Causas, tratamentos e sintomas da Asma

causas-tratamentos-e-sintomas-da-asma

Asma é, muitas vezes, a manifestação de natureza alérgica provocada por espasmo das vias respiratórias.

Os brônquios se fecham, produzindo sensação de aperto, falta de ar, fosse e

chiado característico no peito. Nesse artigo falaremos das Causas, tratamentos e sintomas da Asma.

Não se deve brincar com a asma. Trata-se de distúrbio que mata milhares de pessoas todos os anos.

Publicidade

Muitos subestimam seus sintomas e suas causas. Nesse breve estudo você ficará sabendo o que há de mais essencial sobre esse incômodo.

Causas, tratamentos e sintomas da Asma

Na maioria das vezes a asma ocorre como resultado do aumento da sensibilidade da traqueia e dos brônquios diversas substâncias irritantes, como poeira, constituindo reação do tipo alérgica (hiperatividade brônquica).

As vias respiratórias se contraem e surgem as reações que acabamos de descrever. Pode haver também causas infecciosas.

Pessoas jovens apresentam asma principalmente por causa de reações alérgicas ao pó, aos ácaros, ao mofo, ao pólen e aos pelos de animais, entre outras coisas.

Depois dos quarenta anos, entretanto, podem surgir outros fatores desencadeantes, como disfunções do próprio pulmão.

O enfisema, em que o cigarro é o grande vilão, produz espasmos das vias respiratórias, fenômeno que se pode chamar de asma.

Tratamento da Asma menos agressivo

O tratamento convencional para asma apresenta inconvenientes.

A prednisona, por exemplo, droga esteroide receitada regularmente contra asma, produz reações adversas preocupantes, como convulsões, glaucoma, úlcera gastroduodenal, perturbações psíquicas e distúrbios no crescimento.

Publicidade

Certos inalantes usados na asma, como isoproterenol, complicam a vida de muitas pessoas, produzindo alterações no ritmo cardíaco e, em casos extremos, até a marte.

Por isso, é no mínimo sensato sugerir o estudo da possibilidade de se empregarem, como apoio, meios “alternativos”, que incluem mudanças no estilo de vida, exercícios físicos, dieta, plantas e hidroterapia.

Há relatos animadores de pacientes de asma que obtiveram melhora com a terapia natural. Obviamente, cada caso tem inflamações próprias, e em muitas situações serão necessários recursos mais enérgicos.

Com isso, queremos dizer que em certas situações é possível estabelecer conduta menos agressiva.

Causas, tratamentos e sintomas da Asma, podem ser menos agressivos seguindo estas dicas.

Asma – relacionada à alergia

São bem conhecidos os alérgenos comuns. O organismo, na alergia, responde com intensidade exagerada a certos estímulos, mostrando-se hipersensível a determinadas substâncias.

Entre as manifestações desse desequilíbrio do sistema de defesa podemos mencionar urticária, dermatite de contato, asma, renite etc.

Há várias substâncias que podem provocar resposta alérgica em pessoas suscetíveis: poeira, pólen, picada de insetos, pelos de animais, fumaça, tecidos, ácaros, mofo, produtos químicos, certos alimentos etc. Dessa forma aumentando as Causas, tendo que investir em tratamentos que combatam os sintomas da Asma.

O fenômeno a que os médicos chamam alergia é um complexo de reações entre antígenos (substâncias “agressoras”) e anticorpos, que apresentam, em determinadas etapas, anomalias.

Mas muitos elos dessa intricada cadeia de reações ainda não são bem conhecidos.

Fatores que desencadeiam a asma

Além dos retrocitados alérgenos (poeira, pólen, ácaros etc.) não podemos subestimar o papel da alimentação, enfatizado principalmente pelos estudiosos do naturismo médico.

A fumaça é um grande vilão para muitos sofredores de asma. Não só o vício de fumar os prejudica, mas a fumaça criada ao seu redor, por outros fumantes, pode ocasionar-lhes crises.

Mais um motivo para os fumantes respeitarem os que desejam preservar o mais natural de todos os direitos humanos – o direito à saúde.

Asmáticos devem evitar ambientes fechados, especialmente onde haja gente fumando.

A lareira e o fogão à lenha também podem trazer sérias complicações para os asmáticos, devidas à fuligem que se espalha no ar.

A fumaça do escapamento de automóveis, enfim, a poluição do ar, é fator de agravamento da asma.
O frio intenso pode agravar o quadro em pessoas sensíveis. Recomenda-se cobrir a boca e o nariz e agasalhar bem o pescoço com um cachecol grande.

Há, contudo, algumas divergências sobre o clima ideal para asmáticos.

Alguns especialistas recomendam o clima quente e seco, ao passo que outros alegam ser melhor o clima úmido e temperado.

Nossa posição é que a qualidade do ar é mais importante que o clima, e as condições do organismo são o principal determinante da evolução da doença.

Se o ar é puro e o organismo encontra-se estabilizado, o impacto de intempéries climáticas e alérgenos será pequeno.

Tratamentos Caseiros para agir nas crises

Atenção: a asma pode levar pacientes a estados graves como a morte. O primeiro passo a buscar é ajuda médica. As medidas aqui apresentadas são somente relacionadas à prevenção.

Deve-se fortalecer o sistema imunitário e evitar os alérgenos para prevenir crises, como vimos. Quando ocorrem crises, observar orientação médica.

Se as crises forem muito fortes, procurar um hospital, pois pode haver risco de vida.

Os terapêutas naturistas recomendam, para a fase aguda, adotar dieta leve, à base de sucos e frutas; proceder a uma limpeza intestinal (enema) e deixar o paciente em repouso, num local ventilado.

No começo da crise (e para preveni-Ia) recomenda-se a alcachofra: tomar várias vezes ao dia o caldo do cozimento de alcachofra com um pouco de azeite e suco de limão. Para um copo pequeno de caldo, suco de um limão e uma colher, das de chá, de azeite.

Como as crises chegam a representar risco de vida, principalmente quando vêm muito fortes e nos casos de pacientes debilitados e com problemas cardíacos, poderá ser necessário o emprego de anti-histamínicos e broncodilatadores.

O uso desses medicamentos deve sempre ser supervisionado por um médico. Ainda não se conhecem tratamentos naturais eficazes para tirar rapidamente o paciente de uma crise forte.

No caso de falta de ar angustiante, que deixe o paciente cianótico (sem cor, azulado), deve-se recorrer urgentemente aos recursos convencionais.

Nesse artigo falamos de Causas, tratamentos e sintomas da Asma.

Imagem- biosom.com.br

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*