5 Remédios Caseiros para cortar o Vômito e Náuseas

cha-remedio-caseiro-vomito-enjoo

 

O vômito é caracterizado pela expulsão do conteúdo gástrico através da boca, geralmente pode ser causado por inúmeros fatores e podem acometer adultos, crianças e gestantes.

Na maioria dos casos o vômito é um sintoma comum e inofensivo, mas também pode ser um sinal de doenças graves como apendicite, tumores, meningite, obstrução intestinal, infartos e outros problemas que exigem atenção médica.

As causas mais comuns do vômito podem ser: Intoxicação alimentar, gastrenterite viral, labirintite, abuso de álcool, viroses, entre outros. Os episódios nesses casos tendem a cessar em até 24 horas, mas se estiverem associados a outros sintomas como febre, diarreia e dores um médico deve ser consultado.

Vomitar é sempre desagradável, por isso, se você tiver um mal estar passageiro pode utilizar as propriedades de alguns remédios caseiros para cortar o vômito que vamos ensinar nesse artigo, confira:

Publicidade

 

Melhores remédios caseiros para cortar o vômito

O uso de chás e alimentos naturais podem ser um excelente remédio caseiro para cortar o vômito, no entanto, isso não substitui a ajuda médica. Conheça algumas dicas que podem aliviar esse sintoma.

1- Chá de camomila

A camomila é uma planta com efeito calmante, por isso pode ajudar a amenizar os sintomas de vômitos. O ideal é fazer o preparo por infusão, para isso, você vai precisar de:

Ingredientes:

  • 250 ml de água
  • 2 colheres de chá de camomila

Modo de preparo:

1- Ferva a água;

2- Depois coloque a camomila e deixe descansar por 5 minutos;

3- Coe e beba em seguida, se quiser, pode adoçar com mel, outro ingrediente que previne os vômitos;

 

2-  Chá de alfavaca

Essa erva é um dos potentes remédios caseiros para cortar o vômito porque ela diminui as contrações musculares que causam o ato de vomitar. É muito simples preparar a bebida, veja:

Publicidade

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 20 gramas da alfavaca

Modo de preparo:

1- Ferva a água juntamente com a alfavaca por aproximadamente 3 minutos;

2- Coe, deixe amornar e beba duas xícaras ao dia;

 

3- Chá de gengibre

O gengibre é um ingrediente que ajuda a amenizar ânsias e vômitos, ele pode ser consumido em uma refeição ou ser utilizado como um chá por infusão. Segue receita:

Ingredientes:

  • 700 ml de água
  • 10 gramas de gengibre

Modo de preparo:

1- Ferva essa mistura por 15 minutos;

2- Coe e beba;

 

4- Compressas de vinagre

O vinagre também pode ser utilizado como remédio caseiro para cortar o vômito, pois ele ameniza as náuseas. Para aproveitar esses benefícios é preciso fazer compressas aliando 1 medida de água ( 150 ml) com a mesma medida de vinagre. Coloque esse preparo na testa da pessoa e vá trocando a cada 25 minutos.

 

5- Água de arroz

Esse método para conter o vômito é antigo, muito utilizado nas gerações passadas. A água de arroz alivia os sintomas de náuseas  e vômitos principalmente quando são causadas por gastrite. Você só precisa ferver uma xícara de arroz branco em uma xícara e meia de água, assim que a água estiver branca ( cheia de amido), coe e beba essa solução.

Alguns alimentos podem servir como remédio caseiro para cortar o vômito, entre eles:

  • Suco de melancia
  • Ervas ( coentro, hortelã, manjericão, sementes de cominho)
  • Banana
  • Couve
  • Acelga

 

Vômitos constantes, o que pode ser?

Existem várias condições de saúde que podem provocar esses sintomas, mas quando isso se torna persistente é importante investigar, pois o remédio caseiro para cortar o vômito pode apenas camuflar problemas. Conheça possíveis causas:

Infecção urinária – Esse problema também pode causar episódios de vômitos que ocorrem aliados a dores ao urinar, micção freqüente e ardência.

Ingestão de medicamentos –  Alguns remédios de uso contínuo podem causar esse efeito colateral, por isso, é importante reportar ao seu médico se isso acontecer com freqüência.

Problemas nos rins –  Quando esse órgão importante na eliminação de toxinas do organismo não funciona corretamente, ele envia sinais, e um deles pode ser náuseas e vômitos.

Mulheres grávidas – Dias seguidos de enjôos e vômitos em mulheres com vida sexual ativa e idade de reprodução podem ser relacionados a uma possível gravidez. Para isso, exames de sangue devem ser feitos para comprovação do diagnóstico, se esse for o caso, é importante não ingerir nenhum medicamento sem indicação médica, nem mesmo os naturais.

Ansiedade, depressão e estresse – Esses problemas emocionais também podem causar náuseas e vômitos. É importante descartar as causas físicas para um diagnóstico correto e assim iniciar um tratamento eficaz.

Problemas digestivos -Alergia de algum tipo de alimento em específico pode causar vômitos, por isso, é preciso analisar se a ingestão de algum ingrediente causa esse mal estar.

Meningite – Essa infecção bacteriana atinge rapidamente os tecidos do cérebro e provoca vômitos, diarréias, dores e outros sintomas. Um serviço de emergência deve ser procurado imediatamente.

Portadores de diabetes e hepatite também podem sofrer com os sintomas de náuseas e vômitos, é importante informar esse problema ao médico que realiza o tratamento.

 

Náuseas e Vômitos sem problemas de saúde

Existem alguns casos em que a pessoa apresenta episódios freqüentes de  náuseas e vômitos, porém não possui nenhum problema de saúde, ou seja, sem causa conhecida. Geralmente, são totalmente livres de outros sintomas e os episódios de mal estar começam sempre na mesma hora, como pela manhã por exemplo. Esse fenômeno é chamado de  síndrome de vômito cíclico e pode ser originado de problemas com enxaqueca, mas ainda não se sabe ao certo.

O vômito pode ser um mal estar passageiro ou um sintoma associado a uma doença mais grave, por isso, além de utilizar remédios caseiros para cortar o vômito, procure ajuda médica para um diagnóstico mais preciso.

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*