Como Desintoxicar o Fígado – Desintoxicação Natural com Alimentos

Desintoxicação é palavra muito usada pelos naturistas. Sabemos que a Natureza está polui-da. Os rios, os mares, o solo e a atmosfera estão poluídos. O organismo humano também está poluído, ou “intoxicado”, e por isso é preciso despoluí-lo, desintoxicá-lo.

Toxinas no corpo e as Doenças

Os hábitos nocivos que a sociedade moderna nos impõe contribuem para “poluir” nosso corpo, desequilibrar as funções do organismo, enfraquecer as defesas e produzir doenças.

Fumo, álcool, drogas, uso abusivo de remédios, alimentação errada, nervosismo dos tempos modernos, ansiedade, estresse, mau hábito de deitar tarde, dormir insuficientemente, excesso de trabalho, falta de descanso e lazer apropriados – tudo isso, somado e multiplicado, diminui nossa resistência física e nos expõe a muitas doenças.

Aliás, as doenças mais mortíferas do século, entre as quais câncer e enfermidades circulatórias, estão associadas pelas pesquisas médicas ao estilo de vida do homem moderno.

Nosso mundo é um vasto hospital. As doenças de degeneração nunca mataram tanto como hoje. Nos séculos passados, quando a dieta e o modo de vida eram bem diferentes, várias enfermidades crônico-degenerativas, que atualmente encaramos como inevitáveis, eram raras. O enfarte, que era até objeto de curiosidade médica, hoje constitui a causa mortis número um no Ocidente.

Alimentos Intoxicantes

As pessoas hoje comem menos fibra, mais gordura, mais sal, mais açúcar refinado, menos amido proveniente de vegetais e ingerem grande quantidade de aditivos químicos e agrotóxicos, veiculados pelos alimentos modernos. No início do século XX havia à venda algumas centenas de produtos alimentícios. Hoje encontramos no mercado dezenas de milhares de “alimentos”, a maioria dos quais está ali só por razões comerciais.

Guloseimas, refrigerantes, balas, chicletes, lanches ligeiros e outros incontáveis produtos chamados “alimentos” são consumidos à vontade, principalmente por crianças e jovens. O estímulo da propaganda é fortíssimo, e quase ninguém resiste aos hipnotizantes sabores, cores e aromas dos novos lançamentos alimentícios.

O peso pesado do investimento dos fabricantes de “alimentos” em publicidade não deixa dúvida quanto aos rios de dinheiro que cruzam o setor. Através da mídia, as pessoas são agredidas por informações erradas do ponto de vista da nutrição.

O Prejuízo da Má alimentação

A má alimentação é um problema grave, que traz incalculáveis prejuízos não só para nossa saúde, mas também para a economia do País.

Talvez o termo mais preciso não seja “desintoxicar-se”. Nosso organismo sofre, todos os dias, agressões impostas não só pela alimentação inadequada, mas também pela correria sem trégua e os sustos do dia-a-dia.

Assim como um automóvel e uma máquina, que precisam periodicamente de parada para manutenção normal, mesmo que não apresentem defeito visível, precisamos parar periodicamente e proceder a uma “revisão”. Deste modo preveniremos muitos “defeitos” no funcionamento de nossos órgãos.

 

Como Desintoxicar o Fígado

desintoxicar-figadoAtravés de um período de “repouso dietético” em que se pratica um regime especial, devidamente orientado, com o objetivo de “limpar” internamente o organismo todo (e não só o fígado), aliviando a sobrecarga que a alimentação moderna impõe aos órgãos digestivos e elimina-dores.

Para ajudar no processo as clínicas naturistas empregam chás, banhos medicinais e outros métodos naturais, além do repouso físico e mental.

A desintoxicação como terapia

Neste caso, é preciso explicar mais algumas coisas. Há muitas doenças e muitos doentes. Não é prudente lançar um padrão igual para todos. Embora os programas de desintoxicação apresentem vários aspectos semelhantes, sigam um mesmo raciocínio, há programas diferentes, adaptados a situações diferentes.

Por exemplo, uma mulher grávida, uma nutriz, um paciente muito fraco, uma criança, deverão seguir orientação especial. Mesmo em outras situações é preciso considerar o porte físico do paciente.

Os obesos levarão a vantagem de poder unir o útil ao agradável, isto é, desintoxicar e emagrecer, perder peso e ganhar saúde. Já quem é magro não pode pôr em risco seus preciosos quilinhos. Há outros programas para as pessoas esbeltas.

Quanto mais pudermos individualizar o tratamento, melhor. Foram cuidadosamente estudados programas adaptados a grupos de pessoas com certas características comuns.

E recomendável consultar um especialista. Conforme o quadro do paciente, será prescrito programa específico.

Para desintoxicar, há tratamentos de caráter mais geral e tratamentos mais específicos, indicados em diferentes situações.É assim que se aplica a terapia natural. Ninguém escapa da desintoxicação. Sem ela os procedimentos naturais, por mais bem conceituados, não produzirão o melhor resultado.

Há casos em que não fazem o menor efeito. Até por isso, muitos não acreditam na Medicina natural, e vários profissionais de saúde a encaram com incredulidade. Medicina natural não é uma soma de chás receitados nos tempos de nossos bisavós. Muito menos uma lista de ervas indicadas por raizeiros ou feiticeiros.

Mediciona Natural

O primeiro passo de Como Desintoxicar o Fígado é focar em seus hábitos saudáveis.

A Medicina natural está baseada nas leis naturais que regem o equilíbrio universal e conta com o respaldo da boa ciência. Muita coisa que hoje é popular, que não tem explicação científica, amanhã possivelmente contará com explicações que satisfarão a exigência dos experts, como, aliás, iá vem acontecendo com algumas plantas, cujo efeito curativo está sendo comprovado por pesquisas.

A Medicina natural aproveita os conhecimentos do povo e os seleciona, mas não se vale apenas desses remédios. Em primeiríssimo lugar, é preciso “desintoxicar”, o que se consegue através do cultivo de bons hábitos.

Usar uma porção de chás indicados contra problemas respiratórios, para evitar remédios de farmácia, e continuar fumando, é incoerência igual à cometida por profissionais que só sabem receitar remédios para aliviar sintomas, mas não buscam educar o paciente e remover as causas das doenças.

Leia também: Plantas Medicinais: O Guia Completo das Ervas Medicinais

Exercícios físicos regulares

Exercícios físicos regulares ajudam a manter o organismo sadio e a depurar impurezas. Descanso periódico e recreação junto à Natureza jamais devem ser negligenciados.

No que concerne à desintoxicação dietética sugerimos que, de vez em quando, se dê “descanso ao estômago”, fazendo-se refeições exclusivas de frutas (é melhor uma qualidade por vez). Outra maneira simples de desintoxicar, muito usada, é tomar só água ou suco de fruta até a hora do almoço, o qual, nesse dia, deve ser bem simples e leve.

Mude seus hábitos!

Este é o objetivo maior da Medicina natural. Que as pessoas aprendam a evitar suas doenças e, ao ficarem doentes, saibam como estimular as defesas de seu próprio corpo em vez de se apoiar em “muletas” que não resolvem o problema.

Um antiácido que se toma para a azia pode aliviar o incômodo momentaneamente. Mas se a causa alimentar, que pode ser o consumo de frituras e gorduras, continua agindo, jamais haverá cura. A doença ficará mascarada por algum tempo, para mais tarde aparecer de maneira inesperada e grave.

Passada a fase de desintoxicação, o organismo deverá estar mais “desobstruído e limpo”. Aí sim, introduzem-se suplementos nutricionais que visam corrigir as anteriores deficiências dietéticas.

Quando a injeção eletrônica de um automóvel está suja, por melhor que seja o combustível ou mais potente que seja o motor, o rendimento estará comprometido. Limpo e regulado o sistema, o desempenho responderá favoravelmente. Adicionar calorias, proteínas, vitaminas ou minerais a um metabolismo sobrecarregado não é o melhor procedimento.

ARTIGO: Hábitos Saudáveis – Como seguir uma vida com mais saúde


dicas Dica Extra: Como Curar Doenças de Forma Natural

Descubra como PREVENIR e CURAR doenças através de métodos naturais e alimentos simples. Descubra o real PODER DE CURA PELA NATUREZA - Clique Aqui

Leia também:




Deixe um Comentário

Deixe um Comentário

Seu e-mail não será publicado.


*