Catarro na Garganta – Causas e Tratamentos.

O catarro na garganta é um dos incômodos que afetam as pessoas com relativa frequência, causando uma desagradável sensação de engasgo ou tosse.

Para se ver livre disso, é indispensável saber as causas e tratamentos para esta situação. Para saber quais são, veja nosso post.

O que causa o catarro na garganta?

De forma geral as principais situações que causam catarro na garganta, são:

Como eliminar o catarro na garganta?

O primeiro passo para eliminar o muco presente na garganta trata-se de identificar a causa dessa situação que, como vimos acima, podem ser várias.

Esse diagnóstico deve ser feito por um médico, sobretudo quando o paciente apresenta febre, dores de cabeça ou presença de sangue no catarro.

Identificada a causa, será prescrito o melhor tratamento de acordo com a doença e também considerando o quadro clínico do paciente.

Tratamentos naturais para catarro na garganta

No caso de doenças menos graves como gripes, resfriados ou inflamações na garganta, é possível fazer um tratamento natural paralelo ao uso dos medicamentos prescritos pelo médico. Esses tratamentos são:

Chá de mel com limão

Este chá deverá ser ingerido 3 vezes ao dia, preferencialmente de manhã e antes de dormir. O mel auxilia na eliminação do muco e o limão por sua vez, rico em propriedades adstringentes e com alta concentração de vitamina C, combate as bactérias causadoras da infecção e também ajuda a limpar as vias respiratórias.

Chá de eucalipto

O chá de eucalipto é tido como um expectorante por excelência, auxiliando na limpeza das vias respiratórias. Além do chá, colocar algumas gotas de óleo essencial de eucalipto em um recipiente com água quente e inalar o vapor produzido, consiste em um excelente tratamento natural para as vias respiratórias.

Chá de gengibre

O chá de gengibre é altamente eficaz no combate de infecções respiratórias, auxiliando na eliminação do muco armazenado nos pulmões, nos brônquios e na garganta.

Suco de agrião com mel

O agrião é um excelente expectorante natural, sendo por este motivo muito utilizado na elaboração de xaropes vendidos em farmácias.

O suco dele com mel, além de tratar as doenças respiratórias, fortalece as defesas imunológicas no organismo, evitando processos infecciosos.

Chá de alcaçuz

O chá de alcaçuz, uma planta reconhecida pelo seu sabor adocicado, é considerado um importante aliado da saúde do sistema respiratório, auxiliando inclusive no tratamento da bronquite.

Chá de guaco

O guaco é outra planta altamente eficaz no combate às doenças respiratórias, permitindo a remoção do muco, geralmente eliminado pela boca e nariz.

Chá de alecrim

O alecrim atua tanto na expectoração como também no combate aos processos inflamatórios e infecciosos. Por este motivo, ele está entre os remédios naturais capazes de curar e aliviar as causas e sintomas de doenças respiratórias.

É importante ressaltar que, a depender da doença e quadro geral do paciente, apenas o consumo desses chás e suco não é suficiente para resolver a situação.

Para eliminar o catarro na garganta e combater as causas do problema, é necessário acompanhamento médico constante e prescrição de antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, xaropes e em alguns casos cabe até mesmo injeções ou internamento hospitalar.

Imagem: mdsaude.com

 


dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Leia também:




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*