Coceira vaginal – Causas e Remédios Caseiros

A coceira vaginal é uma das queixas mais freqüentes nos consultórios de ginecologia e pode acontecer em qualquer mulher sejam sexualmente ativas ou não. Nesse artigo, vamos abordar as possíveis causas e remédios caseiros para tratar esse sintoma que além de desagradável, é constrangedor.

coceira-vaginal

Causas da Coceira Vaginal

Existem muitas causas da coceira vaginal, no entanto, algumas delas não se trata de nenhuma doença grave. Nesse artigo, vamos tratar de duas afecções mais comuns entre as mulheres que causam coceira na vagina devido aos fungos, leveduras e bactérias.

1- Vulvite e Vulvovaginite

A vulvite é uma inflamação que ocorre na vulva, enquanto que a vulvovaginite é uma inflamação na vulva e na vagina. Ambas ocorrem na parte externa da vagina devido a presença de micro-organismos que provocam o corrimento.

A inflamação da vulva e da vagina também pode ocorrer devido a reações alérgicas de uso de sabonetes, papel higiênico, amaciante, sabão em pó, absorventes, alguns tecidos de calcinhas, camisinha, roupas apertadas, e a ducha vaginal.

Publicidade

Algumas vulvovaginites não possuem razões aparentes. No entanto, alterações hormonais com o uso de anticoncepcionais, gravidez, menopausa, relações íntimas freqüentes e o uso prolongado de antibióticos podem aumentar a incidência de contaminações por fungos, leveduras e bactérias.

Mulheres que possuem imunidade baixa, podem desenvolver inúmeras infecções ao longo da vida.

Como é a Coceira Vaginal por Vulvite e Vulvovaginites?

Os sintomas são: Coceira na vagina acompanhada de vermelhidão, odor forte, corrimento, dor ao urinar, no entanto, podem variar de acordo com o tipo de infecção, podendo ser bacteriana, por fungos ou tricomoníase.

  • A coceira vaginal causada por bactérias é caracterizada pelo odor fétido de peixe (corrimento branco acinzentado);
  • Infecção por fungos é um corrimento branco;
  • Tricomoníase é um corrimento amarelo.

2- Candidíase Vaginal

Candidíase é uma infecção causada pelo fungo Cândida. Ele pode afetar não só a vagina, mas como garganta, unhas, pele, boca e corrente sanguínea. O uso de antibióticos, consumo elevado de doces e carboidratos, roupas úmidas, níveis aumentados de estrogênio e sintoma imunológico baixo podem ser fatores que desencadeiam a candidíase.

Como é a Coceira Vaginal por Candidíase?

Além da coceira vaginal intensa, os sintomas são acompanhados por vermelhidão, corrimento vaginal branco e relações sexuais dolorosas.

4 Melhores Remédios Caseiros para Coceira Vaginal

A medicina natural pode ajudar a eliminar alguns problemas que causam a coceira vaginal, no entanto, ela não substitui a visita a um ginecologista. Confira:

Remédio Caseiro para Coceira Vaginal Causada pela Vulvovaginite

1- Banho com Ervas Antibacterianas e Anti-inflamatórias

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de salsa fresca
  • 2 colheres de tomilho desidratado
  • 2 colheres de alecrim desidratado
  • 1,5 litro de água

Modo de Preparo:

1- Coloque a água ferver, assim que já tiver subido fervura, adicione as ervas e deixe ferver por 20 minutos;

Publicidade

2-  Deixe esfriar;

3- Lave a área íntima duas vezes ao dia até que o problema seja resolvido.

DICA:  A melhor maneira de se evitar a vulvovaginite é fazer uma correta higienização na área íntima, sempre usando o papel higiênico da frente para trás, nunca ao contrário para evitar o deslocamento das bactérias.

Alimentação saudável, boa ingestão de água, exercícios físicos e visitas periódicas ao ginecologista ajudam muito a evitar a coceira vaginal.

2- Chá de Goiabeira para Coceira Vaginal

Além de eliminar a coceira vaginal, o chá de goiabeira ajuda a tratar o corrimento amarelado e o mau odor causado pela tricomoníase na vulvovaginite. Porém, ela deve ser utilizada no banho de assento.

Ingredientes:

  • 20 folhas de goiabeira
  • 1 litro da água

Modo de Preparo:

1- Ferva a água por 15 minutos;

2- Coloque as folhas e retire imediatamente;

3- Coloque essa infusão em um recipiente para fazer o banho de assento, lave bem a região umas 3 ou 4 vezes ao dia até que o problema seja eliminado.

Remédio Caseiro para Coceira Vaginal Causado pela Candidíase

3- Bicarbonato de Sódio – O Matador de Leveduras

O uso desse ingrediente que todas as mulheres têm em casa, pode acabar com as infecções da Candidíase. É muito fácil de fazer essa receita, veja a seguir:

Ingredientes:

  • ½ de bicarbonato de sódio
  • 200 ml de água

Modo de Preparo:

1- Dissolva o bicarbonato de sódio em um copo de água;

2- Beba uma vez ao dia com o estomago vazio por duas semanas, depois pause duas semanas e continue o tratamento por mais duas semanas.

Se você tiver banheira em casa, pode dissolver uma xícara de bicarbonato de sódio na água, lave a vagina durante uns 15 minutos nessa solução todos os dias durante 1 semana.

4- Kefir ou Iogurte Natural para Tratar a Candidíase

Para quem não conhece, o Kefir é uma excelente probiótico que aumenta a quantidade de bactérias boas em nosso organismo, elas são responsáveis por eliminar muitas infecções, inclusive o fungo Cândida.

Algumas pessoas cultivam o Kefir em casa, no entanto, se esse não for o seu caso, pode substituir pelo iogurte natural que também possui esse probiótico. Para ter bons resultados você deve fazer o seguinte processo:

– Aplique o kefir ou o iogurte natural diretamente na vagina, para ter melhores resultados, utilize um tampão (absorvente interno). Mergulhe o tampão no iogurte e aplique no órgão genital. Faça esse procedimento duas vezes ao dia até desaparecer os sintomas.

DICA: Existem alguns vilões da candidíase, por isso, não exagere nos pães, leites, queijos, doces e o álcool, eles favorecem o aparecimento dessas infecções. Levar uma vida mais saudável com alimentação equilibrada para fortalecer o sistema imunológico é o melhor caminho para evitar o fungo Cândida.

Faça consultas regulares com o seu ginecologista. Nenhum remédio natural substitui os cuidados médicos, a realização de exames e o diagnostico preciso do seu problema de saúde.

 

 

dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Publicidade

Leia também:


Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*