Sapinho na Boca – Tratamentos Caseiros e Como Evitar

O sapinho na boca é uma infecção chamada candidíase oral, e o responsável por isso é o fungo cândida albicans que ataca principalmente pessoas com baixa imunidade como crianças e idosos, mas pode acometer qualquer pessoa com anemia, hepatite, vírus da AIDS, obesos, diabéticos, portadores de distúrbios hormonais, estresse, boca seca e usuários de medicamentos como corticoides.

 

sapinho-na-boca

 

Os sintomas mais comuns do sapinho na boca são: Placas brancas na língua, céu da boca e da parte interna dos lábios e das bochechas.  Muitas vezes causam erupção nos lábios, dificuldades para engolir e massas de coloração branca que incomodam e ficam esteticamente feias.

Nesse artigo, vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre o sapinho na boca e tratamentos caseiros, acompanhe:

Sapinho na boca – Tratamentos caseiros 

O sapinho na boca pode ser transmitido através da mucosa da pessoa infectada, por isso, qualquer pessoa pode desenvolver esse problema. Alguns tratamentos naturais podem ajudar a tirar o sapinho da boca rápido, confira:

Publicidade
Publicidade

Iogurte Natural

O iogurte natural ou kefir (lactobacilos vivos) possuem uma cultura de bactérias benéficas ao organismo, por isso, elas são ótimas para tratar das aftas e combater a infecção causada por fungos. O ideal é ingerir 2 potes por dia enquanto estiver com esse problema, aproveite para passar um pouco na língua deixando uns 5 minutos para fazer efeito, depois lave com água morna.

Vinagre de Maçã

O vinagre é uma alternativa simples, porém funcional de combater o fungo cândida, pois ele restaura o pH do organismo e combate a proliferação do fungo. Para o sapinho na boca utilize 2 colheres de sopa de vinagre de maça com uma colher de chá de sal e um copo de água morna e enxágüe a boca com essa solução diversas vezes ao dia.

Óleo de Coco

O óleo de coco também é uma forma de tratamento caseiro para sapinho na boca que funciona, suas propriedades antifúngicas combatem a infecção e elimina os desconfortos causadas pelas erupções.

Para aproveitar esse benefício, basta aplicar o óleo de coco diretamente na área afetada, você pode utilizar um cotonete para isso. Faça isso, várias vezes ao dia.

Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato é um tratamento caseiro para sapinho na boca bastante eficaz, pois ele ajuda a combater a infecção e mantém os bons níveis de pH na boca.

Utilize 2 colheres de bicarbonato de sódio e vá adicionando água até formar uma pasta. Aplique essa mistura em toda a área afetada, espere alguns minutos e lave bem a boca com água morna. Faça isso umas 3 vezes ao dia.

Alho

O alho é um poderoso antifúngico e anti bactericida, por isso essas propriedades podem matar os fungos da cândida. É claro que seu aroma não é um dos melhores, mas a forma mais adequada de aproveitar todos esses benefícios é ingerir eles cru.

Para tirar o sapinho da boca rápido você precisa mastigar 3 dentes de alho cru todos os dias. Caso, não consiga pode optar pelas cápsulas de alho, mas os resultados são mais lentos, quando aplicados em cima das áreas afetadas podem curar rapidamente.

Publicidade
Publicidade

Sal

O sal é um tratamento caseiro para sapinho na boca super utilizado, podemos dizer que é uma das melhores soluções para o problema. O motivo, é porque ele cria um ambiente desfavorável para o fungo, com isso, os sintomas são aliviados rapidamente.

Faça a seguinte mistura:

1 colher de chá de sal em um pouco da água (suficiente para fazer um gargarejo), essa solução deve ser cuspida. O procedimento pode ser realizado várias vezes por dia até que a infecção suma completamente.

Outra dica com o sal, é polvilhar ele sobre a língua e demais áreas afetadas. Faça isso por alguns segundos, depois lave bem com água morna. Pode fazer isso, umas duas vezes no dia.

Aloe vera, Cenoura e Limão

Esse poderoso anti bactericida e antifúngico vai ajudar a eliminar o sapinho da boca. Para isso você vai precisar de 1 colher de sopa do gel de aloe vera, cenoura cozida e amassada e umas gotinhas de limão.

Faça uma pastinha desses ingredientes até formar uma pasta homogênea, então você pode aplicar na língua e nas outras áreas afetadas com a ajuda de um cotonete. Deixe agir por alguns minutos, lave bem a boca com água morna. Repita esse procedimento umas duas vezes por dia até que os sintomas sejam eliminados.

Como Evitar

Na realidade não existe nenhuma regra a ser seguida, pois o sapinho na boca pode ser pego em qualquer circunstância da vida, mas existem alguns cuidados que podem impedir que o fungo ataque o seu organismo, confira:

1- Dê prioridade para uma alimentação balanceada com muitas vitaminas e minerais, assim o seu sistema imunológico aumenta e fica mais resistente as infecções por fungos.

2- Higienize sempre as mãos antes de levar a boca.

3- O sapinho na boca em crianças pode ser tratado com a higienização através de um algodão utilizando a receita do bicarbonato de sódio. Se for bebê, aproveite para limpar a mamadeira, chupeta e o bico das mamas entre uma mamada e outra. Esses cuidados podem ser mantidos por alguns dias após a cura da infecção, assim elimina as chances do fungo voltar.

4- Não fume, o tabaco diminui a imunidade e propicia mais facilidade para pegar fungos.

5- Troque as escovas de dente periodicamente.

6- A higiene oral deve ser feita de forma minuciosa, não esqueça de limpar a língua e escovar os dentes após todas as refeições.

Em casos mais graves de sapinho na boca um médico deve ser consultado. Existem alguns fungos que são mais resistentes aos tratamentos caseiros, para isso, existem medicamentos e pastilhas que podem ajudar.

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Assuntos Interessantes:

 

Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*


um × quatro =