Tratamentos Caseiros para Impingem – Conheça os Melhores

Provavelmente, você conhece alguém que já teve algumas manchas pelo corpo e que o diagnóstico foi impingem, mas afinal o que é essa doença? Acompanhe nosso artigo sobre tratamentos caseiros para impingem.

A impingem ou, Tinea Corporis, como é conhecida cientificamente, é uma doença de pele causada por fungos chamados “Pityrosporum orbiculare” ou em raríssimos casos pelo “Malassezia” e provoca o surgimento de pequenas bolhas de líquido claro, que ao secar ficam amareladas ou avermelhadas, após um tempo.

 

Tratamentos Caseiros para Impingem - Causas

 

Causas da Impingem

A impingem pode ocorrer devido a falta de higiene ou por elevada transpiração. Pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, mas, principalmente em crianças e idosos. As partes do corpo que costumam aparecer a doença é o rosto e os braços, mas pode surgir em qualquer lugar do corpo.

Temperaturas Elevadas

Por se tratar de um fungo que desenvolve facilmente em dias de temperaturas elevadas e umidade, os casos de impingem surgem com mais frequência no verão.

Publicidade

Pele Úmida

Outro fator importante que pode levar ao aparecimento da doença, é não secar bem a pele depois do banho, especialmente nas dobras e, portanto, ficar com a pele molhada por muito tempo.

Roupas Apertadas

Usar roupas muito apertadas e alguns tipos de tecidos, faz com que algumas regiões do nosso corpo fique quente e úmido, sendo um ambiente propício para proliferar fungos e bactérias. Deve-se ter uma atenção redobrada com o tipo de roupas que estamos usando.

Sistema Imunológico Fraco

Porém, quando estamos com o sistema imunológico debilitado ficamos vulneráveis à condição de adquirir a doença.

A impingem é classificada uma doença altamente contagiosa. Devendo evitar contato na lesão de uma pessoa que possua a doença. Por isso, durante o tratamento é aconselhado evitar o compartilhamento de objetos pessoais como toalhas, roupas, lençóis, bonés, pentes e calçados.

Deve-se evitar ao máximo coçar a ferida para que não se espalhe para outras partes do corpo. .

Sintomas da Impingem

O diagnóstico da impingem geralmente é dado após o surgimento de manchas pela pele que, na maioria das vezes, se localizam no peito, ombro, costas, braços, pescoço e face.

As manchas, que no início se apresentam pequenas, mas com limites difusos, após algum tempo do surgimento, se unem e acabam ganhando tamanhos mais extensos.

A parte afetada descama-se com facilidade e devido à fragilidade da pele, pode haver ardor.

Publicidade

Características da Doença

Uma das principais características da doença é justamente a alteração da cor das manchas, como o passar do tempo.

Por isso, o nome versicolor, já que elas surgem com uma tonalidade clara, mais clara do que a própria pele, geralmente as manchas são castanhas ou rosas, ou em casos raros aparecem brancas ou amarelas.

À medida que o tempo passa, as manchas vão ganhando outras cores, e isso se dá devido à evolução da doença, assim quanto mais o tempo passa, mais fica evidente a diferença da pele saudável para a pele doente.

No verão, com a pele bronzeada, as manchas ficam mais acentuadas, uma vez que a pele normal escurece e com a parte lesionada isto não acontece.

9 Tratamentos Caseiros para Impingem

Os tratamentos caseiros para impingem são variados, podendo usar pomadas, cremes e até mesmo medicamentos de via oral em casos mais complexos.

No entanto, o uso da medicina alternativa como tratamento dessa doença pode ser uma ótima opção e trazer ótimos resultados.

1- Levedura de cerveja

Um dos tratamentos caseiros para impingem é a levedura de cervejaEm conjunto com o tratamento tópico ou medicamentoso, a levedura pode ser utilizada para fortalecer o sistema imunológico. Para isto, tomar uma colher de sopa da levedura todos os dias, durante o tratamento.

2- Alho  

Outra alternativa é usar o alho para tratar a doença e deixa-los de molho em 2 litros de água por 6 horas. O local afetado deve ser lavado com essa água, até que a doença desapareça completamente.

3- Alecrim-pimenta     

Ou então, fazer uma infusão com folhas de alecrim-pimenta em um pouco de água (4 folhas para cada litro) e lavar o local várias vezes durante o dia.

4- Repolho            

O repolho também pode ser um grande aliado no combate à impingem. Amasse as folhas de repolho e faça compressas nos locais afetados ou lave o local afetado diretamente com chá de folhas de repolho.

5- Inhame  

O seu uso favorece à imunidade e combate os males da doença. Experimente utilizar o elixir de inhame, que pode ser encontrado em casas de produtos naturais, ou acrescente-o em sua alimentação diária, sendo um dos poderosos tratamentos caseiros para impingem.

6- Babosa

A babosa é excelente opção para tratar a impingem, independente do grau da doença. Portanto, basta passar o gel natural da babosa no local afetado duas vezes por dia e deixe secar naturalmente no corpo.

7- Limão

O uso do limão tem sido eficaz no combate à doença. Para isto, basta espremer o limão diretamente nas bolhas formadas pela impingem. Repita este procedimento várias vezes ao dia.

8- Coentro

Amasse o coentro fresco até que fique úmido. Passe sobre a ferida e deixe agir por 1 hora, repita este procedimento 2 vezes ao dia até melhorar completamente.

9- Enxofre e Álcool

Misture uma colher de chá de enxofre com álcool até virar uma pasta e aplique sobre o local afetado. Em dois dias a impingem deve desaparecer e a pele voltar ao estado normal, sem deixar cicatrizes.

O uso da medicina alternativa não exclui o acompanhamento médico com frequência e a realização de exames de rotina com o intuito de deixar o seu corpo protegido de muitas outras condições patológicas.

 

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*