sucos de frutas. Antes do almoço, suco de cenoura com salsão.

Almoço composto de saladas cruas (em que se incluam os brotos, como broto de feijão ou broto de alfafa), vegetais cozidos (recomenda-se particularmente o brócolis), um pouco de grão-de-bico, tofu e cereais integrais.

Vez por outra, ovos de codorna cozidos. Desjejum constituído, por algum tempo (digamos, quinze dias), exclusivamente de coalhada (não abusar na quantidade). Depois, usar apenas frutos (como mamão, maçã, pera, uva, figo etc.) com torradas e algumas amêndoas.

Depois de quinze dias de desintoxicação, começar a usar doze comprimidos diários de 500mg de lêvedo de cerveja, clareia (uns nove a doze comprimidos diários de 250mg).*

4. Aplicações locais de chá concentrado de mamacadela ou do extrato dessa planta (no rótulo ou na bula há instruções sobre emprego tradicional).

Pode-se também empregar a tintura de Amni majus, à venda em boas casas de produtos homeopáticos. O velame-do-campo (sumo fresco da planta) é aplicado topicamente, pelo menos uma vez ao dia, em fricções.

Internamente, sugere-se tomar chás de bardana com espinheira-santa e chapéu-de-couro (três xícaras ao dia, durante uma semana.

Duas colheres, das de sopa, em 500ml de água; ferver e filtrar), variando-se com salsaparrilha, cavalinho e alfafa (três xícaras ao dia, também por uma semana, na mesma dosagem).

5. Praticar exercícios físicos regulares (sob orientação), e substituir o banho comum pelo banho frio, com fricções de bucha.

6. Para relaxar e desintoxicar, uma ou duas saunas semanais (salvo contra-indicação médica) e sessões de massagem.

As plantas aqui citadas são empregadas por clínicas naturistas ou medicinas tradicionais, e as doses são também tradicionais.

Lembrete:

não suprimir a orientação médica.

Neste artigo falamos sobre Remédios Caseiros para Vitiligo- Tratamento Natural.

Imagem- dicasdemulher.com.br

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Leia também:




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*